6 dicas para COMEÇAR a estudar para a redação do ENEM por conta própria

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, cobra dos candidatos a realização de uma redação manuscrita presencial. Por isso, sabendo do esforço necessário para se dar bem nessa área, resolvi escrever este artigo com dicas valiosas sobre como iniciar os estudos da redação do exame. Lá vai:

1.Dedique-se à leituras e vídeos críticos:

Comece a estimular o seu senso crítico a partir de livros, filmes, sites e vídeos confiáveis. Não se prenda aos textos do seu amigo do Facebook, pois a opinião dele pode ser tão rasa quanto a sua que ainda não é aprofundada em determinado conteúdo; Assista documentários que tratem sobre as atuais mazelas sociais do nosso país; Assista palestras de filósofos brasileiros, como Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé e Mário Sérgio Cortella. Segue abaixo algumas referências:

2.Estude gramática:

Para fazer um bom texto é preciso estar atento as regras básicas da norma culta da língua portuguesa. Dessa forma, esteja afiado no essencial, ou seja, estude/revise as classes da Morfologia(princialmente a conjunção) e os casos de Colocação pronominal.

3.Atente-se às novidades da Reforma Ortográfica:

Em vigor desde 2009, a reforma ortográfica da língua portuguesa veio com o intuito de unificar o idioma dos países participantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Entre polêmicas e aprovações, os novos acordos são reais e devem ser absorvidos e praticados pelos estudantes.

4.Saiba quando usar a crase:

A palavra ‘’crase’’ é de origem grega e significa ‘’fusão’’. Na nossa língua, ela traduz a união de duais vogais: preposição ‘’a’’ com o artigo feminino ‘’a’’, gerando um ‘’a’’ representado pelo acento grave (`). Fique atento: não se usa crase antes de verbo, palavras masculinas e entre palavras repetidas, como ‘frente a frente’.

· Por exemplo: ‘’Vou à igreja’’ — Vou a(preposição) + a(artigo em concordância com o substantivo igreja) igreja.

5. Estude o uso da vírgula(,), ponto(.) e ponto e vírgula(;):

Utilizada erradamente por vários estudantes, como um queijo ralado em cima de uma macarronada, a vírgula exerce funções extremamente importantes em um texto bem escrito. Saber usá-la da melhor forma é tornar a leitura de qualquer produção textual mais agradável. Em segundo lugar, também há dilemas quanto ao uso do ponto(.). Representando o início e o fim de um período, saber colocá-lo na hora certa durante a escrita é mostrar ao corretor que você sabe utilizá-lo quando necessário e realocá-lo quando achar mais elegante. Por fim, usar o ponto e vírgula(;) corretamente em uma redação é, de fato, mostrar que você não está no ENEM para brincadeira. Sendo muitas vezes facilmente substituído pela vírgula, o ponto e vírgula exerce a função de enumerar fatos ou exemplos.

OBS: Não há motivos para se envergonhar de estudar/ revisar esses conteúdos básicos durante o ano do vestibular. Deixe o ego de lado e lembre-se que envergonhados deveriam estar os estudantes que, mesmo com condições, não procuram aprender esses assuntos!

6. Não deixe seu texto prolixo:

Prolixidade é uma característica de um discurso ou texto incoerente, longo, marcado pela superabundância de palavras rebuscadas, cansativo e muitas vezes cômico. Um texto prolixo utiliza diversos recursos para transmitir poucas ideias. Veja um exemplo:

‘’Devemos ter em mente que por trás de inocentes crianças, encontra-se um adulto, que tem por finalidade receber um capital, sem que esse dependa de seus próprios esforços. Certas atitudes esdrúxulas de adultos exploradores faz com que o futuro de nosso país (que são nossas crianças) vá imergindo num “oceano” de problemas, onde a solução para tais equívocos fique mais distante do que já se encontra”.

Como evitar a prolixidade:

Aposte na simplicidade da língua portuguesa. Evite a redundância. Não há nada mais agradável para um corretor do que ler uma redação fluída com palavras objetivas e coerentes.

Perceba que todas as dicas a cima não são exclusivamente ligadas a redação do ENEM. São estratégias para produzir um bom texto, independente do fim escolhido. Durante o ano postarei mais dicas nesta plataforma, dependendo do ritmo da Universidade. Espero que tenham gostado. Bons estudos.