Curadoria #14 — Sobre Paypal Mafia, Realidade simulada e “Especial Obama”

Crianças.. Atenção aqui que vai começar!

Olá!

Que quinzena hein! Trump eleito; Superlua; Antonov pousou em SP; dois feriados em novembro; Brasil dando show pra cima da Argentina… e que liberem os preparativos para o Natal/Ano novo /Carnaval etc etc etc…

Talvez acabe ficando mais curto (e sem revisões — preciso rever o vídeo do Tim Urban sobre procrastinação), mas ainda assim, com aquele conteúdo para ir curtindo aos poucos ao longo da semana. Sou suspeito para falar, mas sempre acho que os da quinzena são melhores que os anteriores.

Sem mais delongas, vamos aos melhores links dessa quinzena!

The Paypal Mafia — Telegraph UK

(em inglês — set/14)

Provavelmente você já me viu falando aqui do Elon Musk (falaremos dele mais pra baixo hoje novamente), já ouviu alguém recomendando o livro “De zero a um” do Peter Thiel e também já ouviu aquela frase (não consegui encontrar exatamente a frase mas é algo como:) “Tão importante quanto ficar rico é deixar outros a sua volta ricos também”.. Se não me engano é do Jorge Paulo Lemann. Enfim! O fato aqui é, o PayPal deixou MUITA gente rica e além disso, muita gente saiu de lá para fundar o próprio negócio. Aquela máxima (novamente do Lemann) de “gente boa atrai gente boa” torna-se mais palpável quando vemos um desses casos na nossa frente.

Quantos daqui você reconhece?

Aqui você consegue ter uma dimensão da quantidade de “CEOs; Presidents; Chairmans e afins” e no link acima mostra onde cada um da “mafia” se encontrava antes do PayPal e depois dele.

Olha o tamanho disso… quem saiu do Paypal criou: Founders Fund, Tesla, LinkedIn, Yelp, fora cargos altissimos no Facebook, Netflix etc.

O que eu fico me perguntando sempre é: É possível ter a dimensão do que está sendo feito/da qualidade do time ao ponto de ter certeza que aquele pessoal todo vai ser lembrado na época em que está acontecendo?

Para pensar…

Realidades Simuladas — Jovem Nerd

(podcast — out/16)

Mais um podcast aqui… para colocar no carro/trabalho/em casa mesmo e curtir (ou se angustiar) com a ideia de que podemos estar vivendo numa realidade simulada. O tema é extenso mas interessantíssimo para uma conversa de bar.

Para contextualizar um pouco, tudo partiu desse vídeo aqui do Elon Musk explicando que basicamente a chance de vivermos numa realidade simulada é enorme (e o por quê disso ser ótimo):

“Uma chance em um bilhão de estarmos na realidade base. E isso é ótimo”

E então, o Jovem nerd fez um vídeo (muito por conta do lançamento de Westworld na HBO) e aproveitou o gancho.

É um pouco extenso (22min) mas compõe bem com o podcast

E a galera pirou com o vídeo a ponto deles fazerem um nerdcast (podcast do jovem nerd) com um pessoal mais especializado no assunto para dar profundidade no negócio. O resultado foi:

Não vou contar muito porque estraga a graça de fato… mas tem desde referências aos filmes (Matrix, MIB e por ai vai) até entrando em fatos científicos e tudo mais.

Divirtam-se.

“Especial Obama” — NowThis e Wired

(links variados — de datas variadas)

Como o Trump ganhou a eleição, gostaria de fazer um recap/especial com alguns links bacanas sobre o Obama em sí. Pra deixar registrado aqui como foram esses últimos 8 anos e para não nos esquecermos de como ele foi um cara exemplar e inspirador.

Últimos 100 dias do Obama — NowThis

O NowThis tem uma missão de trazer conteúdo informativo para o seu “social feed”. Confesso que eles conseguem cumprir com maestria! vídeos de 1; 3; 6 minutos, algumas palavras na tela, trechos de entrevistas. Uma linguagem muito bacana e atualizada. É impressionante ver o acesso que eles tem ao Obama (tem uma sequência toda somente dele). Além disso, esses últimos 100 dias foram trazendo aos poucos memórias dos últimos 8 anos. Show de bola rever tudo o que foi feito e como o tempo pode ser cruel com as pessoas!!

Essa exclusiva saiu até no Jornal Nacional no dia.

Barack Obama: Now is the greatest time to be alive — Wired

(em inglês — out/16)

Guest Editor. Sim! Fizeram o convite e, segundo ele próprio, aceitou na hora…

“WHEN WIRED ASKED me to guest-edit the November issue, I didn’t hesitate. I know it’s the height of election season, and I happen to have a day job that keeps me pretty busy. But given the chance to immerse myself in the possibility of interplanetary travel or join a deep-dive conversation on artificial intelligence, I’m going to say yes. I love this stuff.”

Se o link anterior tinha sido uma retrospectiva, esse é um olhar para frente. Aquele olhar de esperança e que faz o Obama ser o exemplo que é. Mas não é só com palavras bonitas e coisas tipo “relaxa que tudo vai dar certo no final” ele ajudou a fazer essa edição. Ele deixou (bastante) trabalho para o Vale do Silício e todos que, de alguma maneira, gostam/trabalham/acompanham/etc tecnologia. E ai vai o terceiro e último link desse “especial”:

Obama six tech challanges — Wired

(em inglês — out/16)

Cada desafio/missão foram direcionados para cada um dos gigantes da indústria (tem desde o Facebook até a General Motors no rolo) e cada um deles mostrou até onde podem ir/o que estão atualmente pensando para fazer com que esse desfaio seja concluído. Vou listar aqui apenas e para olhar ponto a ponto mais a fundo, basta clicar ali em cima e ler. Obs: vou fazer tradução livre.

  1. Combata a desigualdade.
  2. Melhore/fortaleça a cybersegurança.
  3. Garanta que a inteligência artificial nos ajude no lugar de nos machucar.
  4. Mantenha os terroristas distantes do uso da tecnologia para fazer o mal.
  5. Desenvolva ferramentas que irão fazer o clima mais resiliente e que a energia limpa seja difundida/esteja disponível para todos.
  6. Torne mais fácil a participação da população nos governos.

Eai? Essa listinha de tarefas não é extensa, mas é complicada de resolve-la…


Acabou! novamente, muito obrigado! Espero que tenham gostado da seleção da quinzena.

Se gostaram, deixe sua recomendação aqui no medium, divulguem e passe pra frente! Quanto mais likes, mais recomendações, mais coraçãozinhos etc mais longe esse texto vai!

Abraços e até a próxima!