O Fim da Novela

Rafael Baliú
Oct 15, 2018 · 3 min read

Essa é uma história SurReal que você não vai achar no Youtube. Isso porque ela aconteceu muito tempo atrás, quando as novelas não eram pré-gravadas e editadas. Isso mesmo, as novelas eram atuadas e transmitidas ao vivo! Claro que naquela época não tinham cenas na Índia ou na Grécia e tudo parecia mais um teatro filmado em episódios.

Inclusive estamos falando sobre o último capítulo da novela. A última cena do último capítulo. Aparentemente um final feliz. O protagonista, que pode ou não ser o Lima Duarte, acabou de vencer o vilão. Tudo deu certo e ele agora está comemorando no restaurante com a sua família e amigos. Mas eis que chega o puxa-saco do vilão, um personagem secundário de quem todo mundo tinha esquecido. Ele puxa um revólver e atira no protagonista, que cai no chão olha para a câmera e morre.

Fim da novela.

Ou pelo menos, era isso que estava escrito. Mas ao vivo as coisas nem sempre saem como planejado…

Acredite ou não, foi assim que as coisas realmente aconteceram:

O Brasil inteiro grudado em suas televisões preto e branco olhando a alegria e festa do suposto Lima Duarte e sua família no restaurante quando de repente aparece o puxa-saco do vilão (Oh! Tínhamos esquecido dele!)

Ele põe a mão dentro do paletó e num movimento rápido e empolgado, que trai o amadorismo do jovem ator, puxa um revólver com tanta gana que ele escorrega de sua mão e sai voando para longe.

Todos se olham em silêncio. O público não entende. Se o bandido está desarmado, por que não pulam sobre ele? Por que ele não foge? A família encara o pretenso assassino, sem saber o que fazer. Todos sabem o roteiro. O protagonista precisa ser assassinado, mas sem a arma, como?

O jovem ator precisa improvisar, mas ele fica lá parado, com a boca semi-aberta.

- Me mata.

Lima Duarte (?) Assume as rédeas da situação:

- Me mata, seu desgraçado! Não foi isso que você veio fazer? ACABA LOGO COM ISSO!!

O “assassino” desperta do transe e decide agir. Ele pega uma faca na mesa e ataca? Não. Ele pula sobre o herói e o enforca? Não. Não vai arriscar machucar o grande astro do canal.

Ele lentamente dá a volta na mesa, passando por cada um dos convidados, que o seguem com os olhos, confusos.

Ele para ao lado de Lima Duarte e… dá um pontapé em sua canela.

- AAAAAAAAAHHHHHH!!!!!!!

Com um grito ensurdecedor o galã desmorona no chão, com tanta intensidade que o resto do elenco até pula pra trás de susto.

A câmera foca no corpo do herói se debatendo no chão, seus gritos ficando mais fracos à medida que a vida se esvai de seu corpo, até a hora em que ele respira com muita dificuldade.

Ele olha para a câmera, para todos os brasileiros perplexos em suas casas, um close em seu rosto, os olhos vazios. Em um suspiro, ele fala suas últimas palavras:

- Sapato… Envenenado.

E morre.

Fim da Novela.

Mais contos e muito mais em www.rafaelbaliu.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade