Assim como a plataforma evolui, a forma como desenvolve-se para ela também precisa evoluir.

Desde os primórdios, vejo muitos desenvolvedores comentarem que desenvolver para iOS é muito difícil, muito complexo e que não teriam tempo para aprender a desenvolver.

Com o Swift, este cenário irá mudar. Tento citar alguns dos pontos que acho interessantes abaixo, tanto para os desenvolvedores, aos usuários de iOS e OSX e também a Apple, que é a mais interessada nesta mudança.

Lembrando que ainda não é possível publicar aplicativos na loja utilizando o Swift. Será possível apenas utilizando a SDK do iOS 8, que será liberada até o final do ano, muito provavelmente.

Aos desenvolvedores

Parte do receio ao desenvolver para iOS se dá pelo fato de a linguagem ser Objective-C, onde antes de existir o ARC era necessário fazer o gerenciamento de memória manualmente. Isto assustava muitos desenvolveres, pois hoje em dia a maioria das linguagens não precisa deste tipo de controle.

Novos desenvolvedores

Além de o Swift ser muito mais simples e seguro por “padrão”, ele também é muito mais fácil de aprender e ensinar. Agora os desenvolvedores dispõem do Playground. O Playground é uma “parte” do Xcode onde o desenvolvedor pode executar partes de código e ver facilmente o resultado acontecendo, inclusive a interface e métricas de performance.

Ou seja, isto permite que seja mais fácil ensinar a desenvolver para iOS (sem contar os auto-didatas).

Velocidade de desenvolvimento

O Swift permite que um aplicativo seja desenvolvido mais rápido, por diversos fatores: menos complexidade para resolver problemas de memória, o código é bem mais limpo e a linguagem proporciona muitas facilidades no desenvolvimento, coisas que não eram possíveis com o Objective-C.

Aos usuários

No final das contas, o resultado acaba caindo nas mãos dos usuários (literalmente).

Com todas estas mudanças e a entrada de mais desenvolvedores no mercado, certamente serão criados ainda mais negócios e aplicativos. Apesar de hoje já termos muitos aplicativos na loja, ainda existe muito mercado para novos negócios (principalmente aqueles que fazem a diferença na vida dos usuários).

Apple

Com o aumento de desenvolvedores e de negócios sendo gerados, mais pessoas irão comprar os produtos da Apple. Seja um novo desenvolver ou um novo usuário.

Nesta última WWDC a Apple acabou deixando bem claro que é uma empresa de hardware. Agora com o iOS e o OSX integrados, tudo ficará mais suave e o uso das plataformas da Apple trarão grandes benefícios ao usuário. Alguns artigos bem interessantes descrevem estes funcionamentos, para quem quiser saber mais.

Acredito que o Swift só tem a agregar as plataformas da Apple e que terá um grande futuro!

Thanks to Rodrigo Nascimento

Rafael Kellermann Streit

Written by

iOS Software Engineer

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade