O que é ser um bom líder?

Rafaela Campos
2 min readJan 30, 2019

--

Hoje resolvi escrever sobre uma pergunta difícil, nem sempre conclusiva e polêmica. Para amenizar o problema da polêmica, falarei de liderança com base na minha experiência pessoal e nos resultados que obtive ao longo dos últimos 13 anos liderando pessoas.

Sempre me interessei pelo tema liderança, me lembro inclusive quando em uma aula de psicologia durante a graduação em Administração, a professora falando sobre o tema pediu para que alguém desse o exemplo de um líder. Eu, muitas vezes controversa, falei: “Fernandinho Beira-mar”… (Obviamente, para aqueles que podem tirar conclusões precipitadas, sou totalmente contra o tráfico ou qualquer tipo de atividade que prejudique a vida de pessoas, mas não tem como não dizer que ele não foi um líder para o seu grupo…)

Lógico, alguns mais sensíveis ficaram perplexos, mas pôde dar base ao que viria a seguir na fala da professora: “o líder deve corresponder ao código moral do grupo e deve ser exemplo deste código moral”…

Isto ficou gravado em minha memória, tanto que fazem pelo menos 16 anos e ainda me lembro disto…

Daquele momento até agora, já tive o prazer de liderar várias equipes e posso dizer que, do que aprendi naquele dia até o dia de hoje, só acrescentaria um componente que está implícito na frase e que para mim, ao externalizá-lo junto com o que foi dito fecha a minha tríade da liderança: confiança.

Ali, podemos ver 2 palavras implícitas: respeito e admiração. Estas 2, mais o resultado da coerência entre palavras e ações geram a confiança.

Tive ao longo dos anos grupos, bandos e times e digo que em todos os times que liderei esta tríade esteve presente. Além disto, descobri um 4 componente que sobe a régua da liderança e faz com que você seja um ÓTIMO líder: interesse pessoal pelo bem dos liderados.

Duvido que haja quem discorde que ter alguém que se importa de verdade com você ao seu lado é algo banal e corriqueiro… É muito difícil se importar de verdade com as pessoas!! E é muito difícil encontrar alguém que se importe genuinamente com a gente!! (Na minha experiência pelo menos… e, adoraria conhecer alguém que tenha uma história diferente)

Mas, Rafaela, assim você está dificultando MUITO o que é ser um bom líder! Sim! É isso mesmo, e em momento algum eu disse que é fácil… ser chefe (que já é difícil) é fácil perto de ser líder… MAS, não existe satisfação maior do que a resposta do time quando você genuinamente lidera usando estes 4 componentes!! Ah, e com satisfação estou querendo dizer resultados também! Porque um time bem liderado, entrega e entrega bem porque entrega feliz!

Pense nisto.

*Texto originalmente publicado em rafaelacampos.com em ago/2018

--

--

Rafaela Campos

Creativity, Self-Improvement, Innovation, Leadership, Technology, People, Life