Arthur Petry: crescimento pessoal através da comédia

Rafael Stuermer Machado
5 min readJun 19, 2019

--

Comediante gaúcho conta sua trajetória. De um microfone em seu quarto, para os palcos do país.

Arthur Petry em participação no “Flow Podcast”/Acervo Pessoal

Porto Alegre, 23:45. Sexta-feira, junho de 2013. Arthur anda de um lado para o outro no corredor do segundo andar de seu prédio localizado no bairro Rio Branco. Tenso, ele olha para os papéis que carrega. Ali, suas anotações com assuntos para abordar em sua participação no “open mic” (apresentação de comédia com curta duração). Petry dava meia volta e desistia. Cerca de 6 anos depois estaria fazendo uma turnê de comédia e produzindo um podcast, sempre acompanhado por um público fiel.

“Desde pequeno eu ouvia muito rádio, sempre me interessei por comunicação com humor”. Arthur sempre muito tímido e sozinho, cresceu com a companhia do rádio de pilha. Lá, sintonizava diariamente para ouvir o programa “Pânico”, na Jovem Pan. Se interessava pelo conteúdo descontraído e politicamente incorreto. “Foi uma referência para mim”, afirma.

Através do site “Youtube”, o gaúcho teve acesso à vídeos de comédia Stand-Up. “O primeiro cara que vi fazendo Stand-Up foi no youtube, em 2006. Do George Carlin. Era um vídeo que falava sobre ambientalistas, uma visão de contraponto dizendo que aquilo era uma bobagem. Era incrível. Naquele momento eu senti que queria fazer isso.” Arthur mergulhou buscando referências e encontrou dois comediantes norte-americanos que se inspira muito: Bill Burr e Doug Stanhope. Viu e reviu apresentações ao ponto de decorá-las.

Em 2012, resolveu gravar um áudio de 10 minutos retratando um acontecimento de seu cotidiano. Mandou para amigos e conhecidos. Arthur foi produzindo estes áudios e começou a postá-los no “SoundCloud”. A duração foi aumentando e a frequência também. Toda sexta-feira estava disponível o “Podcast Saco Cheio”.

Episódio do Podcast/Youtube

Voltemos ao momento referido no início da reportagem. A ex-namorada de Arthur levou-o para o Bar da Mata. Seis doses de Whisky depois, Petry estava em cima do palco. “Eu desci do palco e desabei no choro. Não lembrava de como foi a apresentação ou algo do tipo, apenas chorava com aquela sensação de exposição.”

Consciente de sua dificuldade de expressão corporal, se matriculou em um curso de Teatro. Segundo o entrevistado: “Foi a melhor decisão que tomei na minha vida, eu melhorei muito. Era um desafio constante interagir com pessoas desconhecidas e se expor. Me agregou muito.”

Embebecido de maior segurança, começou a participar de alguns prêmios e testes. O primeiro deles ocorreu em 2014: “Prêmio Multishow de humor”. O comediante narra o episódio: “Eu fiz o meu texto e o silêncio era enorme por parte dos jurados. Até que uma moça perguntou se este personagem da minha apresentação era um personagem machista. Eu disse: Mas eu não fiz um personagem”. Uma nova tentativa veio com o projeto “PB Procura”. Arthur sempre foi ouvinte e fã do programa Pretinho Básico, da rádio Atlântida. “O Marcos Piangers falou que eu era meio babaca”, conta o entrevistado.

A produção do podcast continuou frequente. Cada vez mais a audiência subia. Um site para hospedar os programas foi criado, bem como um canal no youtube. “ Consegui criar a pior base de fãs que um artista poderia ter. Meus seguidores se resumem a perfis fakes com fotos de anime, antissociais, depressivos, maníacos, bipolares e prováveis suicidas”.

Em 2017, uma troca de farpas no “Twitter” com o famoso comediante Maurício Meirelles resultou em um marco na sua trajetória. Maurício gostou da audácia de Arthur e o convidou para abrir um show seu em Porto Alegre.

Twitter/Print Screen

A experiência de voltar aos palcos reacendeu a certeza do que Arthur queria perseverar em sua carreira. A parceria com Maurício se tornou amizade e o comediante gaúcho abriu seus shows em Chapecó(SC), Santa Cruz do Sul(RS), Caxias do Sul(RS) e novamente Porto Alegre.

Arthur Petry e Maurício Meirelles na AMRIGS/Instagram

O “podcaster” buscou contatos para participar de noites de comédia em Porto Alegre. O estilo de humor de Arthur era muito diferente dos outros comediantes da cena. Segundo ele: “Eu já notei que o pessoal não gostava muito de mim por eu ter meu estilo próprio e ter um público bem específico”. Ocorreu um episódio marcante que abalou sua relação com a cena da comédia local:

A maneira que Petry encontrou foi montar seu próprio show de comédia. Primeiramente, fez uma enquete no “Facebook” para saber se teria interesse por parte de seu público. Por conseguinte, fez reserva de um bar no bairro Cidade Baixa e criou o evento. Cerca de 50 pessoas lotaram o local. Seus fãs pediram para o comediante realizar shows em outros locais do Brasil. Entre julho de 2018 e julho de 2019, Arthur subiu ao palco em Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeira e São Paulo. Ingressos esgotados e sessões extras abertas. Repletas de fãs que o conheceram pelo podcast. Os comediantes Tiago Carvalho e Igor de Castro se juntaram a essa nova cena da comédia.

Instagram

Arthur Petry possui uma agenda de show até o fim deste ano. O retorno financeiro o proporcionou deixar seu emprego como editor de vídeos para se dedicar inteiramente ao podcast e aos shows. O próximo objetivo do comediante é retornar às aulas de teatro e seguir se desafiando nos palcos do país.

--

--

Rafael Stuermer Machado

Graduado em Jornalismo pela PUCRS, pós-graduando em Estudos Estratégicos Internacional pela UFRGS.