10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ABRIR UM NEGÓCIO

Começar um negócio é empolgante e ao mesmo tempo assustador. Envolve diversos fatores que vão além da vontade (ou necessidade) de abrir uma empresa. Nesse texto separamos 10 coisas que você precisa saber antes de abrir seu negócio.

1. Conheça a si mesmo

Os filósofos gregos já diziam Know Thyself (conheça a ti mesmo). Autoconhecimento é algo poderoso. É o nível mais alto de conhecimento que podemos obter. O que se aprende em uma escala pode ser aplicado em diversas outras sendo irrestrito o alcance do que se pode conquistar quando você domina muito bem as questões sobre si mesmo. Conheça a si mesmo, questione-se frequentemente: Quem sou eu? O que me motiva? O que eu tenho de especial que me torna único? Que tipo de vida eu gostaria de ter? Isso é fundamental antes de tomar decisões importantes sobre o tipo de negócio que você gostaria de se envolver ou construir. Quer mais dicas? clica aqui.

2. Encontre um problema para resolver

Muitas vezes temos a vontade de montar um negócio, mas não sabemos por onde começar. Por característica geracional, somos seres múltiplos, com interesses, gostos e habilidades abrangentes. Construir o escopo de um negócio parte do princípio de fazer escolhas sensatas do que fazer para impactar a vida das pessoas. Encontre um problema para resolver ou uma oportunidade que melhore a vida de um grupo de pessoas. Quer inspiração? dá uma olhada nesse link: Influentes, solteiros e independentes.

3. Estabeleça seu lugar na multidão

Foco: essa é a palavra de ouro para quem quer ter um negócio. Delimite o que você vai fazer, quanto mais restrito for o grupo de pessoas que você pretende atingir maiores as chances de acertar o alvo. Não saia tentando vender para todo mundo ou aceitando qualquer oportunidade que surgir. Estabeleça seu lugar na multidão, construa seu espaço lá e diga não ao que pode desviar você deste lugar.

4. Planejamento é Ouro

Ter uma boa ideia não é suficiente para que um negócio dê certo. Quase todos os empreendedores que conheço sofrem com a mesma maldição: gostamos de começar coisas mais do que gostamos de terminá-las. Uma das razões disto é que o tempo todo temos novas ideias e descartamos antigas, o que pode ser muito positivo, pois devemos estar sempre atentos a oportunidades que vão funcionar melhor para o negócio. Entretanto a falta de planejamento é um fator que leva ideias a morrerem rapidamente sem serem efetivamente colocadas em ação. Empreender passa por muito planejamento, ele é essencial para que o negócio prospere. Tenha ideias, mas planeje como executá-las e quais desdobramentos ela terá. Entenda mais por que planejamento é essencial aqui.

5. Entenda os números

Muitos negócios não dão certo por mal entendimento da dinâmica financeira. Saiba sempre como administrar as finanças do seu negócio, mesmo que você tenha alguém fazendo isso para você. Tenha uma boa compreensão das suas vendas, margens brutas, lucros, fluxo de caixa e as métricas específicas associadas ao seu negócio. E principalmente, procure maneiras de reduzir custos onde você pode, não gaste demais onde não precisa nem menos onde é fundamental.

6. Diga não

Simples assim. Aprenda a dizer não para tudo o que não faz sentido para seu negócio, uma boa oportunidade deve estar alinhada ao propósito da sua marca e trazer benefícios para sua empresa. Se não for assim, diga não.

7. Sua marca é seu bem mais valioso

No futuro muitas empresas irão disputar o mesmo espaço por oferecerem produtos muito semelhantes. Não entre nessa disputa, crie uma marca forte e inesquecível. Não negligencie o Branding e trabalhe para mostrar que sua marca é muito mais do que aquilo que você vende. A sua marca é seu bem mais valioso é ela que vai trazer fãs e clientes fiéis para seu negócio. Entretanto, de nada adianta uma marca forte se o produto/serviço que você entrega não estiver a altura. Lembre-se disso, pois seus clientes estão cada vez mais exigentes e informados.

8. Você vai querer desistir de tudo

E não vai ser nem uma, nem duas, nem dez vezes. Provavelmente, você vai querer desistir de tudo todos os dias. Empreender é algo difícil e requer muita força de vontade, determinação e foco. Nem sempre o resultado vai ser de acordo com o que você esperava, nem sempre as coisas vão acontecer do jeito ou da velocidade que você queria, mas acredite em você mesmo e no seu negócio. Supere um dia de cada vez.

9. Você não vai saber todas as coisas

E nem precisa. Foque nas coisas que você faz bem e encontre parceiros para te ajudar com o restante. Você não vai saber de todas as coisas, mas precisará saber quem pode lhe ajudar quando necessário.

10. Persistência vale mais que boas ideias

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu que a persistência vale mais que boas ideias. Mas finalizo com este pensamento, pois ele é talvez a dica mais valiosa para quem quer empreender. Tenha boas ideias, planeje, e entenda a dinâmica do seu mercado e público, mas principalmente saiba que o sucesso só vem para quem persiste. Quantos empreendedores que você conhece teve sucesso no primeiro negócio? Ou na primeira tentativa? Quantos tiveram que reinventar seus negócios várias vezes para poder se manter no jogo?

Os filmes e Best Sellers gostam de mostrar que basta uma boa ideia que pronto, você vai ficar milionário. Lembre-se que esses casos fazem parte de 0,001% da realidade. Tomara que você entre nesta estatística, mas previna-se pois a chance de você fazer parte dos outros 99,999% é muito maior.