Eu sinceramente não queria mais tocar nesse assunto. Porém, o grande número de pessoas arriscando a própria vida e potencialmente a de milhares de outras pessoas infelizmente me obriga a falar sobre isso.

Muitas pessoas da cena “Maker” e de tecnologia em geral estão fazendo de tudo para aparecer na mídia com soluções “milagrosas e de baixo custo” para suprir a já sabida demanda futura de hospitais por ventilação mecânica e a já consumada e óbvia demanda de hospitais e profissionais de saúde e da “linha da frente”*(Motoristas de aplicativos, entregador@s de aplicativos de comida e entregas online, vendedores, caixas de supermercado, transporte público e etc) tem por Máscaras de proteção e EPI adequado. Que legal! Mas… será que o que eles estão querendo fazer vai ajudar ou simplesmente atrapalhar ainda mais ?

Pensando nisso resolvi fazer um pequeno dossiê técnico mostrando um pouquinho do que efetivamente pode ser feito e como fazer para que você, isso mesmo! VOCÊ não caia em roubadas que podem até mesmo resultar em acusações por homicídio qualificado ou na melhor das hipóteses culposo durante ou ainda pós primeiro surto.

Como funciona a criação de um produto que pode definir a vida ou a morte de alguém?

Desenvolver um produto para a aŕea médica não é fácil e exige uma infinidade de estudos e testes para garantir que ele tenha a fiabilidade esperada além de garantir a plena exaustão que ele é SEGURO para a utilização tanto pelos profissionais de saúde quanto para o trato com os pacientes que irão interagir com o mesmo, segue então uma pequena amostra dos passos necessários antes de ao menos TENTAR obter tal crivo:

  • Estudos de Shelf Life *(Trata da comprovação do tempo de vida do produto, ou seja da sua validade)
  • Estudo de sujabilidade *( Trata dos residuos que são depositados no material devido a ação natural do tempo e uso, poeira, detritos, fuligem etc)
  • Estudos de Biobourden *(Trata da contaminação microbial em tempo real)
  • Estudo sobre a deposição de sujidades durante a fabricação *(Algo perfeitamente normal em impressão 3D)
  • Condições e processos de esterilização
  • Empresa constituída com REGISTRO na vigilância sanitária

Isso tudo para evitar que produtos sem a menor condição de uso caiam nas mãos dos profissionais de saúde e dos pacientes de maneira que as coisas não se degradem AINDA MAIS.

Mas Raz, a ANVISA LIBEROU quem quiser ajudar :3 !

Image for post
Resolução de 23/03/2020

NÃO é bem assim, em CALAMIDADE PÚBLICA nacional é perfeitamente normal e compreensível que o órgão regulador não consiga fiscalizar em tempo hábil equipamentos considerados como prioritários e teoricamente feitos em larga escala, o que definitivamente NÃO é o caso das impressoras 3D de tecnologia FFF.

Poxa mas como assim ?!

A decisão vale por 180 dias e diz que o fabricante do material é o RESPONSÁVEL por AFERIR e GARANTIR a QUALIDADE dos produtos dentre outras atribuições citadas no documento acima, dito isso, você pode e DEVE ajudar os profissionais de saúde e instituições SÉRIAS que pedirem o seu auxílio respeitando as capacidades do seu equipamento! Ou seja você pode imprimir vários itens que eles estão precisando tais como equipamentos de proteção para o rosto (Face shields) incluindo você mesmo projetar com melhorias! Agora, você NÃO PODE e nem DEVE imprimir itens que sabidamente não podem ser feitos por impressoras 3D que utilizam tecnologias que geram sabida POROSIDADE nas peças, depositam detritos lá dentro e outras coisas uma vez que mesmo que se ferva, jogue álcool não vai resolver os problemas gerados pela tecnologia de fabricação empregada.

Image for post
#ZÓIA O CHINELITOOOOOOOOOOO! #SOULINDO

Exemplos do que NÃO FAZER :

TUDO aquilo que vá entrar em contato direto com as vias aéreas tanto dos profissionais de saúde quanto dos pacientes!!!!

Exemplos:

Image for post
Image for post

Dentre outros na mesma categoria. Deixo aqui também um vídeo de utilidade pública para todos aqueles que desejam ajudar do jeito correto:

Outro exemplo de como você também pode ajudar :

Sobre o texto anterior:

NÃO! Absolutamente NÃO RETIRO UMA VÍRGULA do que eu disse! EU RECEBI APOIO para poder ajudar da melhor forma possível de diversas pessoas que entendem a diferença entre ação solidária e exploração.

Até a próxima e boa sorte pessoal. (Vamos mesmo precisar.)

Apenas um dos maiores defensores e fomentadores da computação gráfica livre e do movimento Maker =]

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store