Buzzfede#02: 08 possíveis tragédias para o país e seus respectivos possíveis futuros

Rafael Toledo
Sep 3, 2018 · 4 min read
Henfil, charge de 1983

1-Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ): Um dos mais importantes centros mundiais em pesquisas de saúde pública. Após cortes de verbas e depois que as pessoas passaram a desacreditar nas campanhas de vacinação o prédio histórico será comprado por algum pastor multimilionário que o transformará em mais uma igreja. Passará a curar as pessoas de doenças — como sarampo e poliomelite — através do poder de deus.

2-Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Lar da orquestra sinfônica, do coro e do corpo de balé, será fechado devido a falta de investimentos e porque isso é coisa de gente fresca. Será transformado em centro comercial aonde irá abrigar as primeiras lojas de armas e munições do país, podendo compra-las legalmente e já sair treinando nos alvos em movimento que dormem pelas ruas das redondezas.

3-Biblioteca Nacional: Com mais de 9 milhões de exemplares (dentre livros, fotos e documentos) de diversas épocas, devido a falta de investimento irá a leilão e se transformará na maior livraria Saraiva do país, aonde também terá uma praça de alimentação com um Starbucks, hamburgueria gourmet com cervejas artesanais e uma Apple Store.

4-Museu Imperial: Antiga casa de veraneio da família imperial, por causa da falta de investimentos irá ser consumido pelo fogo em um grande incêndio. Uma construtora irá ganhar uma licitação para reutilização do terreno e a construção de um enorme condomínio residencial. O empreendimento será chamado “Royalty Palace Gardens Residence” terá 4 piscinas, sauna, academia, 2 quadras de tênis, 2 quadras poliesportivas e campo de futebol. Centro comercial com restaurante, padaria, hamburgueria gourmet com cervejas artesanais, Starbucks, loja de conveniência, salão de beleza, barbearia dentre outros serviços. Um espaço que irá mesclar requinte, tradição e modernidade, que após séculos voltará a abrigar a nobreza brasileira.

5-Planetário da Cidade do Rio de Janeiro: Um dos mais modernos da América, possui duas cúpulas de observação, além de um museu. Com o fim dos investimentos, fechou suas atividades e o que sobrou dele foi sendo transformado em uma feira de esoterismo, magia e astrologia. Filial da “Mundo Verde” será aberta em breve.

6-Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão): Maior centro de promoção da cultura e do comércio de produtos nordestinos, por falta de investimentos será comprado pela iniciativa privada. Rebatizado de “Itaú Personnalité Hall”, será a maior casa de shows da América Latina e um shopping com as maiores marcas do mundo.

7-Museu Nacional de Belas Artes: O local já abrigou pinturas de Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, esculturas de Rodin e ilustrações de Picasso, e Kandinsky. Sofreu diversos ataques e depredações de grupos que alegavam que muitas das obras continham nudez, alto valor erótico, homossexual e romantizavam a pedofilia. Foi fechado, demolido e virou estacionamento.

8-Colégio Pedro II, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): Grandes centros acadêmicos do país, após anos de falta de investimento, tiveram suas infraestruturas comprometidas, demissão de professores e fechamento dos laboratórios. Foram privatizadas e hoje se chamam apenas“Centro Universitário Sistema Positivo de Ensino”. Professores treinados, capacitados e que são submetidos a constantes avaliações, tem seus conteúdos protocolados e autorizados pela lei da “escola sem partido”. Sem nenhum tipo de sistema de cota — pois isso só fortalece o preconceito e por não existir dívida histórica — o vestibular passou a ser considerado concurso público, aonde é possível pagar o valor da inscrição à vista ou em prestações que caibam no bolso de todos os brasileiros.

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto.”
-Darcy Ribeiro

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — —

Nota: Extremamente triste ver um museu de tamanha importância em chamas. Extremamente puto em ler as notas oficiais de arrependimento do governo. Esse país está sendo devorado, de dentro pra fora, por um poder público omisso. O que foi escrito acima é fruto de uma imaginação triste, fragilizada e e um tanto farta disso tudo.

Nota: Você pode substituir qualquer um dos lugares pelo correlacionado ao lugar em que vive. Escrevi sobre o Rio pois aqui, é aonde mora minha realidade.

Nota: Sugestões para outras listas estúpidas são bem vindas.

Rafael Toledo

Written by

Muito glúten e lactose com uma pitadinha de cultura inútil.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade