Curadoria #5 — Brexit, Natural computing, Olimpíadas, Elon Musk e mais.

Felipe Rama
4 min readJul 5, 2016

--

Pqp!!! Chegou mais uma seleção de links pra ler/ver/etc…

Olá!

Mais uma vez aqui, agora pela quinta vez (ou dois meses e meio!). Não é das coisas mais simples manter isso aqui de pé, mas o retorno das pessoas e incentivos fazem valer a pena.

Na semana passada comentei com uma pessoa que tomava mais ou menos 2 horas para escrever 5 minutos aqui… Levando em conta colocar os links, os side-links e revisar. Sem contar as leituras e o que vou pensando e juntando ao longo dos 15 dias. Fim da história: basicamente ele não acreditou!. Comentei que isso tenderia a diminuir conforme fosse treinando. Além disso, não penso que serão necessárias 10.000 horas.

Aqui nessa semana vou falar de Brexit e o referendo no Reino Unido sobre a saída ou permanência da União Europeia usando o The Guardian (jornal de lá) que sempre faz ótimas matérias e ótimos “especiais” como esse. Vou falar também sobre Olimpíadas e posicionamento político dos atletas (polêmica histórica para dizer o mínimo)… Esse texto é do jornalista esportivo e amigo Gustavo Mesa. Continuando na sequência, falaremos sobre fractais, geometria e o conceito de Natural Computing e por fim, um ótimo texto quebrado em 4 partes (colocarei apenas a parte 1 porque já é algo BEMMM grande) do Wait But Why sobre o Elon Musk (e como é ter uma entrevista com ele).

Vamos que vamos:

EU Referendum — TheGuardian

(em inglês — jun-jul/16)

Jornal que gosto muito de acompanhar por conta do ótimo visual, bons textos, uma sessão recheada de Long Read e por ter uma boa pitada de humor inglês!

Nesse link tem desde editoriais com o posicionamento do jornal até a história contada em fotos ao longo dos dias após a votação.

Ponto alto aqui também fica por conta dos infográficos. Esse aqui mostra como foram as votações (quem quis ficar, quem quis sair, escolaridade/sexo/e uma serie de outros dados dos votantes)

Em que ponto estamos agora sobre o Brexit? O vídeo abaixo mostra:

Qual é a discussão a partir de agora? — Aqui você encontra mais vídeos sobre o Brexit. Fonte: The Guardian no youtube.

COI pode punir protestos de atletas — Metro Jornal

(jun/16)

Gustavo Mesa divulga seu texto no facebook dessa maneira: “E se alguém chega na Olimpíada e manda um “Fora Temer” no pódio? O que pode acontecer? Fiz uma matéria sobre o assunto!”

Não tem como não se lembrar de imagens históricas e não se lembrar que estamos com discussões políticas desde 2013/14 de forma intensa. Com os jogos olímpicos no Rio se aproximando, a chance de algum protesto acontecer pode existir (pode mesmo? há engajamento suficiente?). O que será feito? Como o atleta poderá ser punido? Enfim… vale a pena ler!

Além desse texto sobre as Olimpíadas, também recomendo o texto sobre curiosidades da Islândia, a xodó da Eurocopa que foi eliminada no domingo pela França, dona da casa.

Fractais e a Geometria da Natureza — PRISMA

(Confesso que tentei achar a data e não consegui)

Outro dia tava num papo sobre padrões das coisas e ai o assunto dos fractais entraram no assunto. Desde como é bem mais difícil que a geometria do colégio, como formam artes bonitas, suas aplicações (como a antena fractal utilizada pela Motorola e que lhe garantiu uma eficiência energética).

Além disso, o padrão fractal na questão do zoom (você vai ver sempre a mesma forma independente da aproximação) e por ai vai. Um último ponto que chegamos foi sobre Natural Computing (que por sí só é um conceito mais amplo que apenas fractal. Aqui é englobado a questão do computador quântico; estudos do DNA; biologia sintética etc). E indo um pouco mais atrás desse assunto, descobri que tem um brasileiro fera demais. Veja abaixo:

Temos um brasileiro entre os grandes “cabeças” desse assunto!

Elon Musk: The World’s Raddest Man — Wait but why

(em inglês — Maio/16)

  1. Imagina escrever textos fodas;
  2. Imagina receber uma ligação de alguém da equipe do Elon Musk dizendo que ele lê seus textos e ele quer marcar uma entrevista com você;
  3. Pronto. Ta aí.

Ta aí, o cara precisou se preparar, precisou falar com pessoas próximas ao Musk, sobre as indústrias em que ele está envolvido. Enfim, Tim Urban, o escritor, teve que correr atrás de um monte de coisa para não fazer feio.

E não faz, a entrevista além de ser muito bacana em que é possível entender exatamente o que se passa na cabeça do homem por trás da Tesla,da Space X e da Solar City, dá para entender também o que ele imagina para o futuro de cada uma dessas empresas e setores.

Esse ai é só o primeiro da série de 4 textos que foram escritos sobre essa entrevista e encontro com o Elon Musk. MUITO MUITO fera!

Acabou! novamente, muito obrigado! Espero que tenham gostado da seleção da quinzena.

Se gostaram, deixe sua recomendação aqui no medium, divulguem e passe pra frente! Quanto mais likes, mais recomendações, mais coraçãozinhos etc mais longe esse texto vai!

Abraços e até a próxima!

--

--