O primeiro projeto a gente nunca esquece

Estava no meio de uma aula e um antigo professor me ligou, perguntou se eu tinha me formado e se estava trabalhando, continuamos a conversa por alguns minutos e ele me chamou pra uma vaga de estágio, enviei meu currículo e fui chamado pra fazer a entrevista. Chegando lá o funcionário que ia me entrevistar tinha acabado de receber uma ligação avisando que tinha que fazer a entrevista, puxou um pedaço de papel e falou: "Vamos fazer teu currículo". Contei pra ele que estava estudando Objective-C e queria desenvolver para iOS, o problema é que a vaga era pra Java EE.

Recebi novamente a ligação do meu professor perguntando se eu queria desenvolver pra iOS ou Web, fiz minha escolha, a empresa comprou um MacBook Air de 11" e eu comecei o estágio, sem supervisão porque o outro desenvolvedor só conhecia Android o que me deixou ainda mais nervoso.

Primeiro dia de trabalho, fui um dos primeiros a chegar, peguei o MacBook e fui pra mesa, abri o Xcode e a triste surpresa:

"Nós contratamos um desenvolvedor que já tinha bastante experiência como freelancer, agora é só você terminar"

Eu passei algum tempo olhando pra essa monstruosidade, tentando entender porque uma pessoa tinha tanta maldade no coração. Cada uma das 5 views repetidas ai no meio tinha um ViewController próprio, com código repetido que mudava apenas um parâmetro na consulta. 
Meu professor era gerente de TI, expliquei pra ele o que estava acontecendo e para felicidade geral da nação ele deu um voto de confiança ao pequeno estagiário e alguns dias depois:

10 views resumidas em 3.

Depois que fui liberado pra refazer o projeto fiquei mais calmo, fiz o que tinha estudado. Trabalhei tranquilo por 1 ano nesse projeto, até meu contrato acabar. Foi feita alteração de layout, ganhou novas funcionalidades e saí tranquilo sabendo que tinha deixado algo muito melhor do que quando entrei.