Filtro solar e outros conselhos para a criança que eu fui

Rafaela Freitas
Aug 8, 2017 · 4 min read

Verdade. Use filtro solar. Vai te proteger de melanomas e outras doenças da pele, te garantir menos visitas ao dermatologista e, consequentemente, reduzir gastos em dermocosméticos e procedimentos estéticos caríssimos. Proteja também seus olhos com óculos escuros e cabelos com bloqueadores de raios UV.

Em 1997, a colunista do Chicago Tribune Mary Schmich escreveu o famoso texto “Advice, like youth, probably just wasted on the Young” (em tradução livre, “Conselhos, assim como a juventude, provavelmente desperdiçados pelos jovens”), que ficou famoso por aqui anos depois quando Pedro Bial o recitou em nosso idioma. Nele, o filtro solar é apenas um dos pequenos grandes conselhos para uma vida adulta mais feliz. Eu gostaria de ter recebido esses conselhos de presente de Dia das Crianças, junto às bonecas e aos discos da Xuxa. Se eu pudesse enviar uma carta para a criança que fui diria algumas coisas.

Além do uso do filtro solar, diria para comer mais vegetais — comece embrulhando a salada na carne e coma tudo junto. A carne neutralizará o gosto dessas folhas verdes amargas. Beba Toddynho moderadamente. Tem muito açúcar por lá e se sua glicemia ter alta, você nunca mais poderá comer um chocolate de verdade. Evite refrigerantes e pastéis. Eles irão furar a sua bunda e pernas e você vai se matar com dietas e exercícios físicos dolorosos para remover os buracos. Sim, buracos. Você verá. Mesmo sem buracos, malhe! Fará bem para o corpo e para a alma.

Não tenha medo de cair para aprender a andar de bicicleta sem rodinhas. Parece ser uma delícia andar, e além da prazerosa atividade física será uma solução sustentável para a mobilidade urbana da sua cidade. Abuse das cores! São pelo menos 12 opções na caixa, e você não precisa colorir as árvores e os bichinhos apenas de cinza. Não seja intimidada. A porra da criança tem a sua idade. Conte para algum adulto o que está acontecendo. Se te baterem, não chore. Segure a raiva. Saiba que a violência jamais será a melhor solução. Não deu para segurar, ok, revide, afinal, você não tem ideia de como aquela resposta, ou porrada não dadas te perseguirão a vida inteira.

Ninguém pode gritar com você, te bater ou ofender. As pessoas precisam aprender a conversar direito umas com as outras. Veja como a sua avó prepara o bolinho de arroz e o doce metade leite metade chocolate. Quando quiser aprender, será tarde demais. Faça aulas de natação e direção o quanto antes. É tão chato quando isso acontece depois dos 27… Você vai precisar de óculos e aparelhos ortodônticos, mas não deixe que isso afete a sua autoestima. Não critique o Alex, durante a primeira passagem dele pelo Cruzeiro. Ele irá voltar e… ah, não vou te dar spoiler sobre isso.

Não culpe o gordo pelo cheiro de peido alastrado no ambiente, nem ria do menino que prefere brincar com as meninas. Não ache que meninas já perderam a virgindade antes dos 14 e que colecionam nomes de ficantes na última página do caderno sejam putas. O primeiro beijo (e todas outras primeiras vezes) não precisa ser inesquecível. Não tenha medo de fazer errado, nem espere a pessoa certa. Apenas faça o que quiser e quando quiser. As possibilidades de seus pais passarem na rua atrás da escola são mínimas. Você vai ser a prova viva de que fazer parte barulhenta da turma do fundão não te impedirá de tirar as melhores notas da sala. Por isso, se um dia bater aquela vontadezinha de matar aula pra jogar peteca, faça! Você será responsável e essa pequena rebeldia não irá te comprometer no futuro. Saiba também que a polícia não está nem aí se você fumar maconha no meio de uma multidão ou na casa de alguém — ela terá outras prioridades, como, sei lá, agredir manifestantes.

Aprenda o máximo que puder de matemática. Você vai acabar indo para a área de Humanas, mas será incapaz de dividir a conta do bar corretamente — quantas cervejas a mais todos nós iremos pagar por causa da ignorância com os números… E geometria? O instrutor da academia vai te pedir para fazer um ângulo de 90 graus — e será fundamental para eliminar aqueles buracos de que falei anteriormente. Química parece inútil, mas até na hora de cozinhar algum conhecimento daquela disciplina será aplicado. A professora de história é chata, mas essa aula será importante para você não se tornar uma neoliberal — aquele professor de geografia vai falar das belezas do capitalismo e irá defender uma tal de ALCA — ignore aquele babaca.

Você não irá conseguir passar num vestibular disputadíssimo de universidade pública, mas faça cursinho preparatório mesmo assim. Você conhecerá alguns de seus melhores amigos por lá. Não tenha medo da faculdade. Apesar da probabilidade, você não será a pior aluna da turma — e depois você vai perceber que desempenho na faculdade não fará qualquer diferença na vida de alguém. Gostar do trabalho não será obrigatório, mas saiba trabalhar — e isso inclui não se matar por ele.

Não fique com vontade de mandar ninguém pra puta que pariu, por isso, mande! Acredite no que for preciso acreditar e desista quando for preciso desistir. Ao longo da sua vida, reaplique o filtro solar a cada duas horas — algumas marcas dizem que o produto dura até quatro horas na pele, mas é mentira.

Rafaela Freitas

Written by

Jornalista, cruzeirense, proletária e entusiasta da cultura pop

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade