A comunicação entre uma equipe remota é um dos fatores principais para o sucesso (ou falha) do projeto.

Trabalho remotamente desde 2011, alternando entre trabalhar em casa, coworking, cafés, biblioteca e até durante um tempo aluguei um escritório com uns amigos para ver como iria funcionar.

Neste tempo, trabalhei em diversos projetos como freelancer para desenvolvimento iOS, alguns com horários fixos e alguns com horários flexíveis (mas com datas de entregas bem esclarecidas), além de ter uma empresa com um produto focado para restaurantes, onde todos nós trabalhamos remotamente.

Alguns projetos eram bastante mal geridos em relação a comunicação da equipe e dá para ver claramente a confusão que é gerada por isto. O principal fator é o e-mail. Não utilize e-mail para gerenciar a comunicação de sua equipe remota. Eis alguns motivos que acho importante citar:

  • Explicações de tarefas/idéias por e-mails são dificilmente acessíveis no momento de necessidade. As vezes ficam inclusive “perdidos” no meio de uma caixa de entrada mal gerida;
  • Datas são facilmente esquecidas quando citadas e definidas por e-mail;
  • E-mail não foi criado para isto. Se um trabalhador remoto for pesquisar por algo importante de seu trabalho no e-mail, ele também irá ver que aquele e-commerce muito famoso acabou de enviar um e-mail com muitas ofertas imperdíveis, por exemplo.

Hoje em dia, existem diversas soluções muito boas para o gerenciamento de um projeto remoto. Em minha empresa, utilizamos um para o gerenciamento do projeto e um para a comunicação entre os colegas, o que faz com que nenhum de nós tenha distrações alheias no tempo de estar focado no projeto.

Quando estou entrando em um projeto onde trabalharei remoto e esta empresa não utiliza este tipo de organização, ou não está acostumada com este tipo de trabalho, sempre recomendo que utilizem estas ferramentas — e no final, todas agradecem.

Um serviço online para gerenciar um projeto não serve apenas para gerenciar as tarefas de cada um, mas para diversas outras coisas:

  • Levantar uma discussão;
  • Organizar referências (seja de design ou de concorrentes);
  • Organizar tarefas;
  • Organizar um calendário com datas e entregas importantes;
  • E o melhor: todo o histórico fica salvo e indexado somente para aquele projeto.

Remover distrações e deixar as informações importantes acessíveis em um trabalho remoto é extremamente importante, pois não estão todos em um mesmo ambiente e em muitos casos, não estão todos trabalhando no mesmo horário.

Para os que tiverem maior interesse em dicas e assuntos de pessoas mais experientes com trabalho remoto, recomendo que leiam este livro, que traz muitas coisas interessantes sobre o assunto.

Meu Twitter é @rafaelks.

Thanks to Rodrigo Nascimento and Otavio Cordeiro

Rafael Kellermann Streit

Written by

iOS Software Engineer

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade