Por que enjoamos em viagens?

De forma resumida: Porque o cérebro pensa que estamos sendo envenenados e age rapidamente para livrar o corpo do problema imaginário. Parece loucura não é verdade? Mas… a ciência explica!

Rachel Belitardo
Feb 13, 2018 · 3 min read
Image for post
Image for post

Então agora vamos lá para uma explicação mais longa e que faz mais sentido para todos!

Estamos viajando, tranquilamente, seja de carro, ônibus, avião ou qualquer outro meio de transporte… E, do nada, começa a dar aquela tontura, náuseas e vontade absurda de vomitar!

Pois é… isso não acontece somente com você. Mas porque será que o mundo da gente vira de ponta cabeça assim tão rapidamente?

A explicação desse fato é porque para o nosso cérebro, nós estamos em movimento e ao mesmo tempo estamos parados. Portanto, o cérebro recebe sinais conflitantes. Daí ele pensa que está sendo envenenado ou algo muito errado está acontecendo. O cérebro, então, manda uma mensagem para o estômago solicitando que ele bote para fora o para tentar diminuir os danos.

Pois bem… quem mantem o equilíbrio do corpo é o nosso ouvido interno, que contém líquidos que se movem diante dos nossos movimentos.

Durante uma viagem, com o movimento do veículo, os líquidos do ouvido interno se deslocam e o cérebro entende que o corpo está em movimento. Porém, os músculos do corpo demonstram o oposto, pois estamos sentados e parados em um meio de transporte kkkk. Daí o Cérebro se confunde totalmente!

Daí então entra em cena o famoso tálamo — uma parte específica do cérebro. Ele tenta desesperadamente entender o que está acontecendo. Daí ele chega a conclusão de que a confusão dos sentidos é por causa de um possível envenenamento. Já que as causas mais prováveis de uma confusão mental são as neurotoxinas que atacam exclusivamente o sistema nervoso.

O grande problema é que nem sempre, ou quase nunca, vomitar ou ir ao banheiro resolve a questão do enjoo.

Porque, se a viagem continua, a confusão no cérebro vai persistir. Vale a pena, portanto tentar prevenir o enjoo ou amenizar os sintomas.

Dicas rápidas de como prevenir um enjoo durante uma viagem!

  1. Não coma em excesso antes ou durante a viagem. Prefira alimentos leves, como frutas e saladas.
  2. Não fique em jejum por muito tempo, pois estômago vazio aumenta a probabilidade de enjoo.
  3. No carro, sente no banco da frente ou no corredor, para poder olhar à frente e acompanhar o movimento do veículo, como se estivesse dirigindo — Dessa forma o cérebro fica menos desorientado!
  4. No ônibus ou no avião, busque lugares localizados na parte central, que balançam menos.
  5. Prepare, no dia anterior à viagem, um chazinho com hortelã e vá bebendo antes e durante o percurso. A hortelã é uma aliada contra o enjoo, segundo alguns nutricionistas.
  6. Não leia durante a viagem!!!

Leia também:

Se você realmente sofre com enjoo recomendo ler isto:

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store