Bolo cítrico de azeite e a nova vida na varanda.

Começo esse caderno de registros com um bolinho especial e delicioso. Depois de, estranhando, comer na Bélgica um bombom recheado de azeite, abri um pouco mais a cabeça para as misturas com possibilidades doces.

Hoje completamos 1 mês na nova casa, onde colocamos muitas plantinhas na varanda. Me peguei invejando a vizinha, que tem praticamente um hotel 5 estrelas para passarinhos na janela. Compramos alpiste, uma banheirinha, e aguardamos eles perceberem a concorrência 3 estrelas, até que desistimos de conseguir a simpatia dos bichinhos.

O resultado é um bolinho leve, agradável para tomar com chá da tarde ou no café da manhã, com casquinha crocante e macio por dentro. Claro, eu estou muito longe de tirar as minhas receitas da cartola, então essa é uma versão adaptada um tantinho da original que está no maravilhoso blog http://technicolorkitchen.blogspot.com.br

Quando finalmente não esperávamos mais nada, dois passarinhos apareceram no jardim. Pulavam de uma samambaia à outra, frenéticos. Até que, ao voltar no dia seguinte, percebemos que começavam a construir uma nova casa — um ninho estava se formando. Foram dias de trabalho intenso!

Bolo cítrico de azeite

170g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
40g de farinha de amêndoa
3/4 xícara de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja e 1 limão siciliano
1/8 colher (chá) de sal
1/2 xícara (120ml) de azeite de oliva extra-virgem (usei um israelense, maravilhoso e bem perfumado)
1/3 colher de baunilha bourbon (ou extrato de baunilha)
3 ovos pequenos, gelados
1/2 xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente (coloco 15 seg no micro-ondas para quebrar o gelo)

Antes de qualquer coisa, já pré-aqueça o forno a 180°C. Peneire a farinha de trigo e o fermento em uma mesma tigela, junte a farinha de amêndoas e misture tudo. Reserve.

Em outra tigela, é só juntar o açúcar com as raspas das cascas da laranja e do limão, esfregando com os dedos para perfumar o açúcar (já fiz também usando tangerina e/ou outros limões, e ficou delicioso). Acrescente o sal, o azeite e a baunilha e misture tudo batendo com o fouet.

Acrescente os ovos peneirando um a um (sempre, para evitar cheiro de ovo), e batendo bem a cada adição. Aos poucos, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o leite (tente começar e terminar com os ingredientes secos). Finalmente, transfira a massa para a fôrma (eu adoro usar uma fôrma de bolo inglês siliconada, é muito prática porque não precisa untar e o bolo sai com facilidade) e asse até que o bolo cresça e fique dourado. O meu forninho é pequeno, por isso ele esquenta e assa mais rápido, em uns 45min.


Vimos como muito bom agouro o ninho no pequeno jardim. ❤

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.