Curadoria #7 — Sobre o Rio, Seinfeld, Muros e mais.

O Ali ficou impressionado com o que leu!

Olá!

Não tive muito tempo para elaborar esse Curadoria por conta de um monte de coisa que está acontecendo (Inclusive que eu perdi todo o texto e tive que reescreve-lo)! Vou ser mais curto do que de costume, mas pensando bem, esses links/vídeos/etc ficaram muito legais!

Pra quem ainda não conhece o “formato”, sugiro começar por aqui. Caso goste, vá indo na sequência… dá pra ver a evolução de um para o outro.

Vamos ao que interessa:

Beyond the Map — Google

(Jul/16)

Isso é sem dúvida nenhuma é a coisa mais irada que eu vi nos últimos tempos! O Google, em clima de Olimpíadas, entrou nas favelas cariocas e te leva numa jornada única de conhecer cada pedaço do morro. É uma imersão e tanto, ainda mais se você utilizar um headphone, como recomendado. Aqui mostra o tamanho e a força que o Google Street View, aliado com um “storytelling” te faz querer passar um tempão até chegar ao final de todas as histórias e lugares em que é possível passar.

O Beyond the Map mostra um pouquinho de como uma câmera 360 pode ser bem utilizada com fins de te colocar na situação apresentada.

Por fim, o Google Arts & Culture também dispõe de um outro site complementar. Para explorar mais, basta clicar AQUI

10 Pãezinhos Blog— Fabio Moon e Gabriel Bá

(em português)

É bem engraçado quando falamos do Fabio Moon e Gabriel Bá (quase como Sandy e Junior e outras duplas em que os dois acabam sendo reconhecidos como um só). Quem lê HQ entende a importância em que a dupla tem… Isso em nível mundial. Para se ter uma ideia, o Daytripper é a série brasileira mais premiada:

“A minissérie ganhou os prêmios Eisner e Eagle, além de ter sido indicada ao Harvey e ao Shel Dorf Awards e ficado duas semanas na lista de coletâneas em quadrinhos mais vendidas do The New York Times.”

No blog do link acima, é possível ter bons drops e boas tirinhas. Quase sempre o uso de animais na fala tem um motivo:

Você lê… não entende… re-lê… e sente o choque

Every Seinfeld Episode Ranked — Vulture.com

(em inglês — jun/15)

Quem me conhece sabe o entusiasmo que falo de Seinfeld… Muitas pessoas não conseguem nem entender como uma serie dos anos 90 ainda faz tanto sentido e consegue ser lembrada em um monte de situações.

Seinfeld, George, Elaine e Kramer formam um quarteto de amigos que vivem diversas situações cotidianas em nova york. Basicamente é isso que toda sinopse diria. Como os beatles, todo fã da serie tem um personagem predileto.

Para se ter uma noção de como Seinfeld foi importante, eles foram os primeiros a receber US$ 1 milhão por episódio; é uma das poucas series que ainda passam reprise e, talvez não tenham sido os “pais” do sitcom, mas com certeza foram os reis ensinando com maestria como fazer boas piadas em 22 minutos. Além disso seus personagens já foram motivos de estudo e você consegue fazer um passeio pelas locações dos episódios e vivenciar NY como eles viram.

O link acima rankeia todos os 169 episódios da serie… e essa pode ser uma boa forma de assistir a serie (além de assisti-la em ordem cronológica).

Deixo abaixo o que o ranking coloca como o melhor episódio. E não é para menos, ganhador de um Emmy trata um tema sobre masturbação em horário nobre, sem em nenhum momento dizer palavras baixas. Enfim, humor inteligente, sarcástico e dos bons!

O episódio é baseado em uma aposta pouco usual… e a frase “master of my domain” caiu no popular…

Outro episódio que eu passo mal de tanto rir é o The Marine Biologist.. Uma nota 9,3 pelo IMDB mostra bem como é o perfil do George. Por fim, se você ainda não está convencido por onde começa a ver a serie e quer ver o Kramer em destaque, comece pelo The Subway

Por fim, é importante dizer que muito da serie é por culpa do Jerry Seinfeld e do Larry David. Uma química pouco usual que pode ser vista mais a fundo AQUI.

Fight of the Century Round Two— EconStories

(em inglês — com legendas em inglês — abr/11)

Sempre que alguém me pergunta sobre alguma literatura de economia ou por onde começar caso queira entender um pouco mais do assunto fico com o pé atrás de passar algo de introdução do Mawkiw e na verdade aquilo ser tóxico/muito raso. Por outro lado, também acho pesado/”árido” demais passar um dos clássicos… Se você não tiver uma prova ou um trabalho pela frente, a facilidade de desistir do assunto é imensa.

Sendo assim, sempre gosto de mostrar esses vídeos atuais que mostram “batalhas” entre economistas. O video acima mostra Keynes e Hayek, cada um contando suas ideias e motivações… O vídeo também é ilustrativo em algumas nuances como a famosidade do Lord Keynes contra a pouca fama de Hayek.

Além desse, temos a parte 1 dessa batalha (vídeo abaixo) e um feito aqui no Brasil numa conversa entre Marx e Smith (caso tivessem vividos na mesma época)

Jeitinho indolor de aprofundar o conhecimento em economia

Walled World — The Guardian

(em inglês — nov/13)

Como todos sabem, piro nos infográficos e matérias longas do The Guardian (como eu os utilizei para falar do Brexit). Lembrei do link acima por conta do que estamos ultimamente vivendo com esse lance todo do Trump ter oficializado sua campanha a presidência dos Estados Unidos e sua enorme vontade em construir mais muros.

Mas não pense que é só nos EUA e na China que existem muros e muralhas grandes… Isso é bem mais perto do que você imagina. Na grande SP, a matéria também cita sobre Alphaville (inclusive com uma entrevista de um amigo meu sobre o assunto). O ponto alto fica por conta de uma própria citação dele:

“ É um lugar que distancia os residentes da realidade. Meus próprios pais chamam o lugar de o Show de Truman” (tradução livre e link meus).

Sempre é valida a reflexão de vários aspectos (como a matéria faz). Desde a visão de um morador até a visão do empresário de cercas elétricas. Outro ponto que devemos ter em mente em troca de uma “segurança” maior é a questão da Gentrificação. Não vou me alongar no assunto, mas a UOL tratou muito bem em uma das suas Tabs (um novo formato também que me agrada muito!).


Acabou! novamente, muito obrigado! Espero que tenham gostado da seleção da quinzena.

Se gostaram, deixe sua recomendação aqui no medium, divulguem e passe pra frente! Quanto mais likes, mais recomendações, mais coraçãozinhos etc mais longe esse texto vai!

Abraços e até a próxima!