O que a gente escolhe?

Vocês já perceberam que aquilo que mais faz diferenças nas nossas vidas é aquilo que a gente não escolhe? A gente não escolhe nossas famílias, por vezes a gente nem queria estar naquela família, mas a gente ama aquelas pessoas mesmo sem ter escolhido. A gente não escolhe nosso gênero e se você é mulher você passa por mil formas de opressão, simplesmente por ser algo que você não escolheu. Não escolhemos nem as pessoas por quem nos apaixonamos, nem quem vão ser nossos amigos, as pessoas aparecem na nossa vida e nos conquistam sem a gente escolher quem a gente quer. Não escolhemos nossa sexualidade, ao nascer não nos dão essa opção, a gente simplesmente descobre se a gente é hétero, homo, bi,pan ou assex , alguém dentro de nós, que não somos nós conta pra gente e todas nossas relações vão ser baseadas mais uma vez em algo que a gente não escolheu.

Já vi gente falando que o que nos define são as nossas escolhas, mas na verdade o que a gente escolhe diz pouquíssimo sobre nós. Na minha concepção o que define o que somos é tudo aquilo que a gente não escolhe e que algo que a gente desconhece escolheu, está tão marcado na nossa personalidade que nem nós mesmos somos capazes de escolher outra coisa pra nós.

Nosso nome, nossa idade, nossas características físicas, nossos medos,nossos traumas, até alguns pontos da nossa personalidade, a gente não escolheu nada, por isso é tão difícil quando alguém diz “fale um pouco sobre você” a gente não sabe quem é a gente, a gente vai aos poucos descobrindo aos poucos tudo aquilo que já está dentro de nós.