Modelo de plano de aula — Obrigação ou necessidade?

Talvez você seja professor a muito tempo e talvez você esteja cansado de fazer modelo de plano de aula. Ou talvez nem tenha um plano de aula coerente e adequado para as aulas que você ministra.

Na sala de aula os alunos são sempre orientados a nunca copiar respostas prontas e sempre buscar a fonte do conhecimento e logo em seguida transcrever respostas pautadas em seu próprio raciocínio.

Parece algo muito bonito de dizer mas que muitos professores não fazem dessa forma. Para uma boa quantidade de professores hoje no mercado a grande maioria não tem sequer um plano de aula. 
Mas como as aulas acontecem? Essa é uma boa pergunta… As aulas são ministradas com base em anotações desconexas dos professores e muitas vezes uma planilha de Excel que nem mesmo o professor consegue manipular.

Lembro-me bem da minha vida de colégio, eu estando em uma sala de aula de um colégio particular no 3° ano do ensino médio em preparação para o vestibular. Em um determinado dia de revisão da matéria a professora chega na sala de aula e percebe que não estava com posse de seu caderno de anotações. Inconformados com tamanho desastre os alunos imediatamente foram para a sala do diretor relatar o ocorrido.

Parecia algo tão bobo, fazer uma tempestade em um copo d’agua por causa de um simples caderno de brochura amassado, mas não naquele colégio, não diante daquele cenário. Os alunos pagavam um valor de mensalidade considerável para tolerar aquele mero deslize.

Na sala do professor a primeira pergunta que ele faz direcionado a professora é: Onde está seu plano de aula? A professora com aquele olhar cheio de olheiras e incrédula do que estava acontecendo responde que havia esquecido em casa. Mas a dura verdade para aquela professora de matemática é que mesmo se ela estivesse com posse do seu inseparável caderno ela não teria como contornar aquela situação, pois o conteúdo desse caderno era confuso, abstrato e ate mesmo ela tinha dificuldades para entender.

Professora bem conceituada, muitos anos de experiência que não deu valor para a construção adequada de um simples modelo de plano de aula. Esse ocorrido nos leva a reflexão como professores. Nunca é tarde para começar a fazer o que é certo e um modelo de plano de aula pode custar o seu emprego…

Compartilhe com seus amigos!

Fonte:
http://modelodeplanodeaula.top