Como lançar sua Startup

Primeiramente, se você não é especialista na área que vai atuar, e no caso de startups muitas vezes temos que vestir "vários chapeus". E alguns deles não somos especialistas, a minha primeira dica é, comece qualquer atividade com uma busca no google "best practices of X Y Z activity".

[os melhores textos disponíveis ainda são encontrados em inglês, material de qualidade em português ainda é limitado. Se você ainda se vira bem em inglês, invista seu tempo em 3 características essenciais para se tornar um bom empreendedor: seja reseliente, se torne um autodidata, fale inglês]

Neste post, vou abordar um compilado de várias boas práticas, mas aprenda des de já a ser um curioso e inconforme e faça você mesmo(a) a sua busca sempre.

O lançamento da sua Startup é o primeiro dia em que você vai mostrar o seu “bebê” para o mundo e deixar o público botar a mão nele.

Um bom lançamento pode fazer grandes coisas para a sua marca e criar uma dinâmica suficiente capaz de cortar despesas de marketing e vendas drasticamente.

1- 6 Mêses antes do lançamento:

Construa sua presença On-line e reputação antes de seu produto.

O twitter ainda é um ótimo meio de espalhar tendências. O índice de clicks em links e de shares ainda é superior do que em qualquer outra rede social.

Seja ativo em fóruns como o Quora, StackOverFlow, Grupos de discução no Linkedin e nós principais grupos no Facebook sobre temas relacionados ao seu produto. Responda às perguntas e seja um bom samaritano. Traga notícias relevantes e faça perguntas realmente pertinentes sobre o seu tema.

Lembre-se de agregar valor a comunidade, dê mais informação do que os outros, verifique se o tema já foi abordado(se já foi, não repita o tema, aborde no tema já criado). Não faça espuma, eleve a discução a pelo menos um nível acíma. Seja sempre sucinto, acertivo e positivo.

  • Configure o seu blog e poste conteúdos interessantes e relacionados ao seu produto. Publicar as grandes questões enfrentadas e etc.

Inclua mídias para mostrar o lado humano de sua empresa — fotos de sua equipe, escritório, vídeos institucionais, videos de eventos e de diversão e o que mais você conseguir imaginar. As pessoas antes de comprarem a sua empresa, vão comprar você e o estilo de vida que você representa.

Certifique-se de ter algo bom para agregar nisto também. Trabalhe a sua própria imagem antes. Tenha boas fotos, agregue contéudo relevante a rede, seja divertido, seja positivo e evite discuções calorosas online. Seja legal! ;)

Aprenda dicas sobre como blogar para negócios! Se for usuário de macs, use o Blogo e organize seus posts por lá. Não se esqueça de ter um bom domínio e otimizar seu contéudo.

Crie uma Landing Page — você pode usar launchrock — com um formulário de inscrição.

De sua pequena rede criada nas etapas anteriores, obter alguns usuários-alvo para se inscrever para o alpha / beta.

SUA META NESTA FASE É: Trabalhe na idéia do produto certo que excite os seus clientes beta.

2- 3 Meses antes do lançamento:

Trabalhe um esforço integrado dos canais de marketing.

  • Comece pelo básico. Gaste algum tempo para desenhar um cartão de visita inteligente que se destaque e use a parte traseira do cartão com um divulgador com um bullets dos 3 pontos chaves da sua Startup que tornam ela matadora.

Cultive relacionamento com blogueiros e pessoas da mídia e influenciadores em seu campo. Aqui estão algumas dicas para cultivar as relações com os bloggers. Se você começar blogueiros de alto impacto, a ideia pode se espalhar rapidamente.

Comece participando de eventos relacionados ao seu seguimento ou startups — mantenha a construção de redes e troque cartões de visitas.

Faça a sua marca — torne-se conhecido. Use contactually para administrar seus contatos em diversas mídias, mantenha seu email sempre sobre controle. Agilidade com e-mails = profissional.

Liste sua startup em todos os lugares, como: Angel List, StartupLi.st, CrunchBase, Listio. Também há diversas listas brasileiras(Atualizarei depois com estas. enquanto isso google! Nunca seja um preguiçoso(a)!).

Meta agora: Construir um produto foda que as pessoas vão adorar!

Construir uma Landing Page matadora que tem um claro Call To Action — Inscrever-se / número de telefone para contato / comprar o produto, etc.

Otimize seu site, como novos clientes podem não ser muito paciente para o site para carregar.

Um Press Release é um comunicado para a imprensa com um conteúdo que a imprensa pode usar diretamente para a contar sua história. Ele é escrito em terceira pessoa e fala sobre o seu produto, equipe e vantagens de seu produto. Aprenda a como escrever Press Release aqui estão algumas dicas para escrever o seu comunicado de imprensa. Certifique-se de deixar seu press release disponível online e otimizado.

