Computação Gráfica — Animação 3D

Opa! Tudo bem? Nesse artigo vou falar sobre Computação Gráfica — Animação 3D. Sou apaixonado por tecnologia e de uns tempos pra cá, estou fascinado por esse mundo da computação gráfica, venho pesquisando muito sobre essa área, e estudando tudo que encontro, se você já vem pesquisando á algum tempo sabe que no Brasil não existe muito conteúdo sobre computação gráfica e animação 3D.

Depois de muita pesquisa sobre Computação Gráfica, encontrei uma pessoa chamada Rafael Braga, ele tem mais de 10 anos de experiência em animação 3D, já participou de diversos projetos para diversos clientes como: LG, Bradesco, Coca Cola, e muitos outros.

Vendo o déficit de profissionais na área e a falta conteúdo sobre animação 3D no Brasil, o Rafael Braga criou o treinamento Maya Dominado, onde ele ensina animação 3D, utilizando o Autodesk Maya, um software de animação 3D muito usado na computação Gráfica. Falando de computação gráfica — animação 3D, esse treinamento foi o melhor que encontrei em língua portuguesa.

Caso queira de fato aprender animação 3D, não deixe de conferir a página oficial do treinamento Maya Dominado.

O Que é Computação Gráfica?

Quando falamos em computação gráfica, já pensamos nos filmes animados, como por exemplo: Os Incríveis, e Era Do Gelo. Mas a animação 3D não se resume somente a isso. A computação gráfica é muito usada em comerciais de TV, e também e vários filmes tradicionais fazendo com que os personagens criados na animação gráfica se interagem com as pessoas reais como no filme The Smurfs.

O Que é Animação Gráfica?

A Animação Gráfica é uma arte onde é criada imagens em movimento utilizando recursos da computação. A animação gráfica é um subcampo da computação gráfica que surgiu durante a era da animação por computador.

Cada vez mais, trabalhos vem sendo criados com a animação gráfica, principalmente usando os gráficos 3D.

Era da Computação Gráfica

Também conhecida como período da animação por computador, foi o período entre a década de 80 e os anos 2000, onde foram produzidos vários filmes feitos por gráficos de computadores, essa época também ficou conhecida como o começo da era da informática.

Durante essa época vários estúdios de animação como a Walt Disney Pictures, Paramount Pictures entre outros, começaram a produzir imagens feitas por computador. A primeira amostra lançada foi em 1984, dirigida pelo diretor e produtor americano John Lasseter, conhecido por ser chefe de criação da Pixar e Walt Disney.

Como Fazer Uma Animação Gráfica?

Fazer uma animação 3D não é simples, porém não é um bicho de sete cabeças, desde que você encontre um treinamento desenvolvido passo a passo, explicando cada detalhe da criação de imagens gráficas.

Eu indico o treinamento do Rafael Braga, pois já perdi muito tempo estudando materiais espalhados na internet, mas nada era bem detalhado ou seguia uma estrutura de ensino, e para uma pessoa como eu que não sou nerd, não é fácil aprender sozinho. Então o treinamento Maya Dominado me fez da um salto no aprendizado de animação 3D.

Fica aqui uma dica para quem quer aprender a fazer animação 3D.

Um grande Abraço!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.