Os 3 melhores testes de personalidade para você que quer empreender

Rafaela Campos
Jan 30, 2019 · 3 min read

Sabendo que um dos conhecimentos mais importantes do empreendedor é seu autoconhecimento para que possa trabalhar em seus pontos fortes e fracos, separei para você os 3 melhores e mais completos testes de personalidade que você vai encontrar na internet, com base nos diversos testes que já fiz ao longo dos últimos 9 anos.

Por isto, separe um tempo bom, desligue a TV, o som ou qualquer outra coisa que te interrompa e inicie e curta esta jornada rumo à dentro de você ;)

#1. 16 Personalidades

Baseado nos estudos de Carl Jung sobre personalidade e, posteriormente de Myers-Briggs, este teste devolve um relatório bem completo sobre as características do seu tipo de personalidade.

É chamado de 16 personalidades, pois divide as pessoas de acordo com a combinação de algumas características, sendo elas Extrovertidos ou Introvertidos, Sensoriais ou Intuitivos, Racionalistas ou Sentimentais e Julgadores ou Perceptivos.

Vale muito a pena ser feito, pois além de relativamente rápido, no relatório de devolutiva aborda como o comportamento se manifesta nos relacionamentos pessoais, no trabalho, nos relacionamentos amorosos e mesmo nos relacionamentos pai/filho.

Devido a tudo isto, ele é o número 1 no ranking dos melhores testes de personalidade disponíveis e gratuitos na internet.

Link: https://www.16personalities.com/br

#2. Temperamento

Em 2º lugar, pela qualidade e quantidade das informações da devolutiva, pela confiabilidade científica e pela relevância das informações, está o teste Temperamento.

Criado por Pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul com fins científicos, com certeza é o mais comprido de todos os que já fiz, mas os resultados também são insuperáveis. Ele permite você ter informações precisas e valiosas como o seu nível de vontade, medo, raiva, sensibilidade e o tipo do seu temperamento.

Foi feito para analisar o respondente em 2 fases, sendo a primeira a avaliação do temperamento e a segunda os possíveis transtornos psiquiátricos que você possa ter. Para o propósito aqui, estamos nos referindo somente à 1ª fase, mas se quiser fazer a 2ª também, fique à vontade ;)

Link: http://www.temperamento.com.br/

#3. Olho de Tigre — Egograma

O Egograma é um teste baseado na Análise Transacional, que é uma técnica psicológica sobre o pensamento, o sentimento e o comportamento humano. Foi estruturada no estudo dos Estados de Ego, criada por Eric Bern, médico e psiquiatra naturalizado americano.

Segundo o site IBCCoaching, a análise transacional estuda a forma como as pessoas pensam, sentem, agem e se relacionam, sendo um método muito eficaz para compreender o ser humano e propor soluções preventivas e transformadoras

Ou seja, ela estuda as transações (conversas) entre as pessoas e quais os principais padrões de uma pessoa, explicando muitas perguntas como por que os outros se comportam de determinada forma com você? Ou, como me comportar para influenciar o comportamento do outro para um mais desejado por mim?

Como empreender, apesar de parecer, não é uma tarefa solitária, vale a pena saber como você está contribuindo em seus relacionamentos e melhorar sempre.

Observação: Para entender o gráfico que o teste vai te retornar como resultado, você precisa assistir o vídeo de 90 minutos que vai aparecer abaixo.

Por causa deste vídeo, ele ficou em 3º lugar no meu ranking dos melhores testes de personalidade.

Link: https://olhodetigre.com.br/egograma/

Conclusão

Além destes testes existem inúmeros outros disponíveis na internet e que valem a pena serem feitos, como os do site NaPratica.org (ao se cadastrar dentro de Meu Perfil aparecem 3 testes gratuitos disponíveis) e os do Eneagrama. Enfim, conhecer-se é uma jornada cujos resultados aparecem durante o caminho, afinal, até hoje ainda não foi encontrado um fim.

Espero que tenham gostado dos testes e que eles tenham sido úteis para vocês se conhecerem um pouco melhor. Se gostou comente aqui embaixo e compartilhe para que outros possam ter a oportunidade também de crescer nesta jornada.

Se não gostou, comente também. Afinal, estamos todos aqui aprendendo e seria uma ótima oportunidade de melhoria para mim saber o que você pensa ;)

*Texto originalmente publicado em rafaelacampos.com em jun/2018

Rafaela Campos

Written by

Creativity, Self-Improvement, Innovation, Leadership, Technology, People, Life

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade