Entre sabres de luz e toalhas no espaço

Eles são muitos e com incontáveis nomes. Os Otakus são mais íntimos a cultura japonesa, estão por dentro dos mangás e animes, os Potterheads que são apaixonados pelo universo de Harry Potter, os Whovians, que dariam de tudo para viajar usando a querida T.A.R.D.I.S, e assim por diante. O que eles compartilham, é o fascínio e talvez até obsessão por determinado assunto. São os famosos Nerds.

Essa manifestação cultural ganha cada vez mais espaço e aliados. “É um estilo de vida, dedico tempo para adquirir informações sobre o assunto e amo estar envolvido com isso” Lucas Carvalho Silva, 21, nerd declarado e fã assíduo da obra Guerra nas Estrelas de George Lucas. “Graças a saga, tive a oportunidade de conhecer pessoas que compartilham desse mesmo fascínio, e logo iremos nos encontrar” acrescenta o jovem conhecido como Jedi entre seus amigos.

CCXP- Comic Con Experience ( Um dos maiores eventos de cultura nerd do mundo)

Já foi o tempo no qual ser um nerd era motivo de vergonha ou chacota. Atualmente, é um sinônimo de orgulho, é pertencer a algo e ter uma identificação. Há séries e filmes que prestigiam a cultura nerd fazendo referências a esse estilo de vida. Por isso no dia 25 de Maio comemoramos o “ Dia do Orgulho Nerd” ou “Dia da toalha”

E como nada é por acaso a escolha dessa data se dá por dois motivos: Um deles é em comemoração a estreia do primeiro episódio da saga Star Wars, o filme “Star Wars: Uma Nova Esperança” fez sua estreia no dia 25 de Maio de 1977. Não dá para falar de cultura nerd sem mencionar a batalha dos Jedis contra o Império Galáctico. A saga criou um universo que vai além dos filmes. Hoje, há, jogos, animações, HQs, livros e até eventos sobre o assunto. Uniu várias pessoas ao redor do mundo usando a força, e se tornou sinônimo de representatividade para mulheres e negros, já que a nova trilogia conta com a atuação de pessoas que representam estas minorias.

Já o outro motivo é em homenagem ao escritor Douglas Adam, autor da obra “O Guia do mochileiro das Galáxias”. A série é composta por cinco livros. Teve seu primeiro livro publicado em 1979, dois anos após a estreia de “Star Wars: Uma nova esperança”, época em que, a ficção cientifica estava em alta. Mesmo se diferenciando por ser mais ácida e contendo um humor negro, obteve muito sucesso. O último livro da saga só foi publicado em 1992. O guia é repleto de tramas entre humanos e extraterrestres, foi tão enaltecido que houve planos de levá-los as telas. Algumas tentativas falhas. Mas em 2005, finalmente foi lançado, infelizmente o filme não arrecadou dinheiro suficiente para receber sinal verde e continuar as adaptações.

De qualquer forma, a história encantou legiões de mochileiros que não saem de casa nesse dia sem sua toalha. Mas qual é a função da toalha? No livro a toalha é citada como “ Um instrumento essencial de sobrevivência no espaço. Já a toalha molhada é uma ótima arma no combate corpo a corpo”.

Portanto, para comemorar o dia é tradição sair com uma toalha na mochila, assim preparado para qualquer evento intergaláctico, ou postar fotos em redes sociais fazendo referências a cultura nerd.