Google Images: Coaching Clipboard (The All Blacks)

Agile Coach e Scrum Master, existe diferença?

Levando em consideração que é comum o Agile Coach emergir do papel Scrum Master, vamos usar como base o que significa ser um Scrum Master:

Scrum Master desenvolve equipes com habilidades fortes em unidade, auto-organização e multifuncionalidade. Dá suporte ao Product Owner na visualização de progresso, ajudando a criar um Product Backlog transparente e maximizando a entrega de valor. Ensina Scrum na organização, apoiando o gerenciamento na mudança de processos, cultura e comportamento de grupos e indivíduos.

Entendendo cada parte:

… Desenvolve equipes com habilidades fortes em unidade, auto-organização e multifuncionalidade

O Scrum Master serve o Time de desenvolvimento, aumentando a sua eficácia. Ao longo do tempo, os resultados tornam-se visíveis na organização e no surgimento de equipes mais integradas.

… Dá suporte ao Product Owner na visualização de progresso, ajudando a criar um Product Backlog transparente e maximizando a entrega de valor

O Scrum Master ajuda o Product Owner a gerenciar efetivamente o Product Backlog e otimizar o valor do negócio, ensinando como planejar em um ambiente empírico e garantindo a agilidade.

… Ensina Scrum na organização, apoiando o gerenciamento na mudança de processos, cultura e comportamento de grupos e indivíduos.

Outra área de foco do Scrum Master é o treinamento organizacional. Ele planeja e implementa o Scrum em toda a organização através de uma visão sistêmica, detectando e ajudando a corrigir problemas não só dentro de uma equipe, mas também um nível acima.

Sendo assim, podemos ver que o Scrum Master é um Líder-servidor (serve aos outros, liderando por exemplo), Facilitador (de eventos, relações, integração e melhoria contínua), Professor (ensina sobre agilidade, auto-organização, framework), Mentor(transfere conhecimento com base no que aconteceu e está acontecendo), Gerente (do processo, da saúde do time, dos limites), Removedor de Impedimentos (identifica, organiza, resolve impedimentos), Agente de Mudanças (planeja, lidera e estimula a mudança na organização através do Scrum) e COACH (desenvolve, orienta, influencia o indivíduo, o time e a organização na agilidade, performance, ROI, etc.).

Percebe que o Agile Coach faz tudo isso e talvez mais um pouco?

A real diferença entre o Agile Coach e o Scrum Master talvez esteja na maturidade e autonomia para agir junto a indivíduos e grupos maiores dentro e fora da organização em tudo relacionado a negócio, cultura ágil, comunicação, gestão moderna, processos, pessoas e ferramentas.

O que acha? Comenta aí…