O Triunfo da Insistência

Raul Pacheco
Sep 5, 2018 · 2 min read

Talude no Garagem de Rua — 01–09–2018 — 19:00 — R$0,00

Quando o “mestre-de-cerimônia” apareceu no meio do show para avisar que o (célebre?) Fábio Brazza já estava tirando fotos e dando autógrafos nos fundos da arquibancada, a banda Talude sobrepujava o teste de um anfiteatro lotado.

Quem antes só os vira em cafofos minúsculos testemunhou a confiante exibição de um som decente. Mais um passo acima numa escadaria bem comprida.

Verdade que o som seria mais forte sem algumas esticadas cansativas nos finais. Ainda assim, houve grandes acertos.

Executando canções como Ruptura, Avenida e Espelho [Fragmento — 2017], os quatro conseguiram encantar quem estava afim de ouvir um som mais elaborado.

Situado numa espécie de encruzilhada entre Tesla Orquestra, Orchestre Noire e Son of a Witch, a banda vai tateando seu próprio caminho em meio a shows e ensaios.

Evidente que a timidez pode ser manifestação da identidade ao invés de companhia nefasta.

Pouco importa. Os quatro conseguiram se sair bem na apresentação, sobretudo Vic, que funcionou como inesperado frontman. Beniz planou na guitarra, João atacou bem o baixo ligeiro, mas Jônatas, mesmo tocando bem, ainda falta calibrar entre mente e coração na bateria.

E sobre ‘ataques e calibragens’, seria instigante ver a banda sair da retração lírica e se arriscar numa postura ofensiva. O que transparece nas letras é que o fato de tocar, em si, representa uma luta homérica. Uma batalha sangrenta vencida em cada show.

Nessa cidade, isso é bem compreensível. O sentimento existe, não interessa se verdadeiro ou coerente. Acontece que a experiência leva adiante e outros caminhos começam a germinar. Torçamos.

A união Garagem de Rua+Batalha do Vinho resultou num público monumental que congregava subculturas do metal ao hip hop, gerando diálogos a lá CBJ/RZO. Durante o som a molecada dançou break e andou de skate no pé do palco. Haja gás.

Nesse mesmo dia se apresentaram ainda Benjamins, Thee Automatics, bem como a já louvada ValvulosA. Encerraram a noite o rapper/embolador Carcará, Kung Fu, Fábio Brazza e Dog, que protagonizaram fértil batalha de freestyle.

A mente de muita gente, certamente, saiu dessa noite em chamas.

Tava dez vezes mais cheio que isso.

https://talude.bandcamp.com/album/fragmento

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade