Rafaela Pimpão
2 min readJul 5, 2016

Dinheiro.

Parte da vida em sociedade. Pelo menos ainda é… e acredito que ainda será por algum tempo, não sei quanto… mas já ouviu falar que aquilo que a gente não cura persiste? As vezes penso que o dinheiro só poderá “se retirar” dessas posições extremas (de amor ou ódio), quando for aceito, quando for integrado. Quando for visto e considerado como ele de fato É. Energia. Uma das várias formas de realizar trocas, um instrumento, uma criação humana.

E nossa relação com dinheiro é emocional, muito emocional… precisa de cura, consciência, aceitação, perdão, gratidão. O que temos para aprender nessa vida sobre nós mesmos através de nossa relação com dinheiro?

Sou apaixonada pela nova economia, colaborativa, compartilhada, em rede. Esse é o PRESENTE e não mais um futuro desejado. Faz muito mais sentido ter acesso as coisas do que ter as coisas, vivermos de nossas paixões, fazermos aquilo que somos bons em fazer e ter acesso a inúmeros talentos através das conexões. Isso é lindo e é FATO. Já é!

Ao mesmo tempo, mesmo que juntos estejamos criando um mundo novo, ainda vivemos num lugar onde não podemos trocar pão por poesia, pelo menos ainda não na padaria, pelo menos não todos os dias… e todos os dias precisamos comer, beber, viver!!!

E merecemos a prosperidade. Viemos ao mundo para evoluir, crescer e para sermos felizes. Acredito nisso verdadeiramente. Então, como fazer para acessar a prosperidade, a abundância, a felicidade? Elas não estão lá no final do arco-íris, estão aqui mesmo, no AGORA, entre uma respiração e outra. Elas são portas que se abrem de dentro para fora, e a gente consegue enxergar quando ajustamos nossas lentes, muitas vezes tão embaçadas por aquilo que acreditamos ser REAL.

Uma das chaves para abrir essas portas, mora bem lá dentro de nós. São nossos valores, nossos “Para quês”, são as emoções e sentidos que nos fazem vibrar, brilhar os olhos, sentir borboletas na barriga, corar as bochechas… Sabe, aquilo? Que dá sentido e colorido?

Isso está dentro de nós, separado da nossa consciência por neblina, por nuvens densas criadas por nós mesmos, por nosso ego, para não acessarmos nossa verdadeira luz.

Quanto mais nos esforçamos ou quanto mais apegados ao sofrimento, mais densa é essa neblina. Quanto mais enraizadas nossas crenças de que dinheiro é sujo, que as pessoas ricas são desonestas, que dinheiro é difícil de fazer… mais nos distanciamos… não só da Prosperidade, mas de nós mesmos…

Minha missão é trazer isso tudo para tomar sol, para bater e tirar a poeira, para molhar, para secar, para experimentar novas formas de enxergar e lidar com o dinheiro. Recortar, reformar, reformular, ajustar, para fazer ficar confortável. Costurar na própria alma, sabe? Estou em plena produção da minha própria relação com dinheiro, e a notícia é que essa produção não tem hora para acabar. E que para alinhavar um ou outro ponto, o OUTRO se faz necessário. O OUTRO torna visível aquilo que já está em nós. Vida é movimento, conexão interna e externa. Vamos juntos co criar uma nova forma de nos relacionarmos com dinheiro e finanças? #pimpaocoach #educacaoemocionalfinanceira

Rafaela Pimpão

Psicóloga, Coach de Educação Emocional Financeira, dedicada em aproximar as pessoas de seus sonhos através da reconexão, transformação de padrões e AÇÃO!