Usando o CANVAS da Proposta de Valor para Entender seu Cliente.

Ramon Lameira
4 min readOct 20, 2017

Já ouviu falar da iniciativa vingadores ?

Brincadeiras a parte, essa frase resume por completo o básico a ser feito depois de se construir algum modelo de negócios ou ter uma ideia, é partir para a prática e saber a opinião das pessoas.

Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade.

Walt Disney

Como proposto hoje irei falar do CANVAS PROPOSTA DE VALOR. Que é a forma de você validar a construção do seu modelo de negócios, se por um acaso você não sabe o que é um modelo de negócios, clique aqui.

O que é uma Proposta de Valor?

Um valor percebido pelo cliente pode ser quantitativo, como preço e prazo de entrega, ou qualitativo, como design, funcionalidade e durabilidade.

Os principais valores de um determinado grupo de consumidores são:

  • Novidade: muitos clientes procuram por lançamentos no mercado e estão dispostos a comprar sempre o modelo mais moderno de um ou mais produtos.
  • Desempenho: esse valor é muito comum para consumidores de produtos tecnológicos, que costumam priorizar o desempenho das máquinas.
  • Personalização: é uma demanda muito comum atualmente, já que o mundo está cada vez mais plural.
  • Design: é geralmente o primeiro valor percebido em um produto, pode ser determinante para o sucesso nas vendas, até porque é um conceito ligado ao zelo e ao profissionalismo.
  • Status: esse valor é mais comum em determinadas classes sociais, mas há que ser observado também em situações específicas, como nos casos de grupos ou tribos.
  • Preço: bastante comum e valorizado, mas é preciso ter cautela para não correr o risco de ser associado com soluções de baixa qualidade.
  • Conveniência e usabilidade: é um valor muito procurado por conta da vida agitada, principalmente nas cidades grandes.
Fonte: http://fabiorobertoborges.com/blog/canvas-de-proposta-de-valor/

O Canvas de Proposta de Valor funciona na verdade como um zoom-in (uma espécie de detalhamento) dos blocos Segmentos de Clientes e Proposta de Valor do Business Model Canvas. Esses dois blocos formam, de fato, o coração de um modelo de negócios, pois abordam O Quê? e Para Quem? a empresa cria, entrega e captura valor. Veja abaixo destacados os dois blocos que são tratados com maior profundidade no novo canvas.

Como usar o Canvas da Proposta de Valor

A utilização da ferramenta demanda dedicação e empatia. — Pense em um cliente potencial típico, também chamado persona. É primordial que você se colocar no papel e pensar como um cliente, mas o ideal também é conversar com pessoas que possuam efetivamente o perfil definido. Isto porque, por mais que o empreendedor seja capaz de se colocar no lugar da persona, certamente terá ideias enviesadas sobre o negócio que o impedirá de compreender de forma mais profunda as reais aflições, perdas e ganhos do cliente.

Fonte:http://www.upstairs.com.br/canvas-proposta-de-valor/

Lado direito: perfil do cliente

Fonte: http://www.upstairs.com.br/canvas-proposta-de-valor/

No lado direito do gráfico, deve estar o perfil do cliente, que é dividido em: tarefas do cliente, dores e ganhos.

Em tarefas do cliente deve ser colocado, em forma de lista, tudo o que esse consumidor precisa realizar na sua vida pessoal e profissional.

Na parte das dores, é preciso identificar quais são os problemas desse cliente, os obstáculos enfrentados que poderão ser solucionados pelo negócio.

Na divisão referente aos ganhos, deverão ser descritos os benefícios percebidos pelo cliente.

Lado esquerdo: mapa de valor

Fonte: http://www.upstairs.com.br/canvas-proposta-de-valor/

O mapa de valor é composto por três partes: produtos e serviços, analgésicos e criadores de ganhos.

Na seção produtos e serviços, deve-se descrever todos os elementos que serão oferecidos ao cliente, de acordo com as outras etapas do processo.

Em analgésicos, como o nome já diz, são os agentes que aliviarão as dores do cliente.

Por fim, o bloco criadores de ganhos determina os elementos dos produtos ou serviços que trarão benefícios aos clientes.

Atrair, conquistar e fidelizar o público-alvo são tarefas essenciais para qualquer negócio ter vida longa. E, para isso, usar o Canvas Proposta de Valor para definir o que vai levar os melhores benefícios aos clientes é uma escolha acertada.

Prepare o seu Canvas Proposta de Valor mesmo que já tenha produtos e serviços no mercado, aprimore suas soluções e ganhe cada vez mais clientes satisfeitos.

Fonte: http://fabiorobertoborges.com/blog/canvas-de-proposta-de-valor/

Estamos aqui para fazer alguma diferença no universo, se não, porque estar aqui?

Steve Jobs

Feito isso, temos a construção do nosso modelo de negócios e saímos a rua para validar a ideia. Caso ela tenha aceitação é hora de colocar suas ideias em prática. Caso precise fazer ajustes faça e volte a validar com possíveis clientes, caso haja uma rejeição muito grande é hora de repensar se é válido levar esse negócio em frente.

--

--

Ramon Lameira

Carioca, 24 anos, Estudante de SI na UFRRJ. Empresário Júnior, empreendedor e voluntário. Foco em educação empreendedora e novas tecnologias.