A tal da meritocracia

Pode parecer ingenuidade e talvez seja, mas eu sempre acreditei na tal da meritocracia.

Pode parecer ingenuidade e talvez seja, mas mesmo sabendo que o mundo não é um lugar justo, sempre apostei na tal da meritocracia. Aquela que te dará um retorno pois você plantou…e afinal, tem que colher, não?

Infelizmente não é sempre assim. E eu me deparo com essa realidade há algum tempo. Não adianta dar murro em ponta de faca, dizem os mais antigos. E é totalmente verdade.

Durante meu tempo no exército eu ouvi uma frase que me recordo até hoje: “A vida não é justa, acostume-se, vocês terão que fazer coisas que não querem fazer, mas tem que fazer pois é assim que funciona. E tudo passa, passa rápido.”

A meritocracia então se tornou apenas um prêmio, um reconhecimento pelos seus valiosos serviços. Mas nem todos recebem prêmios. Na realidade um herói é quase sempre um covarde que não teve tempo de fugir. Os heróis de verdade morreram defendendo o que acreditavam.

A meritocracia então se tornou uma dúvida pra mim. Uma que me faz pensar todos os dias.

E ao invés de pensar em meritocracia, eu apenas vou planejando o curso da minha vida de forma mais calma, mais tranquila.

Não espere por meritocracia, o mundo não é muito justo. Ao invés disso, faça seu próprio caminho, sem esperar nada de ninguém, sem se frustrar.

O melhor prêmio para receber é deitar toda noite com sua consciência tranquila, esse é seu prêmio no final do dia.