Crie conteúdo relevante, e se possível viral — histórias emotivas, vídeos e imagens que as pessoas pudessem compartilhar nas mídias sociais com facilidade. Planeje e mensure sua campanha, saiba como com esta sequência de 3 artigos; 1, 2, 3.

Distribua o seu contéudo em diversas mídias como pinterest, slideshare, youtube, linkedin, facebook, twitter, reddit, e etc. E mantenha o seu blog como o repositório principal de todo seu contéudo.

Mantenha uma constância na criação de contéudo, há diversos contéudos "genéricos" que sempre fazem sucesso com o público que podem ser adaptados enquanto o fluxo de notícias da sua startup ainda não é o suficiente para preencher toda sua semana.

Provoque (teasers) os seus seguidores no Twitter com tweets que lhes dá uma prévia do produto de uma forma engajante e divertida. Seja sexy sem ser vulgar, não vá mostrando tudo de uma vez — revelar o suficiente para mantê-lo interessante, sem expor tudo.

Crie concursos divertidos (quizzes, jogos sociais, etc) para seu twitter e fãs do facebook — libere alguns freebies.

  • Escreva pessoalmente para os blogueiros — dê exclusividade para os grandes - oferença uma história convincente e pertinente. Blogueiros gostam de escrever material interessante e coerente com seu contéudo e com contéudo explosivo e polêmico ou inovador. Enfim, eles querem ter um belo furo. Peça para não vazar a história até o seu dia de lançamento.
  • Recolha uma lista de todos os contatos de e-mail que você e sua equipe conseguirem levantar. Mantenha isso em seu CRM ou pelo menos em um único arquivo CSV.
  • Prepare um vídeo de demonstração do seu produto e grava entrevistas com a equipe e seus clientes iniciais — publique em seu canal do YouTube. Mantenha a mensagem curta e divertida.
  • Crie uma apresentação FODA do seu produto cobrindo o problema, sua solução, benefícios etc — publique em seu blog e envie para qualquer blogueiro que mostra interesse em seu produto.
Meta agora: Escolha a data de lançamento certa — de preferência no meio da semana, sem quaisquer férias iminentes e de longe de outros grandes lançamentos de produtos que podem roubar a sua atenção.

3- O dia do Lançamento!!

  • Publicar tutoriais, apresentações, vídeos, testemunhos que recebeu de seus usuários betas em seu blog.
  • Faça seu blog o repositório central de tudo relacionado ao seu produto.
  • Calendário de duas dezenas de tweets (você pode usar ferramentas como o Hootsuite para agendamento) para ir a cada hora — cada um cobrindo uma faceta de seu produto — com uma URL apropriada em seu site
    Comece a enviar a todos os seus contatos de e-mail.
  • Use uma ferramenta como o MailChimp para enviar e acompanhar os e-mails. (ou use o ymlp)
  • Se você é uma startup de internet, poste seu link do site em Killerstartups e esses outros 36 sites.
  • Enviar links em HackerNews e HackerNews india
  • Obtenha seu time sintonizado com as mídias sociais e estar alerta para receber feedback. Monitore suas métricas do site — tráfego, carga etc
    Responda ao e-mail consultas o mais rápido possível.
Meta agora: Ouvir e responder ao feedback, acompanhar os resultados e ser ágil nas mudanças.

4- Após o lançamento

  • Agradeça qualquer blogueiro que cobriu o evento. (de preferência um template já pronto no contactually)
  • Seja ativo em mídias sociais e envolver os clientes que mencionam o seu produto e recolher os seus feedbacks.
  • Aceite o feedback negativo sem ficar na defensiva. Converse de boa com os consumidores insatisfeitos, estude-os, aprenda com eles e tente mante-los engajados com o produto.
  • Corrigir os erros e trabalhar em solicitações de recursos se elas fazem sentido.
  • Escrever tutoriais para ajudar seu cliente a usar os seus recursos melhor.
    Continue olhando para eventos de demonstração de seu produto.
  • Coloque seu nome de domínio em seus cartões de visita, assinatura de e-mail, apresentações e qualquer outra comunicação pertinente.

OBS.: (Claudio Nasajon fez um ótimo trabalho e compilou uma lista de ferramentas em seu blog para facilitar a vida de empreendedores, se você quer fazer algo mais rápido e barato, sempre dê uma olhada aqui antes e veja se uma dessas ferramentas não resolve o seu problema.)

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Rafael Braga-Kribitz’s story.