Encontra-me já!

Dicas úteis para ter mais segurança nas férias com os seu filhos

Férias
Férias é sinónimo de saídas e multidões. Por vezes com crianças não é fácil porque elas rapidamente nos saem da vista. Por isso trago aqui algumas dicas para ajudar em caso de SOS.

Ter um plano de emergência

Tantos os pais como a criança devem saber como reagir quando surgir a eventualidade da criança se perder. Este é o primeiro passo, o que quer dizer que antes das férias ou da saída se deve conversar com a criança e relembrar algumas regras assim como o que deve fazer caso não veja os pais.

É importante, por exemplo, a criança conseguir dizer o seu nome todo e/ou o primeiro e último nome dos pais.

Manter a calma é sempre muito importante mas nem sempre é fácil. Para ajudar nesta questão existem já várias opções no mercado para ser mais fácil identificar a criança perdida ou mesmo a encontrar com a ajuda de uma aplicação no telemóvel.

Programa Estou Aqui

Este programa da PSP funciona durante os meses de verão para crianças dos 2 aos 9 anos. Cada pulseira possui um número que corresponde a uma criança. Quando a criança se perde e quem a encontra liga para o 112 os pais conseguem ser alertados porque existe o seu contacto na base de dados. Esta base de dados existem também na União Europeia e fica em vigor até Dezembro.

Estou aqui PSP

Este programa também já existe para adultos veja aqui.

Etiquetas com os contactos na roupa

Pode fazer ou mandar fazer estas etiquetas e colocar de forma muito visível na roupa da criança ou até nos sapatos. Coloque cores fortes e vibrantes nessa etiqueta para que facilmente seja identificada na roupa ou calçado. Pode ver aqui um exemplo.

Etiquetas

Pulseiras de identificação

Podem ser descartáveis ou não e podem já trazer o contacto gravado ou não. existem várias opções veja aqui.

idee slim

Tatuagens temporárias

Que podem já vir gravadas com o nome ou até pode escreve-lo à mão. As crianças mais velhas acham muita piada. Existem vários exemplos.

Tatuagem temporária

Pulseira de alerta de proximidade

Estas pulseiras estão ligadas a uma aplicação no telemóvel dos pais que avisa se a criança sair do perímetro pré definido. Também têm um botão para a criança pressionar caso se perca que alerta logo os pais no telemóvel com a sua localização. Pode ver aqui.

Dispositivos GPS

Estes dispositivos podem ser colocados na roupa da criança num bolso, cosidos ou pendurados. Estão ligados a uma aplicação e os pais conseguem ver onde a criança se localiza a tempo real. Pode ver um exemplo aqui.

weenect kids

Claro que a escolha de cada dispositivo depende muito de cada criança, da sua idade, da sua maneira de ser e da sua maturidade.

Resta falar da “trela” para crianças que também se torna muito útil em caso de multidões porque a criança fica sempre ali por perto. Mas com o aumento da ofertas destes dispositivos ligados a aplicações está a entrar em desuso.

O mais importante é manter a calma e tentar pensar pela cabeça da criança. O que será que o fez correr daqui? Será que viu ali aquela fonte de água que lhe despertou interesse ou o senhor a distribuir balões?

Peça sempre ajuda ao segurança ou alguém responsável para o ajudar a encontrar a criança.

Tudo vai correr bem.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Raquel Pacheco Neves’s story.