Pergunta: “A Hinode é uma Pirâmide? ”


Oi, meu nome é Raphaell Dyego, sou formado em Computação pela UFC. O assunto que vou falar é basicamente sobre: Hinode o//, Marketing Multinível, também conhecido como Marketing de rede \o/ e … Pirâmide Financeira -_-. E com todos esses assuntos que irei abordar e tentar explicar, irei responder a pergunta inicial: “A Hinode é uma Pirâmide?”.

O texto é um pouco “extenso”, mas partes finais são basicamente links das fontes citadas, agradecimentos, observações e contato (que sugiro que leia, assim você já conhece um pouco do meu modo de escrita, que não é lá essas coisas).

Sem mais delongas, como diria as Partes, vamos por Jack Estripador. ( … )

Mas o que é a Hinode?

Hinode (link aqui s2) (ou Rinódi como dizem os leigos, hehe), é uma empresa que trabalha nos seguimentos de cosméticos, maquiagem, perfumaria, higiene pessoal e bem-estar, com muitos anos de mercado.

“Através de investimentos constantes em tecnologia e desenvolvimento de produtos com qualidade assegurada, aliados a um sistema de marketing simples, acessível e lucrativo que reconhece e premia as pessoas que têm garra, determinação, coragem, entusiasmo e que são comprometidas com seu desenvolvimento pessoal e profissional. Desde sua fundação, a Hinode fabrica e comercializa mais de 400 itens em seu catálogo. Em maio de 2012 a empresa adotou o sistema de Marketing Multinível, proporcionando um negócio ainda mais sólido, sustentável e altamente lucrativo”.

Como na citação acima disse, atualmente ela usa uma estratégia empresarial chamada MMN (Marketing Multinível) com força total desde 2012 (ela começou a usar esse modelo de negócio em 2008, mas não deu muito certo, aí em 2012 foi reestruturado e pah, rendeu que só e rende até hoje, se você está lendo isso em 2025 eu devo estar no meu sítio me deliciando desse sistema lindo).

Mas o que é o MMN?

Segundo um texto que li no Endeavor (aqui oh):

“O Marketing Multinível é: uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, na qual a divulgação dos produtos se dá por meio do ‘boca a boca’ realizado por distribuidores independentes.

Em suma, o MMN funciona assim: uma rede de distribuidores de um produto ou um serviço, onde cada distribuidor poderá recrutar novos distribuidores. Ao realizar este trabalho, ele receberá bônus”.

Falando de forma gerais, já partindo de fontes mais interessantes, como por exemplo o Portal do investidor (Clica aqui e leia plz):

“O sistema de marketing de rede ou multinível …, é apenas uma das formas de remunerar os revendedores, já que eles ganham não apenas em função do que vendem, mas também pela captação de outros vendedores”.

“… o revendedor é compensado não apenas pelo que vende, mas também em função do número de novos revendedores que atrai para a estrutura de vendas diretas. Assim, além do lucro daquilo que vende diretamente, ele recebe uma participação das vendas dos revendedores por ele recrutados ou atraídos (que estarão em outro nível), podendo alcançar, também, uma parte do que estes, por sua vez, receberem das vendas de outras pessoas por ele indicados (em outros níveis). Veja que, nesta estrutura, podem existir diversos níveis de revendedores (daí o nome “multinível”)”.

Só que no meio desse negócio lindo, pessoas mal-intencionadas, pegam as ideias e conceitos do MMN e para criar um negócio amaldiçoado chamado “Pirâmide Financeira” (um esquema considero irregular/ilegal/imoral/infeliz, em suma: Isso não é de God.), acabando por manchar a imagem de um negócio legítimo.

E há uma associação brasileira de empresas de venda direta que regula tais empresas envolvidas em vendas diretas (MMN) que se chama ABEVD (associação brasileira de empresas de venda direta, kkkkk), e essa associação é associada a uma associação mundial: WFDSA (association inception O_O).

Veja esse vídeo super (o//) legal sobre a ABEVD e o MMN (vídeo informativo).

Mas o que é Pirâmide Financeira?

Vou começar com uma citação de Pablo Teixeira em um artigo no seu blog abordando o tema de pirâmide, um tanto superficial, mas interessante ainda. (veja aqui o artigo):

“Uma pirâmide é uma operação financeira feita para perder dinheiro em função de gerar caixa”

Já nesse artigo do mesmo autor fala com mais detalhe sobre essa maldita Pirâmide financeira ( Leia esse negócio aqui também). Citação desse artigo mais detalhado:

“… pirâmide financeira: um esquema financeiro que atrai dinheiro sob a promessa de ganhos maiores do que o mercado oferece, e que se sustenta pela adesão de novas pessoas e não por um lucro real”.

