O que é ser um bom líder?

Rafaela Campos
Jan 30, 2019 · 2 min read

Hoje resolvi escrever sobre uma pergunta difícil, nem sempre conclusiva e polêmica. Para amenizar o problema da polêmica, falarei de liderança com base na minha experiência pessoal e nos resultados que obtive ao longo dos últimos 13 anos liderando pessoas.

Sempre me interessei pelo tema liderança, me lembro inclusive quando em uma aula de psicologia durante a graduação em Administração, a professora falando sobre o tema pediu para que alguém desse o exemplo de um líder. Eu, muitas vezes controversa, falei: “Fernandinho Beira-mar”… (Obviamente, para aqueles que podem tirar conclusões precipitadas, sou totalmente contra o tráfico ou qualquer tipo de atividade que prejudique a vida de pessoas, mas não tem como não dizer que ele não foi um líder para o seu grupo…)

Lógico, alguns mais sensíveis ficaram perplexos, mas pôde dar base ao que viria a seguir na fala da professora: “o líder deve corresponder ao código moral do grupo e deve ser exemplo deste código moral”…

Isto ficou gravado em minha memória, tanto que fazem pelo menos 16 anos e ainda me lembro disto…

Daquele momento até agora, já tive o prazer de liderar várias equipes e posso dizer que, do que aprendi naquele dia até o dia de hoje, só acrescentaria um componente que está implícito na frase e que para mim, ao externalizá-lo junto com o que foi dito fecha a minha tríade da liderança: confiança.

Ali, podemos ver 2 palavras implícitas: respeito e admiração. Estas 2, mais o resultado da coerência entre palavras e ações geram a confiança.

Tive ao longo dos anos grupos, bandos e times e digo que em todos os times que liderei esta tríade esteve presente. Além disto, descobri um 4 componente que sobe a régua da liderança e faz com que você seja um ÓTIMO líder: interesse pessoal pelo bem dos liderados.

Duvido que haja quem discorde que ter alguém que se importa de verdade com você ao seu lado é algo banal e corriqueiro… É muito difícil se importar de verdade com as pessoas!! E é muito difícil encontrar alguém que se importe genuinamente com a gente!! (Na minha experiência pelo menos… e, adoraria conhecer alguém que tenha uma história diferente)

Mas, Rafaela, assim você está dificultando MUITO o que é ser um bom líder! Sim! É isso mesmo, e em momento algum eu disse que é fácil… ser chefe (que já é difícil) é fácil perto de ser líder… MAS, não existe satisfação maior do que a resposta do time quando você genuinamente lidera usando estes 4 componentes!! Ah, e com satisfação estou querendo dizer resultados também! Porque um time bem liderado, entrega e entrega bem porque entrega feliz!

Pense nisto.

*Texto originalmente publicado em rafaelacampos.com em ago/2018

Written by

Creativity, Self-Improvement, Innovation, Leadership, Technology, People, Life

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade