UMA COISINHA OU OUTRA SOBRE A VIDA
Viver é uma paradinha meio complicada. A vida é uma eterna batalha pokémon, onde você só tem um magikarp level 5 e tem que ficar lutando contra dragonites level 100 dia após dia. Você tá lá mandando ver no splash, se esforçando ao máximo, mas do outro lado sempre vem um hyper beam completamente descompensado que te destrói inteiro.
Só que se você parar pra pensar, essa complicação toda que é viver, se baseia em apenas 3 pilares/desejos que todo mundo compartilha:
- Querer ser feliz;
- Querer ser bem-sucedido;
- Querer ficar em paz com a própria cachola.
Uma pessoa que consegue dominar essa tríade aí de cima, deve ter a vida mais sossegada do mundo. O problema é que não tem caminho fácil pra atingir essas metas. A minha sorte é que durante a minha vida eu conheci algumas pessoas que me ensinaram mais do que elas podem imaginar e isso me deu alguns atalhos pra tentar atingir essas metas, ó.
Querer ser feliz
Eu relaciono a minha felicidade diretamente com a falta de problemas na minha vida. Quanto menos contratempo na minha frente, proporcionalmente mais de bem com tudo eu fico. E a maneira que eu achei de resolver isso foi seguindo 2 regrinhas que eu li há muito tempo na internet:
- Don’t sweat the small stuff
- Everything is a small stuff
Sério, anota isso aí na cabeça: não tem motivo nenhum no mundo pra você ficar esquentando a cabeça antecipadamente com nada. Eu sei que parece impossível levar a vida desse jeito, até porque todo mundo tem vários problemas que parecem ultra-mega-super importantes, mas, calma. O seu eu do futuro que vai ter que lidar com isso e até lá o que você pode fazer é unicamente se preparar.
O problema vai continuar lá, você se matando de preocupação ou não, então para, respira e vai fazer outra coisa.
Na faculdade, eu aprendi muito sobre isso tudo, mas não foi nenhuma aula que me ensinou. Durante uns 4 semestres, eu e o vitor sofremos muito com as provas e trabalhos, mas se tem uma coisa que a gente fazia bem demais era cascar a bica. De verdade, não importava quão ferrados nós estávamos, a gente sempre arrumava um tempinho pra parar na praça de alimentação e ficar rindo (muitas vezes do nosso palmeiras :/).
Querer ser bem-sucedido
Eu definitivamente não sou um cara bem-sucedido. Ainda.
Mas um dos fatores mais importantes pra chegar nesse ponto da vida, é simplesmente não desistir. Não tem idade ou momento pra você conseguir chegar nos seus obejtivos, é tudo questão de ter um norte, ter dedicação e consistência. Só você sabe o que você realmente quer, então só você é realmente responsável por suceder ou não. (Se você der ctrl c ctrl v nesse último parágrafo, com certeza tem algum livro de autoajuda que falou exatamente isso, com as mesmas palavras).
Mas apesar de eu não ser bem-sucedido, eu consigo tranquilamente perceber quem já está no caminho certo, bem lá na frente. É o caso do matheus do blog geek publicitário (inclusive, parabéns pelos 3 anos de projeto, maninho). Eu tenho muito orgulho mesmo de poder chamar esse cara de amigo. Uma das pessoas mais focadas e determinadas que eu já conheci. Conviver com gente assim é uma injeção diária de ânimo e vontade de produzir mais.
Mas quem não tem um matheus por perto, pode sempre ler e reler esse discurso do rocky 6 que é uma das coisas mais lindas já produzidas no cinema:
The world ain’t all sunshine and rainbows. It’s a very mean and nasty place and I don’t care how tough you are it will beat you to your knees and keep you there permanently if you let it. You, me, or nobody is gonna hit as hard as life. But it ain’t about how hard you hit. It’s about how hard you can get hit and keep moving forward. How much you can take and keep moving forward. That’s how winning is done! Now if you know what you’re worth then go out and get what you’re worth. But you gotta be willing to take the hits, and not pointing fingers saying you ain’t where you wanna be because of him, or her, or anybody! Cowards do that and that ain’t you! You’re better than that!
Querer ficar em paz com a própria cachola
Simplesmente, não adianta você ser feliz e bem-sucedido, se por dentro a sua cabeça for completamente bagunçada. O primeiro passo (e com toda certeza o mais difícil de todos) é ficar tranquilo consigo mesmo. E foi por isso que eu comecei esse texto, diga-se de passagem.
O mateus (nego) é uma das pessoas mais baitas que eu já conheci. Ele é daquelas pessoas que você vê de longe assim e já abre um sorrisão porque sabe que vem coisa boa dali. Só que o cara vai além disso. Entre uma cerveja e outra, a gente já deve ter conversado sobre absolutamente todos os aspectos humanos possíveis. E a verdade é que nossa cabeça nunca fui muito no lugar, mas isso servia demais pra nós ficarmos mais tranquilos.
E, por mais que a gente nunca tenha chegado numa resposta definitiva sobre como ficar em paz, tem um tweet dele que toda vez que eu leio me dá um novo insight:
Basicamente, é o seguinte, quer ficar bem? Faça o bem. Só isso mesmo. Eu não acredito em forças cósmicas e coisas do tipo “se você fizer o bem, a vida retribui”. Não, a vida é uma pessoa bem canalha que não tá nem aí pra você. Mas faça o bem e pronto. Não existe nenhum motivo real pra você fazer nada menor do que o bem. E isso é o que vai fazer sua barrinha de paz ficar enchendo.
Esse texto ficou muito mais autoajuda do que eu gostaria, mas segue o jogo.
Enfim, crianças, a moral da história é: façam amigos que o resto fica mais fácil. E se eles puderem servir de inspiração, melhor ainda.