WordPress além de sites e blogs!

Por certo só lendo o título deste artigo, você inicia essa leitura pensando que não vai encontrar nenhuma informações relevante. Afinal, o WordPress já está inserido no mercado Brasileiro a muito tempo e talvez você já fez ou já viu muitos projetos legais feito com ele.

Assim como eu em um passado não tão distante, você pode ser mais uma daquelas pessoas que quando ouve falar em WordPress, logo imagina um site ou blog com dezenas de plugins instalados.

Esse artigo é uma pequena tentativa de fazer você ampliar a sua visão sobre o WordPress e ver de uma vez por todas que ele pode trazer para o seu negócio muito mais resultados do que você imagina.

Indo direto ao assunto, quero te fazer três perguntas que te colocará em cenários diferentes, sendo você um cliente, alguém tentando empreender em um produto digital, ou um dono de uma agência que quer ampliar o seu portfólio de serviços. Então vamos lá.

  • Se você precisa validar uma ideia para sua startup, mas não tem dinheiro nem investidor. Quais as tecnologias que você utilizaria para a primeira versão do seu produto? Tenha em mente que você precisa de um sistema web e aplicativos para iOS e Android e quanto mais rápido você validar essa ideia maior a chance de conseguir investidores.
  • Para um cliente seu, que dispõe de pouco dinheiro, quais seriam as opções para o desenvolvimento de um sistema de gestão exclusivo para a empresa dele? E se além disso ele quiser também um aplicativo mobile integrado?
  • Você já investiu alto em um site para sua empresa e a sua agência comentou que ele foi feito com o WordPress. Nele, você apresenta serviços e produtos e agora sem gastar muito, você quer disponibilizar um aplicativo que além desses recursos do site, você também possa se comunicar com seus clientes oferencendo ofertas exclusivas e novidades.

Se você verdadeiramente pensou no WordPress como alternativa, parabéns! Com o WordPress é realmente possível desenvolver todos esses projetos com qualidade, segurança e baixo custo.

Em minha experiência profissional trabalhando em agências e produtoras, no passado, esses são cenários que já aconteceram algumas vezes e sem saber com muita certeza que o WordPress nos entregaria um bom resultado, deixamos essas oportunidades passar. A nossa análise era que pagar uma equipe para desenvolver com outras tecnologias seria muito caro e o orçamento do cliente não seria o suficiente para cobrir os custos.

Mesmo se colocássemos o WordPress como opção para execução desses projetos, outro desafio muito grande era encontrar profissionais com conhecimentos capaz de executar e entregar o projeto com qualidade. Em 2014 eu tive a oportunidade de entrevistar várias pessoas para vagas de desenvolvedor wordpress. O que eu encontrei no mercado foi especialistas em instalar plugins e personalizar temas. Hoje não é muito diferente, mas já é possível encontrar empresas e profissionais preparados para esses novos desafios.

Para ilustrar um pouco as possibilidades e tentar te convencer que você deve enxergar o WordPress como realmente uma ferramenta poderosa e acessível para os projetos que você não executa porque tem recebido orçamento que vão além do que você pagar, o vídeo abaixo é de um sistema que desenvolvi, onde mostra também um aplicativo mobile que consome e envia informações através da API. Tudo feito com recursos nativos do wordpress sem uso de plugins de terceiro.

Nesse projeto, consegui uma produtividade muito relevante. Tudo foi desenvolvido em mais ou menos 3 semanas, o que dificilmente uma equipe consegue utilizando outros recursos.

Ver o brilho nos olhos do cliente quando eu fiz a apresentação me proporcionou uma enorme sensação de dever cumprido. E por isso, o meu desejo é que após esse vídeo você se encoraje a vender e a desenvolver grandes projetos com o WordPress. Se isso acontecer, não deixe de compartilhar comigo.

Grande abraço e até mais!