Opiniões são como chapéus. ..

E afinal “chapéus há muitos…..

O que fazer com todas as opiniões e ideias que nos dão quando somos mães??

Quando és mãe, ou mesmo antes de o seres, é muito provável que os teus ouvidos se encham de muitas opiniões. Existem muitas maneiras de encarar a maternidade, existem muitas maneiras de cuidar de um bebé. É a mãe, é a sogra, é a irmã, é a tia, é vizinha, é médica, é farmacêutica, é a prima, é…. etc etc etc…

Realmente muitas pessoas gostam de partilhar a sua opinião sobre este tema. Penso que, na maior parte das vezes, por carinho e tentativa de ajuda e até de demonstração de apoio para com a mamã.

Contudo, nem sempre é fácil gerir tudo isto, todas estas ideias. Penso que talvez fosse mais fácil colocar estas ideias todas, tal como no Harry Potter, no pensatório. Assim íamos lá só busca-las apenas quando fossem mesmo precisas. (Peço desculpa a quem não é fã de Harry Potter ups..).

O problema é que isto não é possível. E é muito difícil gerir depois todas as emoções e angústias com estas opiniões todas em redor.

A verdade é que esta situação não acontece só quando tens um filho, acontece quando estás a lançar um projeto, quando vais mudar de casa, quando vais mudar de cidade, etc. Penso que esta situação é típica em várias situações da nossa vida. Mas é quando somos mães que esta situação se torna mais delicada, principalmente se é a primeira vez que somos mães.

Não tenho conselhos mágicos para dar. Apenas uma sugestão.

O melhor é mesmo concentrar-te em ti própria. Como se criasses um círculo à tua volta e dali para dentro só entra quem tu queres.

É fácil?? Não, não é! Principalmente se estás debilitada ou cansada por causa do teu filhote. Contudo só desta maneira começas a libertar-te de tudo o que te dizem. Tendo sempre em mente que o teu filho saiu de dentro de ti logo tu serás das pessoas que mais sabem sobre ele e quais as suas verdadeiras necessidades. Até de costumam falar em sexto sentido de mãe.

Deixa entrar no teu círculo apenas quem tu queres ok? Ou seja, deixa entrar só para dentro do teu círculo aquelas opiniões que achas que valem a pena seguir e ouvir, tudo o resto fica de fora.

Raquel Pacheco Neves

Written by

Farmacêutica que tem uma paixão pelo aconselhamento farmacêutico individualizado de confiança e uma enorme paixão por toda a área da gravidez e puericultura.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade