XaaS → Tudo como Serviço :-)

Raphael C V Dannecker
5 min readJun 6, 2019

--

Desmistificando serviços na nuvem

Em geral as plataformas de nuvem oferecem centenas de serviços que são no mínimo muito confusos de acompanhar. Todos os meses mais serviços são agregados e onde vamos chegar com toda essa coleção de serviços? Para escolhermos um modelo é preciso entender como os serviços são oferecidos e quais as reais vantagens.

Quais as vantagens de usar os serviços de nuvem?

Umas das grandes vantagens é aumentar ou reduzir a estrutura de acordo com a sua utilização e pagar só pelo que está usando.

Quanto a segurança da informação também encontramos diversas vantagens, pois além de usarmos uma estrutura atualizada, podemos também duplicar os dados em diversas partes do planeta, tornando a infra extremamente estável no ponto de vista de falhas e perdas. Além de existirem diversos serviços de proteção de dados para nuvem.

Todo esse processo reduz o custo de manutenção, pois toda a preocupação com a camada de hardware, sistemas operacionais, network e segurança também ficam a cargo da plataforma.

Outro benefício é a criação dinâmica de diversos tipos de ambientes tornando as empresas mais Ágeis em desenvolver novas soluções e criar novos produtos.

Todos que trabalham com a área de TI, sendo como cliente ou fazendo parte da mesma, sabe que os problemas acontecem quando um recurso não funciona a contento ou para de funcionar.

Isso normalmente acontece pela falta de manutenção de toda cadeia de infraestrutura, normalmente por falta de recursos (técnicos) para realizar manutenção em tantas camadas de estrutura. Nesse caso a nuvem traz uma grande redução no volume de suporte deixando a equipe mais focada no que é importante para a empresa, reduzindo em muito os problemas de funcionamento.

Ok, e agora?

Qual serviço contratar?

Normalmente os Serviços de nuvem estão divididos em camadas de Infra e essas camadas estão divididas em modelos de serviços que vem desde uma grande fatia da administração de recursos de infraestrutura até uma pequena ou quase nada.

Essas soluções são utilizadas de forma híbrida nas empresas dependendo da cultura, da maturidade dos sistemas internos e dos recursos usados pelos usuários. (DevOps chegou para melhorar esse processo, mas esse é assunto para outro artigo.)

Para entendermos melhor a "sopa de letrinhas" montei um diagrama baseados nos diagramas que os provedores usam para explicar os tipos de serviços que estão oferecendo.

Com esse diagrama fica claro onde entra o provedor e onde entra a equipe interna.

Um ponto importante no cenário de nuvem é entender que o Data (Database) pode até ser gerenciado pelo provedor, mas os dados continuam sendo da empresa.

A customização pela equipe de ti local é feita em todos os blocos, mas a responsabilidade de manter funcionando é que muda.

Por exemplo, customizar processamento, memória, disco, S.O., configuração de network, tipo de balanceador, configuração de crescimento elástico e muitas outras configurações são definidas em cada bloco e deve ser feito pela equipe de TI Local.

Mas as manutenções, aplicação de patch, atualizações, replicação (opcional ), backup (opcional) e outras funções ficam a cargo do provedor.

Vamos entender o que cada um desse modelos oferecem.

On-Premises

Esta categoria é a que usamos a um tempo atrás, que é o conceito de todos os recursos locais. Ou seja, tudo fica interno.

Hoje em dia dificilmente encontramos estruturas totalmente fora da nuvem. O mais comum são estruturas híbridas, parte local — parte na nuvem e aos poucos essas empresas estão migrando seus recursos para nuvem.

Infrastructure-as-a-Service (IaaS)

Serviços de Infrastructure-as-a-Service (IaaS) ou Infraestrutura como serviço é uma plataforma que oferece máquinas virtuais, estruturas de rede, discos, segurança etc. Ou seja, toda a infraestrutura de TI só que na nuvem.

O usuário pode provisionar vários recursos de infra e só paga pelo que usou.

Exemplos: Amazon EC2, Azure VMs etc.

Container-as-a-Service (CaaS)

É a evolução da IaaS, mas com o adicional de containers.

Com essa solução podemos construir uma solução completa de containers e sua orquestração em uma plataforma de nuvem.

Exemplos: Docker Cloud, Amazon ECS etc.

Platform-as-a-Service (PaaS)

Serviços de Platform-as-a-Service (PaaS) são soluções integradas, Enquanto IaaS e CaaS entregam as camadas de Hardware, virtualização máquinas, rede, S.O. e Container de forma separada, as soluções PaaS constroi as estruturas de forma integrada usando as estruturas com código. Por exemplo, podemos criar ambientes inteiros em uma mesma solicitação (VMs, containers, storages, network, segurança, CI/CD etc.)

Exemplos: Heroku, Amazon Elastic Beanstalk etc.

Function-as-a-Service (FaaS)

Funções como serviço vem atender o mundo de microsserviços, onde podemos executar funções sem nos preocupar com as camadas mais baixas.

Essa é a evolução para os sistemas compartilhados pois estamos iniciando uma era de desenvolvimentos rápidos com entregas rápidas e para isso precisamos dividir todo o processo em pequenos lotes ou microsserviços.

Exemplos: AWS Lambda, Google Cloud Functions etc.

Software-as-a-Service (SaaS)

Serviços de Software-as-a-Service (SaaS) ou software completos como serviço. São aplicativos completos que são entregues sob demanda através de pagamento mensal ou anual.

Praticamente todos os sistemas que estão hoje no mercado estão migrando para essa modalidade.

Mas tudo está virando serviço?

Sim. Esse é o conceito de XaaS.

O que é XaaS? O que é o X?

XaaS — máquina para alavancar Empresas (Image artisteer / iStockPhoto)

O “X” vem de uma variável matemática que pode ser qualquer coisa. Então XaaS é tudo como serviço.

As diversas funcionalidade que estão sendo criadas tornaram o processo extremamente abrangente e ágil. Esse é o grande ponto, pois através do compartilhamento de recursos estamos criando empresas muito mais focadas nos resultados e no que tem valor para os clientes.

Já ouviram isso antes? Isso é Lean! Isso é Ágil! Isso é DevOps!

Sei que em países como o Brasil a realidade de nuvem não é uma escolha fácil, principalmente pelos custos envolvidos, mas com uma boa arquitetura podemos entregar um ótimo projeto que traga valor para as empresas e para os clientes.

Espero que as informações acima tenham ajudado a compreender melhor como são oferecidos os serviços de nuvem.

até a próxima!

Raphael Dannecker

--

--

Raphael C V Dannecker
0 Followers

Empreendedor e Fundador da Vennecy e VennecyConnect.