Como era o mundo na estreia de Totti na Roma?

ㅤRafael
ㅤRafael
May 29, 2017 · 3 min read

No dia de hoje, Francesco Totti se despediu da Roma na vitória de 3x2 sobre o Genoa. Sua estreia foi em 1993, em uma partida válida pelo Campeonato Italiano, com vitória de 2x0 da Roma sobre o Brescia.

Como era o mundo na estreia de um dos maiores ícones do futebol italiano?

No Brasil, o campeão brasileiro foi o mesmo de 2016, o Palmeiras. Com um time formado por craques como Edmundo, Evair, Roberto Carlos e vários outros, o alviverde já havia goleado o Corinthians por 4x0 na final do Campeonato Paulista e também havia faturado o Torneio Rio-São Paulo, vencendo o mesmo Corinthians. Nas finais do Brasileiro, venceu os dois jogos contra o Vitória e venceu o campeonato.

Ainda no futebol, o São Paulo conquistava os bicampeonatos da Libertadores e do Mundial de Clubes, vencendo a Universidad Católica na Libertadores e o Milan, campeão da Champions League, no Mundial.

Alain Prost venceu na F1 naquele ano, mas Ayrton Senna também fez suas corridas mágicas. Senna venceu em Interlagos na chuva que tirou Prost da corrida. O 1993 foi o último de Ayrton na McLaren, já que assinou com a Williams numa parceira que iria render vários títulos para ambos.

O ano de 1993 levou o jovem ator River Phoenix e a lenda do cinema, Audrey Hepburn, além dos brasileiros Grande Otelo, Carlos Castelo Branco e Cassiano Gabus Mendes.

Na primeira foto, o ator River Phoenix, que morreu aos 23 anos, em 31 de outubro, por overdose de cocaína e heroína.

Na segunda foto, Audrey Hepburn, que morreu em 20 de janeiro, aos 63 anos. Audrey havia câncer, e não resistiu após 1 ano da descoberta da doença.

Esse é apenas um pequeno resumo de coisas que aconteceram na estreia de Totti na Roma, em 1993.

Obviamente, faltaram várias coisas no texto, como a morte de Pablo Escobar, o início do Cruzeiro Real, que fez o Cruzeiro perde 3 zeros e dar um passo para o Real, a volta dos Fuscas pelo presidente Itamar Franco, o Plebiscito que dava a oportunidade da população escolher a forma de governo que iria existir no Brasil, enfim, muitas coisas.

Mas é fácil de entender uma coisa: nesses 23 anos desde de a estreia de Totti, o mundo se modernizou, o futebol se modernizou, a lealdade dos jogadores com os clubes mudou, mas Francesco Totti, não. Ele rejeitou propostas de gigantes europeus e permaneceu na Roma, sendo um exemplo para qualquer um que queira jogar futebol.

Grazie Capitano.

ㅤRafael

Written by

ㅤRafael

Sobre: mesa

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade