Como Viajar — Imigração

Rafael Nunes Verger
4 min readJul 17, 2017

--

Há quase um mês comecei uma série de posts que chamei de #diarioDeBordo. No meu primeiro artigo eu falei que escreveria algumas dicas para ajudar as pessoas que também querem viajar por esse mundão, então cá estou para falar um pouquinho da chegada na Europa e o que pode se passar na "entrevista" da imigração.

Chegada

Voei de AirEuropa e cheguei no aeroporto de Bajaras, Madrid, por volta das 05h AM. O desembarque não foi acoplado ao complexo do aeroporto, então tomamos um ônibus e fomos até a porta de desembarque internacional. Bem, após atravessar a porta do desembarque você tem 4 opções:

  • Ir para a fila de imigração;
  • Sentar nuns bancos e usar a internet;
  • Ir ao banheiro;
  • Ou por último, subir umas escadas para a parte de conexões, onde também haverá uma fila para imigrar.

Malaco e organizado que sou (só que não), eu não tinha cobertura de seguro saúde para todos os dias que passaria aqui em Portugal, logo escolhi sentar nos bancos e fazer o bendito seguro antes de ir para a fila. Levei 10 minutos para efetuar a contratação e mais uns 10 minutos para a liberação do contrato. Agora sim, vamos pra fila :)

Entrevista da Imigração

Eu estava nervoso (não tem porquê ficar), mas a entrevista foi bem tranquila, apesar da fila enorme. A conversa se deu mais ou menos assim:

  • Hola, pasaporte por favor.
    Aquí, listo.
  • Hmm.. cual tu destino final?
    Porto, Portugal.
  • Cuanto tiempo quedaras?
    90 días, aquí estão los billetes.
  • Cual el motivo de viaje? Donde te quedaras?
    Vacaciones, recreación. Voy quedarme en la casa de un amigo.
  • Amigo? Hmm.. tienes una carta de invitación?
    Carta? No.. Lo siento, pero solo tengo su dirección aquí.
  • No tiene la carta?! Hmmm… eso puede ser un problema, por qué no tienes la carta? Cual nombre de tu amigo? Donde conoces el?
    El se llama Inácio, conocí el hace 6 o 7 años, el vivia en Brasil e ahora el estás a viver en Portugal. No tengo carta porque no sabia que era necesario, lo siento :/
  • Hmm… Ok.. estás bueno, puedes ir.
    Gracias

Pois bem, Miguel (o “entrevistador”) não me pediu nenhum documento além do passaporte, passagens e a tal carta de convite. Já passei pela imigração outras vezes, e o que sempre me pediram foi o passaporte e as passagens; então, aparentemente, esses são os únicos documentos realmente necessários, mas calma, porque existem outros documentos que podem ser solicitados e, caso você não tenha, vai resultar, no mínimo em horas de choro indo de agente em agente. Vou listar aqui todos os documentos que é bom ter em mãos (de preferência impressos), quando for passar pela imigração. Vamos lá:

  • Passaporte: passaporte com validade maior que 6 meses da data de entrada no país! Acredito que apenas os EUA sejam uma exceção, pois permitem a entrada no país com o passaporte válido para o dia da imigração.
  • Passagens de ida e de volta! Se você, assim como eu, vai viajar como turista, você precisa ter a passagem de volta marcada! Claro que você pode trocar ela depois e até pedir uma extensão do visto de turista (alguns países, como Portugal, permitem uma extensão por mais 90 dias).
  • Comprovante de hospedagem: uma carta de convite de um amigo ou os comprovantes de pagamento de hotéis/pousadas/hostels
  • Seguro-saúde/viagem: não comprem qualquer um, se te requisitarem você precisa apresentar um que esteja em conformidade com as regras de imigração da União Européia.
    Dica 1: Seu cartão de crédito pode disponibilizar um para você. No meu caso comprei as passagens com um Mastercard Platinum que me dava direito ao MasterAssist PLUS: 31 dias de seguro com a SCHENGEN LETTER (uma carta emitida pelo seguro que comprova a validade do mesmo para a UE)
    Dica 2: Faça uma pesquisa de seguros se for ficar mais tempo e contrate. Sério, se você pesquisar direito vai achar uns bem baratos e mais vale estar prevenido, certo?
  • Dinheiro! Não tenho uma informação sólida sobre qual quantia é, de fato, necessária; alguns dizem que é necessário, por dia e contabilizando o valor de uma hospedagem barata (10 a 20 euros/dia nos mais baratos), entre €40.00 e €60.00. Dessa vez não me perguntaram, da minha primeira vez eu tinha 60 euros/dia e passei tranquilo :)

É isso, amigos, esses são os documentos que vocês precisam, ao menos aqui pra União Européia, para imigrar como turista!

Para imigrações à trabalho outros documentos são necessários, como uma carta da empresa e uma cópia do contrato, além do visto necessário para exercer a profissão ;)

Ah! Deixa eu falar um pouco mais sobre o seguro de viagem / saúde. Faça uma pesquisa de verdade, incluindo sites do exterior porque os serviços brasileiros são EXTREMAMENTE mais caros do que os de fora. Eu pedi ajuda para meus amigos para completar a minha pesquisa, você pode dar uma olhada nas sugestões deles.

Teve preguiça de procurar? Vou te ajudar então: escolhi o da Tokio Marine HCC, um seguro japonês que custa a partir de US$49,00/mês cumprindo os requisitos da schengen area ;)

Um xêro e até a próxima o/

Tem alguma dúvidas ou sugestão? Manda aí!

--

--