Diálogo entre um ateu e uma cristã

Sabedoria e conhecimento: duas coisas extremamente necessárias. Uma para a vida profissional e na conquista de coisas relacionadas ao que é material. A outra, entretanto, é importante para conquistas à nível de amadurecimento e relacionamento, principalmente com Deus. Com um acontecimento bem simples você poderá ver a diferença, causa e efeito de ambas. Essa história é real.

O ano era 2005. A obreira saía da igreja em direção ao ponto de ônibus, uniformizada e de mãos dadas com o filho. Eles conversavam sobre o que ele havia aprendido na Escola Bíblica naquele dia. Ao chegarem no ponto de ônibus, enquanto aguardavam, um homem percebeu, pelo uniforme de obreira, que ela era cristã. Para ter certeza e sem rodeios, perguntou se ela ia à alguma igreja.

- Vou, ela respondeu.

- Eu sou ateu, disse ele. Você acredita mesmo em Deus e nas coisas que ouve na igreja?

- Acredito sim, ela respondeu e voltou a atenção para o filho novamente.

- Podemos discutir sobre isso? Queria saber no que você crê, expor algumas ideias.

Ela não teve muito estudo a respeito da teoria do Big Bang, o Evolucionismo e talvez nem soubesse dizer quem foi Darwin, Kant e Nietzsche. Mas deu uma resposta muito melhor do que se soubesse.

- Você é ateu mesmo? Tem certeza de que é verdade tudo isso em que acredita?

- Sim, tenho.

- Pois é, eu também tenho certeza em tudo que creio. Se eu disser qualquer coisa sobre a minha fé, vai mudar em algo o que você acredita?

- Não, não vai.

- O que você disser também não vai mudar o que eu creio, essa conversa não vai adiantar nada, então eu prefiro ouvir o que meu filho tem a dizer, e voltou a conversar com o filho.

Não estava lá para ver a reação dele, mas posso imaginar que ele parecia bem atordoado com a resposta daquela jovem mulher. Ele interrompeu-a novamente.

- É isso que você aprende na sua igreja?

- É.

Resposta curta, objetiva, não dando qualquer oportunidade dele se reerguer para revidar. Ele foi embora.

Talvez ele esperasse uma conversa com uma cristã sem estudo e que crê em algo sem fundamento. Talvez esperasse deixá-la sem resposta diante de vários argumentos científicos e filosóficos. Mas não posso afirmar, só estou especulando.

Há muitas provas científicas e históricas de que a bíblia é verdadeira, mas o que importa se as pessoas não se desarmarem de ideologias, preconceitos e se abrirem a entender a fé inteligente?

Sabedoria e inteligência. Uma se consegue com estudo, leitura, viagens. Outra, só com o Autor da sabedoria e as experiências da vida. Conseguiu perceber a diferença?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.