Porque desconectar-se da internet vai melhorar sua concentração

Rafael Scheffer
4 min readJul 19, 2016

--

Hoje trago um artigo do Darius Foroux. Caso você tenha problemas de concentração devido a internet, dê uma olhada no post original do cara, se não tiver o inglês muito afiado, confere aqui a versão traduzida.

Viver em 2016 é ótimo. Você pode estar sempre conectado à internet, tanto na sua casa, quanto fora.

Com seu Smartphone você tem o mundo na ponta dos dedos. Parece ótimo, certo? NÂO.

A maioria das pessoas não usa a tecnologia, mas é USADA pela tecnologia.

Apps, jogos, vídeos, artigos, comerciais, programas de TV, são todos projetados para prender sua atenção. Então, sem você perceber, você desperdiça incontáveis horas todas as semanas. Sua atenção está em todo lugar, mas não no lugar certo.

“Quem está em todo lugar não está em lugar nenhum”

— Seneca

Por que você acha que o Netflix começa automaticamente o próximo episódio em 3, 2, 1? Quando isso acontece você pensa “Dane-se, vou assistir mais um episódio”.

O mesmo acontece com o YouTube. Por que você acha que as sugestões de vídeos são tão boas? Eles te prendem. Isso serve pra todo tipo de conteúdo. Sempre existe um “próximo” vídeo, episódio, artigo, jogo, filme; o que você puder imaginar.

O mais engraçado é que a maioria das pessoas que leem esse tipo de artigo sabem que a falta de concentração é ruim. E, recentemente, um grande número de artigos científicos e livros demonstraram os efeitos nocivos de distrações.

Especificamente, essas pesquisas mostram que distrações estão associadas com maior stress, maior frustração e maior pressão.

Focar no trabalho é DIFÍCIL. Nós estamos sempre distraídos.

E acredite, não é culpa sua. A tecnologia aproveita a parte mais primitiva dos seus instintos e te deixa de braços atados — ela te transforma num consumidor.

Então nem pense em tentar resistir a internet ou a tecnologia. Eu aposto que você já tentou alguma vez. “Eu nunca mais vou navegar sem rumo por horas”. É, pode acreditar!

O que realmente vai funcionar? Recentemente, eu escrevi um artigo sobre como venci a procrastinação criando um sistema (link para o artigo em inglês). Uma das partes mais críticas do sistema é essa:

DESCONECTE-SE DA INTERNET.

E só existe uma razão para fazer isso: Tudo em excesso faz mal. Até as coisas boas.

Muito exercício? Você vai estar em sobretreino.

Muito amor? Você vai sufocar as pessoas.

Muito trabalho? Você vai se esgotar.

Muita comida? Você vai engordar.

Muita água? Você vai morrer.

Então por que nós consumimos tanta internet? Eu me perguntei essa questão 2 anos atrás e não tive resposta. Então eu pensei: eu faço todo o resto com moderação, por que não uso a internet com moderação?

Logo descobri que não existe moderação quando se trata de internet. É como um buffet livre. Você está cheio, mas vai continuar comendo. E depois que você estiver estufado, o arrependimento vai te comer vivo.

Com a internet funciona do mesmo jeito. É tão tentador e gratificante, além de estar disponível em QUALQUER LUGAR. YouTube, Facebook, Snapchat, todos disponíveis pra você a qualquer momento.

Eu acredito que devemos eliminar coisas que causam distração. Mas também não quero viver minha vida como um recluso. Então precisei encontrar um meio-termo que funcionasse.

Percebi que algumas mudanças simples na minha atitude em relação a internet deram um jeito.

Eu fui do estado “sempre conectado” para “sempre desconectado.”

Na prática, funciona assim:

No meu celular, o Wifi e internet móvel ficam desligadas por padrão. Eu só ligo quando preciso.

No meu notebook, eu uso um programa chamado SelfControl enquanto estou trabalhando (teste o FocusMe, caso use Windows). Ele bloqueia sites com distrações. A vantagem é que apps como Evernote, DayOne, Office 365 continuam conectados para que eu posso salvar meu trabalho na nuvem.

Estar “sempre conectado” não é algo bom para sua concentração e sua produtividade.

É a mesma coisa que ir à academia. Ou jantar. Ou ter uma noite romântica com seu (sua) parceiro (a). Você não faz isso 24 horas por dia. Você faz isso por 30 minutos, uma hora, ou algumas poucas horas. Essas coisas em excesso simplesmente não dão certo.

Estar desconectado da internet fez maravilhas para mim. Eu não sinto mais urgência em checar meu smartphone, email, ou as notícias 500 vezes num dia.

Depois de um tempo, você sente que não está perdendo nada. Isso traz uma sensação de calma para sua vida.

Eu também aproveito mais os meus dias. Eu conquistei mais coisas do que nunca, me sinto menos distraído, e tenho mais tempo para gastar nas coisas que me deixam feliz.

No fim, a internet é apenas uma ferramenta. Entretanto, alguns de nós pensam que ela é muito mais do que isso. Mas estou bastante confiante que daqui uns anos não vou olhar para trás e me arrepender por não passar tempo suficiente na internet.

Você consegue imaginar essa situação? Você no seu leito de morte, falando para sua família: “Estou tão feliz que assisti tantos ‘FAIL compilations’ no YouTube.”

Não. Você provavelmente vai olhar para trás e refletir sobre o tempo que você passou com sua família e amigos. Nas memórias que você fez quando estava viajando. Ou como você adorava seu trabalho.

Pare de enrolação com a internet. Ela não está te levando a lugar nenhum, apenas a frustração.

E, depois de ler esse artigo, desconecte-se.

Você vai ter alguns sintomas de abstinência, como pegar o telefone 100 vezes. Ou apertar a tecla F (de Facebook) o tempo todo.

Mas eu te garanto que se desconectar vai ajudar você a FAZER muito mais.

--

--