Meu Redmi — A troca da Rom

Rafael Izzo
RafaelIzzo
Published in
2 min readDec 8, 2016

Antes de começar esse texto, preciso agradecer as mais de 1000 pessoas que dedicaram uma BOA parte do seu tempo pra ler e indicar meu último texto. Foi muito legal receber esse feedback e é por isso mesmo que estou aqui escrevendo mais um pouco sobre a minha experiência com a Xiaomi.

E antes de começar, é preciso salientar que tudo o que virá a seguir se refere ao que eu disse acima: A MINHA EXPERIÊNCIA. Eu não sou profissional da área de tecnologia, tive 4 ou 5 smartphones na minha vida e tinha trocado a rom de apenas um deles pra poder acessar o Instagram. O celular já era velho e por isso não havia nenhum medo de algo dar errado.

Como havia dito no texto anterior, eu peguei meu celular nos correios numa sexta feira, mas como ele estava com a famigerada shop rom, eu só consegui utilizar ele plenamente já no fim do dia, pois foi quando eu consegui fazer a troca do sistema em casa. E aproveitando pra falar um pouco mais sobre esse processo, eu volto a dizer que a troca de rom não é difícil, mas exige MUITA atenção aos detalhes.

Enquanto eu baixava os arquivos necessários para a instalação no notebook eu assisti o vídeo a 1a vez apenas pra entender melhor o processo. Quando todos os arquivos já estavam disponíveis eu comecei a fazer a troca enquanto assistia novamente ao vídeo no meu antigo celular. Dessa vez eu fui fazendo e pausando sempre que necessário. Mesmo assim eu ainda empaquei na parte do processo onde você acessa o prompt do DOS (sim, você precisa acessar o DOS!!!)e achei que ia ser mais uma daquelas pessoas que entram desesperadas no grupo pedindo ajuda por ter travado o celular. Nessa hora eu parei o processo e assisti um pedaço a mais do vídeo e vi que dentro do passo a passo já estava descrita a solução para o problema que havia aparecido. Eu tive que baixar um outro programa da Xiaomi para reconhecer o meu celular pois o windows não havia “encontrado” ele e assim que fiz isso o restante do procedimento fluiu exatamente como o vídeo descreve. O processo todo durou cerca de 20 minutos, já contando as diversas etapas de carregamento onde você apenas espera (e torce para) as coisas acontecerem. Para quem tiver curiosidade de saber como é o processo, segue o link do vídeo.

Você também se sente um hacker fodido quando mexe nessa tela?

Com a troca feita, finalmente foi a hora de aproveitar tudo o que o celular tinha a oferecer. Inclusive num outro momento eu posso contar como foi a minha 1a semana com o RN3P, quais as principais diferenças entre a MIUI e os sistemas que já utilizei etc. Até mais e se puderem clicar no coração, ajuda bastante!

--

--

Rafael Izzo
RafaelIzzo

Escrevo porque falta cara de pau pra fazer vídeo.