O que o modo sobrevivência de Fallout 4 pode ensinar sobre a pirâmide de Maslow? (Parte 1/2)

Os 5 níveis da Hierarquia estratificada de Maslow trata das necessidades básicas que todo ser humano busca, sendo alguns requisitos da sobrevivência e outros que passam a ter denominação de convivência. A sua referência é basicamente um estudo, separado, de todo o comportamento humano. Cada bloco ali separado em básico, psicológico e auto-realização são níveis de progresso, aos quais vou ilustrar usando o jogo Fallout 4 da produtora Bethesda.

A história se passa em 2287, após o protagonista passar 210 anos congelados num refúgio (vault) construído pela corporação Vault Tec. Os abrigos tinham a aparente função de proteger os candidatos, pré-escolhidos pelo programa, caso houvesse um cataclisma atômico. Mas eram verdadeiros experimentos sociais. Quando se joga na dificuldade mínima, muito fácil, são ignorados o nível básico e psicológico da pirâmide.

Você detém logo no início uma força e defesa, e armas que possibilitam derrubar os inimigos mais poderosos com apenas algumas horas no tempo de jogo. Um exemplo é que com um ar destemido, enfrentar um DeathClaw (Destroçador), um lagarto de 6 metros não é nenhum desafio, você pode mata-lo inclusive com uma pistola. Outros monstros TOP que podem ser listados, e serão analisados na abordagem sobrevivência.

Rainha Mirelurk, Rastejador, inimigos resplandecentes, sentinela, assaltron, Deathclaw, Kellog, Ferroasa e escorpião. E a prole do âtomo (Se você não tiver uma proteção contra radiação).

A diferença deste jogo é que se você tem facilidade de morrer, o inimigo na mesma proporcionalidade. Uma vez que o seu grau de força e defesa é igualado ao dele. Sempre respeitando o status do inimigo em si. Com certeza que o seu poderio não tem o mesmo de um Mirelurk, ele possui atributos naturais que você não possui.

Em uma média recorde de fechar o jogo, no muito fácil, é de menos de 1 mês no tempo do jogo. E no tempo real, se bem planejado, 19 horas. Uma média de validade de vida da geração PS4 bem comum. Contra as 12 horas de Tomb Raider, esse sai ganhando por ter um mundo aberto, livres escolhas e a possibilidade de usufruir mais livremente os seus aperfeiçoamentos adquiridos por progresso de nível e atribuição de vantagens (perks).

Basicamente até o muito difícil, o jogador experimenta o nível mais alto da pirâmide em sua plenitude, a diferença é o tempo que se leva para obter tal status. No mínimo, logo no começo do jogo, no muito difícil, essa distância ganha mais dificuldade, mas não há adversidades maiores. No entanto essa visão muda drasticamente, e por dizer, radicalmente quando vamos para o sobrevivência, conteúdo para segunda parte desse artigo. Dentre os desafios de jogo, o simples fato de comer e beber é o seu objetivo primário.

A comunicação é sempre estratégica.

#‎RafaelJunqueira‬‪#‎Colunista‬‪#‎JunqueiraConsultoria‬‪#‎Empreario‬‪#‎Consultor‬‪#‎Marketing‬‪#‎Comunicacao‬‪#‎Vendas‬#‎VendaMais‬‪#‎Estrategia‬#‎Vendadireta‬#‎SocialMedia‬‪#‎Tatica‬‪#‎DicasVendas‬‪#‎DicasMarketing‬‪#‎Empreendedorismo‬ #PiramideMaslow #Fallout4 #Estrategia #Sobrevivencia #Bethesda

Quem é?

Publicitário / Designer / Consultor e CEO da Junqueira Consultoria.
MBA em administração de Marketing e Comunicação Empresarial (UVA), Especialista em Marketing Jurídico, Relacionamento e Rede Sociais. Colunista no Instituto Vendas.

Participe do grupo “Marketing de Relacionamento”:

https://www.linkedin.com/groups/7056049

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.