O que torna a Pirâmide financeira insustentável!

No Portal do investidor (Clica aqui) fala:

“… as pirâmides financeiras são esquemas irregulares e insustentáveis de captação de recursos da população. Os lucros prometidos são pagos com os aportes dos novos participantes, que pagam para aderir à estrutura (‘investimento inicial’). A adesão de novos membros permite o desenvolvimento da pirâmide, até que a velocidade de sua expansão não seja suficiente para pagar todos os compromissos. Atrasos nos pagamentos levarão ao desmoronamento do esquema, gerando prejuízos especialmente para os novos aderentes, que por terem ingressado mais recentemente, não terão tempo para recuperar o que foi ‘investido’”.

No Endeavor (aqui) pergunta/responde: “MMN é o mesmo que pirâmide financeira? Não; na verdade, as duas práticas se aproximam somente pela promessa de retornos rápidos e volumosos. Porém, a pirâmide financeira é um esquema ilegal que redistribui uma determinada quantia de dinheiro — e geralmente o redistribui de um grande grupo de pessoas a um grupo menor”.

Enfim, cara, pirâmide é uma m*rda/câncer!

A Hinode é uma Pirâmide Financeira?

Se eu perguntasse isso para o Lucas (um Diamante Hinode), provavelmente ele responderia:

“Não! Tá amarrado! (¬¬)” By: Lucas

Mas, respondendo à pergunta, antes de entrar em detalhes: Não! Tá amarrado! (Hehe =P)

Só para começar: A Hinode está cadastrada na ABEVD (a associação lá do Brasil que regula as empresas de venda direta/MMN, veja aqui oh).

Vamos partir do ponto que eu não tenho como explicar de fato o que é pirâmide, o que é MMN, o que é que seja qualquer coisa relacionada a defender a Hinode, mas há uma agencia regulamentadora que vai atrás e a fundo de saber a procedência dos fatos por mim já, isso por si só já é um fato de peso. A ABEVD aprova a Hinode!

A Hinode é cadastrada também na ABF (Associação Brasileira de Franchising), se liga ai no presidente (da Hinode) Sandro Rodrigues (Bença padim) falando sobre o assunto .

Fora que a Hinode também está cadastrada ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e ganhou prêmios lá o//.

Não vou mostrar em tantos detalhes, mas na Hinode:

- Não há taxa extra de adesão (além dos produtos que você escolhe por kit, que por um acaso você queira isso de graça, ai eh p*taria…)

- Há vários produtos (mais de 400) de qualidade, onde você os revende com lucro de 100%, e o preço para o consumidor final é totalmente acessível.

- Não há uma ativação mensal obrigatória, e sim uma ativação mensal opcional (essa ativação mensal é nada mais do que comprar alguns produtos, ou que você pode usar ou que você pode vender e pagar essa ativação), onde com essa ativação você pode receber alguns bônus mais por sua rede, mas por um acaso você não queria se ativar mensalmente, isso não impede em nada de você comprar os produtos (e se você comprar produtos suficientemente o bastante para se ativar, você é ativado automaticamente sem nem perceber … )

- Há reuniões tanto de vendas como de recrutamento (afinal todo o envolvido na rede deve conhecer o produto, para saber vender/recrutar com qualidade).

- Há um suporte por parte de todas as equipes muito bom (pelo menos deve ser, não conheço todas hehe), mas falando da minha equipe: é incomparável.

- O Marketing Multinível da Hinode é totalmente saudável, onde até mesmo quem está a baixo pode ganhar mais (monetariamente falando) do que quem está acima.

- O Marketing Multinível da Hinode é totalmente sustentável, mesmo que ninguém mais entre na Hinode, a rede ainda se manterá estável, pois o negócio é fundamentado na venda de produtos, onde esses produtos é o que sustenta o negócio e não o cadastro de novos membros na rede. (Diferente da pirâmide financeira que se parar de entrar novas pessoas, quebra!).

Ai você, caro leitor, pergunta: “E se todas as pessoas saírem da Hinode?”.

Eu lhe respondo: “Ela quebra ué! Como qualquer empresa, se todos os funcionários saírem, ela vai fazer o que? Vender por osmose? A empresa quebra!”.

E concluo (reafirmo na verdade), na minha humilde opinião, pois não sou nenhum cientista da computação (na verdade eu sou haha) que a Hinode não é uma pirâmide financeira e sim um marketing multinível saudável, sustentável e forte, que está dando muito certo!

Aqui um arquivo onde outro alguém tenta esboçar o que eu falei aqui de forma mais (eu diria) séria.

