Por que enjoamos em viagens?

De forma resumida: Porque o cérebro pensa que estamos sendo envenenados e age rapidamente para livrar o corpo do problema imaginário. Parece loucura não é verdade? Mas… a ciência explica!

Então agora vamos lá para uma explicação mais longa e que faz mais sentido para todos!

Estamos viajando, tranquilamente, seja de carro, ônibus, avião ou qualquer outro meio de transporte… E, do nada, começa a dar aquela tontura, náuseas e vontade absurda de vomitar!

Pois é… isso não acontece somente com você. Mas porque será que o mundo da gente vira de ponta cabeça assim tão rapidamente?

A explicação desse fato é porque para o nosso cérebro, nós estamos em movimento e ao mesmo tempo estamos parados. Portanto, o cérebro recebe sinais conflitantes. Daí ele pensa que está sendo envenenado ou algo muito errado está acontecendo. O cérebro, então, manda uma mensagem para o estômago solicitando que ele bote para fora o “veneno” para tentar diminuir os danos.

Louco mesmo, não é verdade? Pois bem… quem mantem o equilíbrio do corpo é o nosso ouvido interno, que contém líquidos que se movem diante dos nossos movimentos.

Durante uma viagem, com o movimento do veículo, os líquidos do ouvido interno se deslocam e o cérebro entende que o corpo está em movimento. Porém, os músculos do corpo demonstram o oposto, pois estamos sentados e parados em um meio de transporte kkkk. Daí o Cérebro se confunde totalmente!

Daí então entra em cena o famoso tálamo — uma parte específica do cérebro. Ele tenta desesperadamente entender o que está acontecendo. Daí ele chega a conclusão de que a confusão dos sentidos é por causa de um possível envenenamento. Já que as causas mais prováveis de uma confusão mental são as neurotoxinas que atacam exclusivamente o sistema nervoso.

O grande problema é que nem sempre, ou quase nunca, vomitar ou ir ao banheiro resolve a questão do enjoo.

Porque, se a viagem continua, a confusão no cérebro vai persistir. Vale a pena, portanto tentar prevenir o enjoo ou amenizar os sintomas.

Dicas rápidas de como prevenir um enjoo durante uma viagem!

  1. Não coma em excesso antes ou durante a viagem. Prefira alimentos leves, como frutas e saladas.
  2. Não fique em jejum por muito tempo, pois estômago vazio aumenta a probabilidade de enjoo.
  3. No carro, sente no banco da frente ou no corredor, para poder olhar à frente e acompanhar o movimento do veículo, como se estivesse dirigindo — Dessa forma o cérebro fica menos desorientado!
  4. No ônibus ou no avião, busque lugares localizados na parte central, que balançam menos.
  5. Prepare, no dia anterior à viagem, um chazinho com hortelã e vá bebendo antes e durante o percurso. A hortelã é uma aliada contra o enjoo, segundo alguns nutricionistas.
  6. Não leia durante a viagem!!!

Leia também: 5 Dicas rápidas para evitar o enjoo ao viajar de carro

Se você realmente sofre com enjoo recomendo ler isto: Como não passar mal em viagem