Afasia

Segundo o dicionário Michaelis, afasia é “1.Perda do poder de expressão pela fala, pela escrita, pela linguagem gestual, ou da capacidade de compreensão da linguagem (escrita ou oralidade)”. Faço uso do termo toda vez que tenho a necessidade de desabafar mas nem sei o que. No meu entendimento, é uma confusão mental da qual você tá ali, vivendo um turbilhão de sentimentos, que não consegue formular frases com sentido. Você quer que alguém te ouça, mas não sabe nem o que dizer. E quase sempre não tem o que dizer mesmo, você só está no olho do furacão, tentando fazer sua casa não ir junto. Tipo coisa de filme, sabe? E não tem como gritar socorro ou amarrar a casa ao chão. É torcer (ou orar) pra tudo terminar bem.
É uma bosta de sentimento. Seu peito fica pressionado, o cérebro não foca, você fica agitado, inquieto. E como faz pra isso passar? Tempo. Só com ele é capaz de compreender o que tá rolando. É um negócio muito mais emocional do que racional. Não precisava nem falar, porque se fosse uma escolha, era não sentir. Mas, aprendi nos últimos dias que não se deve tapar o sol com a peneira. Tem que deixar todo sentimento bater. Mesmo que seja dolorido, mesmo que sangre. Deixa. Nenhuma dor é tão grande que dure para sempre. Só assim pra superar. Seja lá o que for. Let be.
PS: Afasia é um problema de saúde. O texto acima não possui o intuito de menosprezar quem de fato encontra-se em tal circunstância, provocada muitas vezes por lesões no cérebro. A analogia é apenas uma forma de falar sobre a angústia de não saber como se expressar sobre um sentimento abstrato e os efeitos da doença.
