A busca de patentes como ferramenta de inovação empresarial

Raphael Cardoso Mota Pereira
3 min readMay 30, 2022

--

Não importa o porte da empresa quando se trata de inteligência de mercado. Através da busca de patentes é possível obter informações sobre tendências de desenvolvimento tecnológico que garantem o sucesso de qualquer negócio, seja para o futuro ou o agora. Neste a artigo vamos entender as principais razões para realizar uma busca de patentes antes de iniciar um novo desenvolvimento tecnológico para uma solução.

De acordo com especialistas em contabilidade, entre 70% e 90% do valor atual das empresas consiste em propriedade intelectual. Esse valor é obtido através de uma valoração pelo custo de desenvolvimento, e são contabilizados de acordo com as normas internacionais de contabilidade. Obviamente esse valor é composto por ativos intangíveis baseados em tecnologia, mas também incluem contratos, artes, clientes e mercado.

Vivemos a economia do conhecimento, esse é um fato comprovado pelas empresas mais valiosas do mercado. Por isso, a informação tem se tornado cada vez mais estratégica para o desenvolvimento de novos negócios, principalmente com o objetivo de antecipar mudanças de mercado e tecnologia.

Antecipar mudanças de mercado e tecnologia.

A busca de patentes pode ser uma ferramenta poderosa para entender os cenários futuros. Pois, as empresas buscam patentear primeiro os seus inventos, antes de lançá-los no mercado. Por isso, canais jornalísticos de tecnologia conseguem prever com muita acuracidade as melhorias da nova versão do iPhone, sem que a Apple tenha divulgado informações.

Patente mostra como Apple pode retirar notch da tela dos iPhones

Da mesma forma é possível entender a estratégia tecnológica de uma empresa de acordo com as patentes que estão sendo depositadas. Nesse caso, a Epson que sempre foi reconhecida como uma empresa de impressoras, tem depositado uma quantidade significativa de patentes sobre baterias de lítio, o que indica sua estratégia para o mercado energético no futuro.

Competitividade no desenvolvimento.

Nesse sentido, não inicie o desenvolvimento de uma nova tecnologia ou solução sem antes realizar uma pesquisa de anterioridade profissional. De forma objetiva, a busca de patentes permite três estratégias: a) não inventar a roda; b) aprender com o erro dos outros; c) e reduzir custos de desenvolvimento. Abaixo algumas dicas importantes:

  • Evite a miopia de desenvolvimento. Por não enxergar no entorno a organização pode pensar que está inventando a roda.
  • Verifique as empresas que mais depositam patentes sobre determinada tecnologia. Conhecer e entender a estratégia dos pioneiros, e não apenas dos imitadores. Normalmente, os competentes imita para melhor, mas existem muitos que copiam para pior.
  • Relacione depósitos de patentes com o lançamento de produtos. É incrível perceber como muitas vezes o público ou mercado não está preparado para receber determinada tecnologia. Time-to-marketing é uma viabilidade de projeto, e é importante aprender com o erro dos outros.
  • Levante uma lista de tecnologias e produtos para licenciamento. Imitar pode sair caro, pois o desenvolvimento de um produto não está centrado apenas na reengenharia. Então licenciar pode ser uma alternativa para economizar em muitas outras dimensões, como: marketing, legislação e regulamentação.

Se você tiver interesse em realizar uma busca de anterioridades profissional, conte com os préstimos da Bureau R, uma assessoria em propriedade intelectual que é especializada em startups e pequenos negócios.

--

--