Os cinco dias mais importantes da sua ideia

O método Sprint é um método que foi criado e usado pelos integrantes do Google Ventures Jake Knapp, Jhon Zeratsky e Braden Kowitz. O trio aperfeiçoou o método conforme as dificuldades que encontrou ao longo das aplicações nas empresas, por isso acredito que essa tarefa teve ajuda de todos os participantes até a escrita da edição do livro que eu li. Abaixo está um fluxograma exemplificando o meu entendimento das etapas.

(criação do meu querido editor de imagens Sr. Coleraus)

Você tem uma grande dificuldade em alcançar um objetivo ou tem receio dos riscos que podem surgir? Então o Sprint é uma inteligente solução para acalmar os pensamentos e chegar a algum lugar. Em um primeiro momento teste rapidamente a sua ideia e elimine o tempo e os custos da construção e do lançamento, esse atalho emergencial serve como um Canvas para o plano de negócios: é um início.

Reúna até 5 ou6 pessoas que entendem do assunto, de preferência que sejam responsáveis por áreas diferentes. Uma dessas pessoas irá definir alguns pontos importantes, então ela deve ser relevante para o grupo ou organização. Outro é o facilitador, que pode ser você que está lendo esse texto e me parece interessado em aplicar o método.

Como vocês viram acima, o período de criação e validação é de 5 dias, de segunda à sexta, para solucionar uma questão crítica que está atrapalhando o andamento de algum projeto. Esse "milagre" acontecerá porque: a)é um protótipo/teste elaborado por um grupo com b) orientação de um processo e um c) facilitador. O local dos encontros é muito relevante, ele precisa ser agradável, limpo, espaçoso, confortável, contem um quadro branco, canetas, notas auto-adesivas e proibição de uso de aparelhos como tablets, notebooks ou smartphones.

Eu recomendo (e muito!) a obra e garanto que será uma das aquisições mais produtivas que você fará em 2018. Estude e aplique esse método para decisões profissionais e pessoais também. O passo-a-passo irá ajudá-lo a evitar discussões contraproducentes e chegar em implementações viáveis, eficientes e eficazes.