O melhor do McDonald's — dica: não são os sanduíches

Inclusive eu tive um desses, que ganhei de Natal.

O primeiro fast food de rede que eu fui era um Bob's; estamos falando de 1990, mais ou menos. Minha família morava numa cidade de 30 mil habitantes no interior de São Paulo e com frequência íamos à cidade ao lado, 20 vezes maior, para fazer as famigeradas ~compras do mês~, almoçar em churrascaria (somos uma família de carnívoros) e ir ao shopping.

Numa dessas idas, o Bob's tinha sido recém-inaugurado e meus pais acharam por bem levar a mim e a minha irmã, muito para satisfazer a curiosidade deles também (nessa época, minha mãe tinha exatamente a minha idade e meu pai era um pouco mais velho).

Não tenho uma única recordação da comida. No entanto, eu lembro da decoração. Lembro das mesas com cadeiras todas iguaizinhas, lembro da embalagem do lanche, lembro do forro de papel da bandeja e do guardanapo branco decorado em vermelho com o logo do Bob's. ISSO eu lembro de ter amado e guardado para levar para casa, como uma memorabilia.

Hoje eu continuo comendo em fast foods, principalmente no McDonald's, numa frequência que varia de quinzenal a semanalmente. Não sei onde me encaixo como consumidora deles: em geral estou sozinha, indo para o estádio ver jogo do Corinthians ou voltando dele — tem um Mc no caminho entre a minha casa e o metrô mais próximo. Ou então é no domingo à noite, tipo aquela última larica preguiçosa antes de voltar para a dieta de comer direito durante a semana.

No entanto, eu definitivamente não vou ao McDonald's por conta dos sanduíches.

Se eu quiser comer um hambúrguer medíocre— veja bem, nem estou falando de um bom hambúrguer, apenas de um que esteja na média do "dá pra comer"— existem CENTENAS de opções melhores na cidade de São Paulo, por preços que rivalizam adequadamente com os combos lanche-batata-refri do Mc.

A marca que me perdoe, mas os sanduíches são quase intragáveis. O hambúrguer de carne bovina têm um gosto que em nada me parece ao de carne bovina; os de frango, se empanados, podem ser até comestíveis; o problema é que geralmente deixam fritar demais e o troço acaba seco, duro e com sabor de queimado. O bacon é rançoso e com gosto artificial. E sobre o McFish… bom, acho que não precisa ser crítico gastronômico para saber que aquilo dificilmente se enquadra no paladar brasileiro.

No entanto, o McDonald's é imbatível em praticamente todos os acompanhamentos que oferece.

Vamos começar pela batata frita. Alguém já ouviu falar de pessoas que NÃO GOSTAM da batata do Mc? Sério mesmo, alguém? Porque o que a gente costuma ouvir é "essa batata é boa, MAS A BATATA DO MC…! ❤".

A batata deles é hours concours. Se você não tiver o azar de pegar a fritada de um funcionário que estava com pressa ou sem muita atenção, ela vai vir perfeita: corretamente tostada e crocante por fora, macia e quentinha por dentro, com a quantidade ok de sal considerando qualquer CNTP.

Dois: a Coca-Cola.

Eu tenha dois cracks nessa vida; o primeiro é o Corinthians, o segundo é Coca-Cola. O meu vício é tamanho que eu já estabeleci uma lista de embalagens nas quais a Coca vem em seu sabor mais que perfeito, a saber:

Primeiríssimo lugar: garrafa pet de dois litros
Segundo lugar, mas quase lá: em lata
Terceiro lugar, um pouco mais distante: garrafa de 290ml (acredito que haverá polêmica aqui)
Quarto lugar: outras embalagens pet, com exceção daquela de 600ml
Último lugar, rivalizando com Pepsi (que eu odeio muito): a maldita embalagem de 600ml

Com os meus anos de vício, aprendi que Coca-Cola de máquina costuma ser ainda pior que a de 600ml por vários motivos: a combinação do xarope com água costuma ser defeituosa; a gaseificação nunca tá perfeita; quem faz a limpeza são os funcionários do estabelecimento, o que dá margem a uma série de situações graficamente nojentas na minha cabeça; etc.

Vocês lembram desta ação da Coca + Mc? Foi demais, tomei muita Coca de graça e distribuí entre os mendigos do metrô Ana Rosa. Eles amaram a ação também :)

PORÉM, a Coca-Cola de máquina do McDonald's é perfeita. É mais que perfeita, é a ultimate Coca-Coca. É tudo o que uma Coca-Cola pode desejar ser, porque vem numa quantidade escandalosa grande (imagina UM FUCKING LITRO DE COCA-COLA SÓ PARA VOCÊ, NUMA ÚNICA REFEIÇÃO? ❤) e com muuuito gelo, gelo de água potável, gelo quadradinho, gelo correto. Como não amar?

Terceiro: as sobremesas.

Cara, as sobremesas do Mc! AS SOBREMESAS DO MC!!! O que dizer dos McFlurry de Oreo e de Ovomaltine? E o de M&Ms? Ou do Top Sundae de chocolate? Ou da tortinha de banana? Até as casquinhas do Mc são melhores do que quaisquer outras casquinhas. O meu sonho é começarem a vender pote de dois litros com o sorvete de baunilha da casquinha deles. Eu compraria ceeerto e conheço muita gente que também compraria.

Quarto: nuggets. Eu sei, eu sei, existe aí no YouTube um vídeo pavoroso mostrando como se faz nuggets. Entretanto, para mim, que adoro nuggets, assistir a esse vídeo seria como propor monogamia para aquele cara que você pega eventualmente e é super bom de cama: POR QUE RAIOS ESTRAGAR UMA RELAÇÃO PERFEITA?

NHAM NHAM!

Eu amo nuggets, tenho certeza que eles me amam de volta, principalmente os do Mc, que parecem ser um creme de frango empanado, de tãããão gostoso que aquilo é. Com molho barbecue então… valha-me, Nossa Senhora da Cintura Fina!

E, por fim, o número cinco da lista: os brinquedos e as promoções.

Agora eles lançaram os Minions colecionáveis, mas tem muuuito mais brinquedinho legal que eles venderam: Smurfs, Super Mario, Hora da Aventura, Kung Fu Panda, PRINCESAS DA DISNEY ❤, Monstros S.A., Flinstones, Bob Esponja, Chaves, Frozen… dependendo da popularidade da série, colecionar os bonequinhos vira uma febre maior que álbum da Copa.

Por falar nesse assunto, o McDonald's já traz, há umas três Copas do Mundo, se não estou enganada, o menu especial com lanches ~típicos~ de vários países participantes de cada edição. E taí um negócio que movimenta as redes sociais. Todo mundo quer experimentar todos, os favoritos logo são escolhidos e a saudade é gigante quando a temporada deles chega ao fim.

McFrança também era sensacional :9

Inclusive, #sddsMcEUA, o melhor da Copa passada. :9

Finalizo aqui minha lista de motivos para ir toda semana ao Mc. Nem vou entrar na seara de falar sobre as saladas, os sucos e as cenourinhas porque, sinceramente? Quem é que vai ao Mc e pede salada, suco ou cenoura?? Peloamordedels, né, gente. Com tantas outras coisas gostosas…

ps: este NÃO é um publieditorial. Não ganhei nem uma casquinha para escrever o texto.