Como Organizar Uma SIPAT de Sucesso

As fábricas e indústrias de grande e pequeno porte devem realizar obrigatoriamente um evento anual chamado SIPAT, Semana Interna de Prevenção do Trabalho. Neste evento são realizadas palestras, dinâmicas de grupo e atividades de entretenimento com foco na conscientização do trabalhador sobre a saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Para você organizar uma SIPAT de sucesso na sua empresa, selecionei alguns conselhos básicos, mas que se seguidos, podem garantir que seu evento seja realizado de forma interativa e participativa entre a organização e os funcionários.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Importância da participação do SESMT

O SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, é constituído por profissionais da área da saúde. O serviço foi criado com o objetivo de solucionar problemas relacionados à saúde e segurança dos funcionários das fábricas, indústrias, e construções, ou, conscientizá-los sobre a importância de seu bem estar e prevenção de acidentes. Também é um serviço que atua alertando sobre os cuidados a serem tomados em caso de surto de novas doenças como dengue, gripe suína, zika vírus e outros atuais que observamos.

O serviço participa da organização do evento SIPAT, e contribui indicando temas e apontando os problemas mais comuns entre os trabalhadores da empresa, atendendo sempre uma necessidade específica.

Marque reuniões com a CIPA

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de acidentes, é responsável pela criação de recursos para a segurança dos trabalhadores. É formada por profissionais da empresa e regulamentada pela norma NR 05. Será esta comissão, a responsável por definir o tema da SIPAT, as atividades do evento, os patrocinadores, a seleção de brindes, panfletos e recursos financeiros para a realização do evento.

Passo a passo para uma SIPAT de sucesso

Para uma SIPAT de sucesso em sua empresa siga este passo a passo:

· Mantenha reuniões com a CIPA: Os próprios trabalhadores participam da escolha dos componentes da CIPA. Eles estão bastante cientes sobre os problemas de segurança e saúde que os trabalhadores enfrentam no dia a dia. Para a promoção de uma SIPAT de sucesso, mantenha reuniões com esta comissão durante o ano.

· Seja coerente com o tema: Uma vez que o tema for escolhido, mantenha a coerência entre as atividades. Elas devem suprir a necessidade de corrigir um problema na empresa, promover o bem estar dos trabalhadores, e conscientizá-los sobre determinado assunto.

· Contrate uma equipe de apoio: Há empresas especializadas em dar apoio e suporte para palestras e dinâmicas de grupo para empresas.

· Crie um cronograma para a apresentação do evento: Toda apresentação começa com uma abertura, para esta primeira etapa faz bem convidar um representante da diretoria da empresa para dar início a SIPAT. Defina então, as outras etapas do evento.

· Confeccione os cartazes e as faixas: As faixas e cartazes com o nome e o significado do evento devem ser confeccionados para a sua promoção.

· Cuide para que não falte: Estrutura digna para o evento (sala para a realização das palestras, microfone, telão, equipamentos de som, cadeiras para todos os participantes).

· Realize a SIPAT: A SIPAT é realizada durante uma semana em horário de trabalho. Ela serve para integrar a equipe e manter o bom relacionamento entre os trabalhadores, conscientizá-los sobre a saúde, bem estar, e prevenção de acidentes.

A organização antecipada pode garantir o sucesso

Para Rafael Lobo, palestrante e sócio da empresa Conceito Zen que realiza palestras para SIPAT, quando o evento é organizado com antecedência e há a participação dos membros do SESMT e CIPA, praticamente 50% do sucesso do evento já é conquistado, pois as responsabilidades das tarefas serão bem divididas e não irão sobrecarregar nenhum membro.

x