Imagem: Screen Rant (Google Images)

#mitooufato O Product Owner deve ser o próprio cliente ou alguém escolhido por ele.

MITO.

O melhor Product Owner é o que consegue garantir e maximizar o valor do produto, o ROI, no menor tempo possível e principalmente o que interage de perto com o Time de Desenvolvimento. Ainda assim, o Product Owner pode ser o próprio cliente? Pode, desde que o produto/projeto não seja prejudicado por isso, assim como o processo.

Quando o Product Owner é o próprio cliente, a possibilidade do Product Backlog não estar priorizado de acordo e gerando o devido valor é muito grande. Geralmente o PO cliente tende a priorizar itens que não estejam alinhados com as melhores práticas de engenharia, ou design, ou com a própria visão do produto, ou seja, priorizando o que ele "acha" estar certo. Sabe aquela frase: "O cliente não sabe bem o que precisa"? Então…

O principal ponto a se pensar sobre o PO ser cliente é que talvez ele não esteja realmente próximo do Time de Desenvolvimento quando necessário, digo isso no próprio modo físico, colaborando de perto para maximizar o valor entregue, evitando o desperdício.

Importante também visualizar que ele pode até violar alguns dos valores do seu processo de trabalho. Lembrando, por exemplo, que na Retrospectiva da Sprint o Time não estará à vontade o suficiente para falar tudo o que deve ser falado para melhorar o trabalho, processo, e o próprio relacionamento entre as pessoas.

O que acha? Comenta aí…