If your company spends time and money every couple of years to refactor Frontend projects because it turns out to be a complex system that nobody wants to maintain anymore, impacting innovation and therefore causing the loss of its best talents, this article is for you!

Context

Commonly, all companies I have worked on in the past used to have large front-end projects with multiple businesses flows within a single application called “CMS” or “Portal”. …


Since 2018, Creditas’ technology department has been running an internal mentorship program focused on helping various women work towards career objectives. Running a project like this requires a lot of focus and determination, which is why I’m going to share some of the things we’ve learned throughout this initiative.

When I first started at Creditas and stumbled upon this Mentorship program, I quickly became interested in learning more about how it worked.

How did it all start?

It all started in 2017, when we felt like we needed to grow our team of devs. We carried out some interviews and hired a junior dev and…


Desde 2018, a área de tecnologia da Creditas vem conduzindo um programa de mentoria interna que tem ajudado diversas mulheres a alavancar seus objetivos de carreiras. Entretanto conduzir um projeto como esse exige muito foco e determinação, por isso venho compartilhar um pouco do que temos aprendido com a iniciativa.

Quando eu cheguei na Creditas e descobri esse tal programa de Mentoria, logo fiquei interessado em entender melhor como isso funcionava.

Como tudo começou?

Tudo começou em 2017, quando precisávamos crescer o time de dev, fizemos algumas entrevistas e contratamos um dev junior e um menor aprendiz, então uma das devs Camila Campos


Comumente os projetos front-end pelos lugares onde passei costumavam ser projetos grandes, com diversos fluxos de negócio dentro de uma única aplicação chamada “Portal” ou “CMS”. Estes projetos são complexos, e torna muito difícil qualquer atualização ou até mesmo a evolução tecnológica da aplicação (sabemos que no universo front-end a evolução acontece constantemente).

Hoje sabemos que existe a necessidade de construir aplicações front-end em larga escala que sejam fáceis de manter e que nos permita inovar dentro deste mesmo projeto. 🤔😥

Vamos imaginar o seguinte cenário abaixo:

— Seu time começa a desenvolver uma plataforma de e-commerce grande e você…


Uma classe com uma única instância e fornece um ponto de acesso global a ela.

O Singleton Pattern é um dos Design Patterns catalogados pelo GoF (Gang of Four) e pertence a categoria dos “Creational Patterns”, é um pattern que limita o número de instâncias de um objeto específico a apenas um.

Uma única instância de um objeto sendo utilizada na sua aplicação é chamada de Singleton.

Em que cenários isto seria útil?

Singletons são úteis em situações em que as ações do sistema devem ser coordenadas à partir de um local central, um bom exemplo é o pool de conexões do banco de dados. O…


Meu objetivo com esta artigo é te dar uma introdução sobre o que é Design Patterns, de onde eles vieram, como se originou, porque dos patterns e ajudar você a compreender um pouco mais sobre como resolver alguns problemas de forma mais eficiente, elegante e te deixar um pouco mais consciente do código que você escreve.

Design Patterns

Design Patterns (Padrões de Projeto) surgiram com a motivação de ajudar a solucionar problemas que ocorrem frequentemente, e se usado com bom senso, podem se tornar ferramentas poderosas para qualquer desenvolvedor de software.

Design patterns são soluções de templates abstratas de alto nível. Pense…


Recentemente li o prefácio do livro Implementations Patterns de Kent Beck, no qual ele diz “… este livro baseia-se numa premissa frágil de que um bom código importa…”. Uma premissa frágil? Não concordo! Acho que essa pressa é uma das mais robustas, apoiadas e plenas do que todas as outras em nossa área (e sei que Kent sabe disso). Estamos cientes de que um bom código importa, pois tivemos de lidar com a falta dele por muito tempo.

Lembro que no final da década de 1980 uma empresa criou um aplicativo extraordinário que se tornou muito popular e muitos profissionais…


Alguns podem dizer que a programação deixou de ser uma preocupação e que devemos nos preocupar com modelos e requisitos. Outros até mesmo alegam o fim do código , ou seja, da programação, esta próximo; que logo todo código será gerado e não mais escrito. E que não precisarão mais de programadores, pois as pessoas criarão programas a partir das especificações.

Bobagem! Nunca nos livraremos dos códigos, pois eles representam os detalhes dos requisitos. Em certo nível, não há como ignorar ou abstrair esses detalhes; eles precisam ser especificados. …


Artigo original escrito por: Dave Ceddia neste link https://daveceddia.com/how-does-redux-work/

Depois de aprender um pouco sobre React e entrar no Redux, é realmente confuso como tudo funciona.

Actions, reducers, action creators, middlewares, funções puras, imutabilidade…

A maioria destes termos parecem totalmente desconhecidos.

Neste post nós vamos desmistificar como Redux funciona, vamos dar um passo para trás que eu acho que nos ajudará a entendê-lo melhor.

Se você ainda não tem certeza sobre o que é o Redux ou porque você deve usá-lo, leia esta publicação primeiro e volte e continue lendo este post.

Primeiro vamos falar sobre o Estado

O conceito de Estado vem da tal “Máquina…


Alguns podem dizer que a programação deixou de ser uma preocupação e que devemos nos preocupar com modelos e requisitos. Outros até mesmo alegam o fim do código , ou seja, da programação, esta próximo; que logo todo código será gerado e não mais escrito. E que não precisarão mais de programadores, pois as pessoas criarão programas a partir das especificações.

Bobagem! Nunca nos livraremos dos códigos, pois eles representam os detalhes dos requisitos. Em certo nível, não há como ignorar ou abstrair esses detalhes; eles precisam ser especificados. …

Rafael Antonio Lucio

Software Engineer at Creditas

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store