Se depois disso tudo você ainda disser que é pirâmide, só por falar, sem dados, fontes e fatos, cara, mas uma vez eu digo que eu diria: “F*D*-SE!” Mas como eu conheço a palavra de God, eu digo: “Oh abençoado, …, espero que um dia você possa me ajudar a entender esse seu ponto de vista. Mas eu vou continuar acreditando em Deus e nas minhas fontes, Desde já, grato”.

E se você ainda não tem contra-argumentos validos e é insistente em sem saber o que diz, deixo as palavras de “Irineu, você não sabe nem eu”. (Ou se preferir, a versão remix)

E gostaria de encerrar falando “Eu te amo Balilia”. Pois, como disse bem antes, o post é meu, e eu “post” o que eu quiser. Obrigado pela atenção!

Qualquer coisa manda um e-mail aí: raphaelldyego@gmail.com ou comenta!

Att. Raphaell Dyego//

Vlw flw. =P

Agradecimentos, Observações e Contato

Primeiramente gostaria de agradecer a God, minha novia Marilia Vaz, ao patrocinador Rafael Banhão e ao Diamante Lucas Queiroz s2.

Segundamente, não sou muito de escrever e nunca fiz um post antes, nunca usei o medium, não sei como começar, então releva uns erros aí por favor e pode entrar em contato sugerindo algumas correções.

Terceiram… (tá bom das besteiras…), De antemão, não sou nenhum biólogo marinho, não sou formado na área de MMN (Marketing Multinível), vai ter pouco da minha opinião (ou não), já que eu vou pegar (copiar e colar) opiniões e afirmações formadas e sempre que eu puder (e achar) vou colocar a bendita da fonte. Ok?

Há mais uma coisa, vou tratar do assunto do meu modo, não venha esperar que você vai encontrar um artigo científico aqui, pois como disse, não sou nenhum agrônomo construtor civil geneticista (e sou fraco em português). Graças ao meu bom Deus, eu não me importo se você parar de ler, mas se lê até o final, eu agradeço (e agradeço mais ainda se não me ofender depois de tudo).

Agora, porque vou falar sobre a Hinode? A resposta é: Por que minha novia (é novia mesmo) linda é uma consultora e eu estou “por dentro” desse negócio. =), e caso você queria desenvolver esse lindo trabalho conosco basta entrar em contat… (brincandooooo … =P …, mas se quiser mesmo, tamo ái hehe)

Aí você me pergunta: “Porque você não fala da empresa ‘tal’ também? ”

Ai eu lhe responderia: “F*d*-se essa ‘tal’ empresa, vai procurar tu sobre, tem o google ai” se eu não conhecesse a palavra de God, mas como conheço eu respondo: “Cara, como eu tenho ‘convivência’ na Hinode, eu posso falar alguma coisinha sobre e também, tanto pesquisar, como escrever sobre algo, por incrível que pareça, leva tempo, e um dia, talvez, quase certo que não, eu possa falar sobre essa empresa ‘tal’, mas o mais incrível é que você, caro leitor, pode pesquisar por sua própria conta e risco! o//”

É claro que existe casos e acasos, onde pessoas dentro de qualquer trabalhado acabam por atrapalhar e manchar toda imagem de um grupo, e com isso, é claro que você vai achar pessoas que estão cagando o pa* para a forma correta de fazer o negócio na Hinode. Mas enfim, não é bom ter uma opinião mal formada por um exemplo ruim. Sempre vai existir exemplos ruins.

E como o post é meu, eu me sinto livre e no direito de modificá-lo quando e como eu bem entender =).

E qualquer coisa manda um e-mail aí: raphaelldyego@gmail.com

Links/Fontes (tem uns links a mais do que aparece no texto):

Hinode (empresa)

Hinode (Na ABEVD)

Hinode (O Homi falando da ABF)

Hinode (ABF)

Endeavor (sobre MMN)

MMNExpert (Eu estou no marketing multinível ou numa pirâmide?)

MMNExpert (Uma pirâmide ganha ou perde dinheiro?)

MMNExpert (se você está numa empresa de multinível, então é um trouxa!) Obs: LEIA!

Portal do Investidor (Boletim Consumidor Investidor)

ABEVD (vídeo informativo sobre MMN)

Outro artigo no mesmo esquema que esse

“Análise sobre Operações financeiras denominadas pirâmides financeiras, esquemas de Ponzi, operações de captação antecipada de poupança popular e marketing multinível”, disponível no site do Ministério da Justiça

Irineu (…)

Irineu (remix)

Mais uma vez, obrigado!