Sobre mim

Rafael de Arruda
5 min readSep 16, 2020

--

Oi, PessoAll!

Sou o Rafael. Estou sempre estudando sobre as coisas mais aleatórias possíveis e resolvi escrever para documentar o meu processo de aprendizado. O foco inicial, será o meu estudo sobre os diversos aspectos relacionados a dados. Para explicar o porquê resolvi começar a escrever, vou contar como vim parar aqui.

“Senta que lá vem história!” (Castelo Rá-Tim-Bum!)

Eu quando criança (!), decidi que seria professor de Matemática. Até recentemente, achava que havia decidido porque tinha facilidade para aprender a matéria na escola e por influência dos professores (que eu sempre achei os mais legais). Refletindo sobre, percebi que o principal motivo da minha decisão era o processo de resolução dos problemas.

  • Entender o problema
  • Retirar do texto os elementos necessários
  • Encaixar na fórmula
  • Fazer e validar as contas (testar)
  • E, finalmente, obter o resultado (!)
Era por isso!

Então durante a minha vida escolar, o meu objetivo era fazer “faculdade para professor Matemática”. No final do fundamental, me dei um prazo de até três anos, após a conclusão do ensino médio, para conseguir entrar no curso e na faculdade que queria. Para fazer na faculdade que eu queria, precisava conseguir uma bolsa.

Eu consegui a bolsa nos três anos (6 vezes), mas como o curso não tinha o mínimo de pagantes não abria turma e a bolsa era cancelada.

“Matemática, eu vim barganhar!”

Ao final do prazo dos três anos, mudei as opções de cursos porque precisava começar a faculdade. Então fui pesquisar cursos que eu poderia gostar. Cheguei nas seguintes opções:

  1. História
  2. Sistemas de Informação (SI)
Oi?!

Por que cursos tão diferentes? Porque eu não tinha uma segunda opção além da Matemática. Escolhi História, porque era uma outra matéria que eu gostava na escola e SI porque achei que tinha relação com o que eu fazia no trabalho.

Passei nas duas, mas escolhi SI.

Na real, eu nem fazia ideia do que tinha no curso de SI. Vi que tinha Matemática, algumas matérias voltadas para área de “negócios” e programação para computadores (que eu achava que ia aprender fácil). A primeira aula que assisti foi de laboratório de programação. Linguagem C. Bateu o desespero.

Não fazia ideia do que era programação, algoritmo, compiladores etc.

Corri atrás e fui fazer alguns cursos de Lógica de Programação para tentar entender e conseguir acompanhar as aulas. Funcionou em parte. Com muita dificuldade passei as matérias de Programação (C e Java). Outras linguagens que vi depois (HTML e PHP) foram mais tranquilas.

Estudar! Estudar! Estudar!

No período em que fazia a graduação, desenvolver não fazia parte do meu dia a dia no trabalho, então fui deixando de lado aprender linguagens de programação (não façam isso!) e foquei em aprender SQL, modelagem de banco, ferramentas de visualização de dados etc que eu usava frequentemente. A minha rotina de trabalho era Governança, Qualidade, Ingestão, Priorização e Análise de Dados (não necessariamente nessa ordem!).

Qualidade de Dados é trabalho de lapidação!

Na faculdade, me interessei pela área de BI, Big Data e me inscrevi para fazer Iniciação Científica (IC) sobre esse tema. Utilizei dados do Repositório de Dados Eleitorais (do TSE), SQL e o Tableau para desenvolver o trabalho.

Foi bastante trabalhoso, mas muito divertido. Fiquei contente com o resultado. Hoje, olho o que produzi e lembro do tanto que foi custoso construir as bases que utilizei, porque fiz muita coisa de forma “manual” e as visualizações também não estão com as melhores práticas, mas para o que eu conhecia na época até que ficaram boas. Se tivesse a experiência e soubesse usar na época as ferramentas que sei usar agora, teria sido bem menos trabalhoso, mas valeu demais o aprendizado.

Acessa aqui os painéis do Tableau: https://public.tableau.com/profile/rafaeldearruda

O TCC também foi na mesma área, o grupo decidiu explorar esta frente de BI/Big Data e trabalhamos uma proposta de software de apoio à decisão para o estudo do comportamento dos clientes de um estabelecimento através de dados coletados do acesso à rede Wi-Fi.

Inevitavelmente ao pesquisar sobre BI/Big Data e trabalhar com Dados, o tema de análise de dados é assunto recorrente e se tornou objeto do meu interesse. Fiz um curso aqui outro acolá de linguagens de programação (R e Python) procurando aperfeiçoar as habilidades de análise mais voltados para estatística básica que me agregaram novos conhecimentos e métodos, mas como fiz esses cursos de maneira esparsa, sem uma sequência didática e mais uma vez não colocando em prática no dia a dia, acabei esquecendo os comandos e tudo o mais que explicaram.

É por isso que resolvi escrever. Pretendo com as publicações que farei, contar mais do meu processo de aprendizado para auxiliar na fixação dos conteúdos que estiver estudando! Espero que contribua com você e quando encontrar pontos de melhoria me manda mensagem que eu fico muito grato em aprender!

Valeu por chegar até aqui!

--

--

Rafael de Arruda

Curious | Analytics Engineer | Data Governance Analyst | Data Analyst |