É mais ou menos essa a pretensão… links e textos de qualidade, não necessariamente sobre temas ou fatos da atualidade/da semana.

Curadoria — Piloto

Felipe Rama
3 min readMay 11, 2016

Olá!

Após ouvir de alguns amigos próximos que eu deveria gerar algum conteúdo e transmitir o que ando lendo/vendo/ouvindo/aprendendo por aí, resolvi centralizar tudo isso aqui no medium e fazer com uma certa frequência pré estabelecida.

A princípio será no formato de newsletter/curadoria de links e sugestões a cada 15 dias — com um comentário meu em cada tópico e não necessariamente serão links ~atuais~e nem numa quantidade pré estabelecida — . Aliado a esse quinzenal, poderão surgir textos de maior profundidade (e quantidade de palavras) semelhante aos long reads dos jornais (ex: The Guardian — Long Read). Textos com um tema definido/único, que tome mais tempo e que seja mais aprofundado… mas neste segundo formato não vou colocar prazos de entrega que vão jogar contra!

Os temas? Vish! Lembram da entrada do Fantástico mundo de bob?… É bem por aí.

Sem mais delongas, seguem abaixo 4 links e seus respectivos comentários:

Por que o medium?Oscar Godson

(em inglês — abr/13)

Como primeiro link, nada mais justo para entender a motivação de utilizar o medium como plataforma de escrita. Em poucas palavras: Ele é o oposto do textão tão difundido no facebook e não é “solitário” como um blog.

Qualidade e interação são essenciais por aqui…

Além dos números do PVC — Revista VIP

(dez/2009)

Esse é um dos poucos textos que sempre releio. O PVC é um daqueles jornalistas esportivos que já fazem parte da cultura popular. Ame ou odeie seu jeito de quantificar o mundo da bola, é impossível não reconhecer seu esforço e seu dia-a-dia disciplinado para entregar um pouco a mais do que a média dos jornalistas/comentaristas esportivos.

Será que ele já aprendeu a usar o excel e tem um HD como backup de tudo?

How Snapchat built a business — Bloomberg

(em inglês — mar/2016)

O texto acima não vai tentar explicar como o snapchat funciona (falaremos disso para um link futuro); nem mostrar que crianças de 13 anos já estão achando o facebook como “coisa de velho”(também mostrarei num futuro próximo… me cobrem!). A ideia do texto é entender como e por onde a ferramenta faz dinheiro e é encarada como um negócio.

De SP pro RJ pra SP pro RJ pra…* — Antonio Prata — Folha de SP

(Precisa ser assinante ou com limitação mensal — fev/2016)

Antonio Prata, escritor e filho do Mario Prata, aparecerá muitas vezes por aqui. Sua coluna semanal aos domingos são sensacionais e casa perfeitamente na ideia do “Cotidiano” da Folha.

Trecho:

“…Minha patroa anoréxica não via o filho há dois anos por causa de um job top que estava managing alinhada com uns coworkers numa joint-venture de um fund com uma kickstarter de apps para encubadoras, o estagiário de 19 anos já tinha rugas e cabelo branco, almoçavam shake de proteína e injetavam Red Bull na jugular. Fiz uma asa-delta com clipes e post-its e saltei do alto do prédio.”

A inspiração veio desse texto da New Yorker como o próprio autor afirma.

Por fim, como a (principal) ideia disso é a interação e a troca de conteúdo que valha, quero receber de vocês o que pode agregar na listagem acima!

Ajudará e muito para os próximos e a continuidade dessa curadoria.

PS: Esse ainda é um Piloto para ver se continuo a fazer e para ver se vai dar certo neste formato.

Abraços!

--

--