EduTec&Cria, conhecimento que vai direto aos pontos

Raphael Cardoso Mota Pereira
3 min readJun 11, 2022

A Curadoria EduTec&Cria tem o objetivo de disseminar o conhecimento e promover uma discussão crítico-reflexiva sobre temas contemporâneos relacionados à educação, tecnologia e criatividade. Neste artigo vou compartilhar um pouco da minha experiência de organização de várias edições, que foram realizadas no Laboratório de Ideação do Inatel.

Segundo Gilberto Dimenstein e Mario Sergio Cortella, autores do livro “O que importa é saber o que importa!”, vivemos um tsunami informacional, mas esse tsunami não é sinônimo de conhecimento. O que configura um grande desafio de educar e formar pessoas em tempos tão velozes.

Nesse sentido, a iniciativa do programa foi de construir um conhecimento através da visão crítica de um curador. Que com sua liberdade de curadoria delineou uma linha de raciocínio, uma visão ou perspectiva de futuro, através de suas escolhas para atividades junto a comunidade do Inatel.

O papel do curador é de coordenar uma variedade de atividades em um espaço de 15 dias consecutivos e com carga horária total de no máximo 12h e no mínimo 8h. O curador tem autonomia para convidar palestrantes e organizar atividades com a finalidade de promover a melhor experiência de conhecimento para os espectadores.

O programa começou em 2017 e acompanhei sei edições nos seguintes temas: Internet do Futuro, Industria 4.0, Smart Cities, Inteligência Artificial, Drones e Transformação Digital. Toda a programação dos temas pode ser consultada no site inatel.br/edutec, e várias atividades foram gravadas e transmitidas pelo YouTube, confira a playlist.

Edição Industria 4.0 com curadoria da IST Sistemas.

Criar pontes entre a academia e o mercado

As comunidades empreendedoras não podem ficar fechadas em si, mesmo que a comunidade interna seja grande e diversa. Olhar para fora é fundamental para construir pontes em que os empreendedores percebam oportunidades de negócio, parcerias para aquisição de novos recursos e construção de sentido no desenvolvimento de novos projetos.

Por isso a importância de trazer atividades que facilitam o dialogo e a reflexão sobre a contemporaneidade e as novas tecnologias, que podem criar pontes entre a academia e o mercado e facilitar o surgimento de projetos de inovação.

A Curadoria EduTec&Cria foi um laboratório incrível para criação de conteúdo de alto nível e gerar conexões de qualidade. Vale ressaltar que todo o trabalho de curadoria e participação é voluntário, mas no final todos todos os envolvidos ganham e o impacto para a comunidade é sempre positivo.

Edição Smart Cities com curadoria do Prof. Joel Rodrigues.
Playlist do programa no Youtube.

--

--